`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Está chegando a etapa municipal da III Olimpíada de Língua Portuguesa
Competição acontece nos dias 2, 3 e 4 de julho
  • 26 de junho de 2024
  • 11:33

Compartilhe:

Na próxima semana, o auditório da Smed receberá a etapa final da III Olimpíada de Língua Portuguesa de Sapiranga. A competição entre alunos do Ensino Fundamental, a partir do 4º ano, já teve a etapa escolar que ocorreu em maio. O tema deste ano é ‘Rio Grande do Sul: uma cultura sem fronteiras’.

Serão avaliados os alunos classificados de cada escola para uma das quatro categorias, são elas:

1- Produção Textual: Poema

Nesta categoria participam alunos do 4º e 5º ano, eles foram desafiados a produzir um poema com o tema Rio Grande do Sul: uma cultura sem fronteiras. O poema deve ser de autoria do aluno e escrito na escola sob supervisão do professor (não pode ser produzido como tema de casa). Não são aceitos poemas que tenham cópias de outros poemas, que possuam imagens ou ilustrações. Uma comissão julgadora avalia os trabalhos.

2 – Soletrando

A soletração é um exercício que usa a memorização e estimula a ampliação do vocabulário. O aluno vai demonstrar conhecimento sobre a grafia de palavras de uso frequente, inclusive nas quais as relações fonema-grafema são irregulares. É preciso acertar as letras, acento, hífen ou outro item que a palavra possui para que a soletração seja considerada correta. Esta categoria é por eliminatória e envolve alunos de 6º, 7º ano e EJA etapa III.

3 – Oratória

Segundo o dicionário: Oratória é a arte de falar em público de maneira eficaz e persuasiva. Envolve o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal, principalmente, para transmitir uma mensagem de forma clara e convincente. Com este objetivo alunos de 9º ano e da EJA Reconstruir vão se apresentar de maneira livre, a critério do candidato, sendo permitido utilizar-se apenas de anotações para guiar seu discurso, outros materiais de apoio como músicas, multimídia, celulares, ou recursos de imagens são proibidos. O tempo concedido para apresentação do discurso será de 3 a 5 minutos.

4 – Paródia Musical

A Paródia é a recriação de um texto, atribuindo significados às palavras de acordo com a intenção da produção. Pode ter um tom mais crítico, reflexivo, de humor entre outros. A paródia musical é uma novidade desta edição da Olimpíada.

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, o primeiro ligar recebe um troféu e medalha, e os segundos e terceiros também recebem a medalha. O objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa é incentivar a leitura, estimular a linguagem e vocabulário e também ampliar a produção criativa dos alunos. “Já nas etapas escolares vimos muitos trabalhos interessantes, eles são muito criativos e quando estimulados através deste tipo de competição mostram o seu melhor. Será mais um evento muito enriquecedor para alunos e professores”, destaca a secretária de Educação, Cláudia Kichler. As finais da III Olimpíada de Língua Portuguesa acontecem nos dias 2, 3 e 4 de julho auditório Jacobina Maurer, na Smed, a partir das 13h45.

Texto: Cláudia Silva
Foto: Arquivo 

Categorias:

|

Últimas notícias

4

Inscrições para Educação Infantil encerram neste domingo

  • 29/05/2026
6

Programação especial nas escolas municipais durante a Semana do Brincar 2026

  • 29/05/2026
Consulta Popular_170426_feed cópia.jpg

Participe da Assembleia Pública da Consulta Popular 2026

  • 28/05/2026
feevale

Sapiranga apresenta case de obra para alunos da Universidade Feevale

  • 28/05/2026
20260520_145114

Livros de Inglês exclusivos para os alunos da rede municipal

  • 28/05/2026

Perguntas Frequentes