`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Rede de Saúde em Sapiranga disponibiliza terapias alternativas
Acupuntura e auriculoterapia são algumas opções
  • 26 de setembro de 2023
  • 18:33

Compartilhe:

O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre os tratamentos as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Esses tratamentos são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde através de métodos integrativos e acolhedores. Em Sapiranga estão sendo aplicadas as práticas de acupuntura e auriculoterapia.

A acupuntura é uma prática de origem chinesa e que usa a aplicação de agulhas pequenas em várias regiões do corpo. Nesses pontos específicos, são encontradas terminações de fibras musculares, nervos e tendões. “O paciente está com uma dor em certo ponto, então ao aplicar as agulhas o corpo libera neurotransmissores para combater essa dor, sem a necessidade de ministrar algum medicamento, não há envolvimento de substância nessa terapia”, explica o enfermeiro e especialista em acupuntura, Volnei Lima, que pratica há 10 anos essa técnica.

A auriculoterapia segue o mesmo processo da acupuntura e também tem origem oriental, mas ao invés do uso de agulhas pelo corpo, são usadas pequenas sementes que fazem pressão em pontos específicos da orelha, (veja na galeria a imagem ilustrativa). Volnei conta que o método é semelhante. “A auriculoterapia é também uma alternativa para o paciente que tenha medo, ou desconforto com agulhas e precise de uma ativação mais contínua, já que os pontos de pressão (sementes) são posicionados na consulta, podendo o próprio paciente seguir pressionando os pontos sozinho. No caso das agulhas, elas agem por cerca de 30 minutos, aqui no consultório e são retiradas”, explica o terapeuta.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) hoje conta com 29 tratamentos, a maioria deles é realizada por profissionais de saúde que realizam especialização técnica na área. Na rede de saúde de Sapiranga a acupuntura e a auriculoterapia são as primeiras práticas disponíveis há cerca de um mês e o atendimento acontece na ESF Morada São Luiz nas quintas-feiras. No entanto, pacientes são encaminhados para os tratamentos, conforme orientação médica, de todos os bairros do município.

Texto e foto: Cláudia Silva 

Categorias:

|

Últimas notícias

Emei Portal (1)

Inauguração da Emei Joaquim Portal é neste sábado

  • 12/09/2025
femaee femint 2025 - chamamento público CARD

Chamamento para comércio de alimentos na Femint e Femaee

  • 12/09/2025
Gastronomia CTG's

Gastronomia é um dos destaques no Acampamento Farroupilha

  • 12/09/2025
SAPIRANGA PREMIA 6 - primeiras peças 3 - CARD VENCEDORES AGOSTO

Confira os sorteados do mês de Agosto no #SapirangaPremia

  • 11/09/2025
10

Noite do Folclore Gaúcho encanta público no Acampamento Farroupilha

  • 11/09/2025

Perguntas Frequentes