`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Noite do Folclore Gaúcho encanta público no Acampamento Farroupilha
Apresentações de CTGs e do Balé Folclórico Origens reforçam tradição e dedicação de dançarinos
  • 11 de setembro de 2025
  • 13:28

Compartilhe:

Na noite desta quarta-feira, 10, o Parque do Imigrante foi palco de mais uma celebração da cultura tradicionalista. A Noite do Folclore Gaúcho integrou a programação do Acampamento Farroupilha de Sapiranga, que segue até o dia 21 de setembro, e reuniu apresentações das invernadas artísticas dos CTGs Galpão Sentinela do Pago, Desgarrados da Querência e Pedro Serrano, além do Balé Folclórico Origens. O evento mostrou como a tradição gaúcha é mantida viva por diferentes gerações, com preparo intenso e participação ativa em rodeios e competições artísticas.

A primeira apresentação da noite ficou por conta do CTG Galpão Sentinela do Pago. A instrutora de danças tradicionais, Eduarda Mariah da Luz, destacou o entusiasmo e a dedicação das crianças, que têm entre 6 e 13 anos. “Eles ensaiam duas vezes por semana, sempre muito focados, apesar da energia típica da idade. Já conquistaram o segundo lugar em um rodeio na modalidade mirim e agora se preparam para o Rolantchê e o rodeio de Lomba Grande. É um desafio, principalmente pelo nervosismo das avaliações, mas eles estão aprendendo, ficando mais competitivos e, acima de tudo, felizes”, ressaltou.

O CTG Desgarrados da Querência também levou ao tablado a alegria da juventude. Everton Castanho de Oliveira, instrutor do grupo há 10 anos, comentou sobre a rotina intensa dos ensaios. “A turma que se apresentou hoje tem de 5 a 13 anos e participa frequentemente de rodeios pelo estado. Geralmente estamos em um ou dois campeonatos por mês para incentivar os jovens a se desafiarem. Ensaiamos duas vezes por semana, em treinos que chegam a mais de duas horas de duração”, explicou.

Representando o Balé Folclórico Origens, a coordenadora Janice Modinger destacou o papel do grupo adulto na preservação das tradições. “A nossa relação com a Semana Farroupilha é bastante intensa, porque é o nosso folclore. O Everton, nosso coreógrafo, prepara há muito tempo o que melhor os bailarinos podem apresentar”, afirmou. Além das danças típicas gaúchas, o grupo trouxe ao palco uma coreografia que retratou a história de Jacobina Mentz Maurer, líder religiosa que viveu em Sapiranga e foi figura central da Revolta dos Muckers no século XIX.

Fechando a noite, o CTG Pedro Serrano apresentou números das invernadas juvenil e adulta, com destaque para a tradicional dança do facão. A diretora artística, Salzenir Azevedo, enfatizou o envolvimento coletivo. “Fomos para o Juvenart em agosto e também para a interregional, ensaiando de forma intensa com os dois grupos. Temos ensaios semanais e é muito bonito ver como o CTG envolve famílias inteiras: filhos, pais, tios e netos. É um momento em que todos se encontram e participam juntos”, destacou.

A Noite do Folclore Gaúcho emocionou o público e reafirmou o compromisso dos grupos com a preservação da cultura tradicionalista. Entre crianças, jovens e adultos, o que se viu foi a união em torno da dança e da música, que seguem como símbolos da identidade gaúcha e do espírito comunitário que marca a Semana Farroupilha.

Texto e fotos: Bruna Bernardo

|

Últimas notícias

card auxílio transporte universitário 2025 - NOVEMBRO card

Abertas as inscrições para subsídio de transporte universitário

  • 05/11/2025
20251030_153528

Servidores participam de treinamento para certificação RPPS

  • 04/11/2025
IMG_1811

Montagem de estrutura para a Festa das Rosas já está em andamento

  • 03/11/2025
Mostratec (2)

Participação dos alunos da rede municipal na Mostratec Júnior

  • 03/11/2025
Há Vagas Sine - banner - 700x900

176 oportunidades de emprego disponíveis no Sine de Sapiranga

  • 03/11/2025

Perguntas Frequentes