`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Novas taxas para licenciamento de obras e parcelamento do solo passam a vigorar no próximo mês
Mudança atinge projetos encaminhados a partir de 12 de março
  • 16 de fevereiro de 2024
  • 11:03

Compartilhe:

Uma readequação no plano de taxas de serviços de engenharia, arquitetura e licença para execução de obras foi aprovada no final do ano passado. A Lei Municipal 7.329/2023 altera as tabelas previstas no Código Tributário Municipal. Nenhuma construção, reconstrução, reforma, demolição ou obra de instalação de qualquer natureza pode ser iniciada sem aprovação de projeto, obtenção de licença para execução. Essa licença ocorre, também, através do pagamento das taxas devidas.

As mudanças, que passam a vigorar para os projetos encaminhados a partir de 12 de março, 90 dias após aprovação da lei, incluem novas taxas e reajustes em algumas já existentes. As adequações na tabela de taxas se fizeram necessárias pois alguns serviços não tinham uma designação correta e acabavam sendo adaptados em outra guia. São serviços que surgem a partir de novas legislações na construção civil, parcelamento do solo, estudos de impacto de vizinhança, regularização fundiária, como por exemplo a Lei 7.023/2022, que trata sobre o parcelamento do solo e a Lei 7.150/2023 que estabelece as regras do Código de Obras e Edificações. A maioria das alterações vão atingir as empresas construtoras, proprietários de terrenos que irão construir e loteadoras, atividades que cresceram no Município nos últimos 20 anos, em que mantinha-se o mesmo modelo de tarifas.

Além de estabelecer a nomenclatura específica para cada taxação, uma novidade que a nova tabela traz é a divisão de algumas tarifas ao longo do processo. No caso de licenciamento para loteamentos, a empresa loteadora tinha uma taxa maior para quitar no final do projeto. A partir das novas regras, essa taxa está sendo dividida no início e final. Não há redução de valores, mas esse formato evita que projetos sofram atraso na parte final, aguardando pagamento da taxa mais expressiva.

Para acessar a nova tabela das taxas de serviços de engenharia, arquitetura e licença para execução de obras clique no link abaixo:

Texto: Cláudia Silva
Foto: Felipe Silva

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-01 at 14.54.38

Campanha do agasalho 2025 continua arrecadando doações

  • 03/07/2025
5

Esculturas em argila celebram o gaúcho no Centro de Cultura

  • 03/07/2025
card curso gestantes 2 CARD (1)

Curso de Gestantes aborda transformações do corpo e preparação para o parto

  • 02/07/2025
Secretaria de Saúde realiza vacinação contra gripe em empresas sapiranguenses (crédito Bruna Bernardo)

Secretaria de Saúde realiza vacinação contra gripe em empresas sapiranguenses

  • 02/07/2025
20250626_191549

Professores participam do seminário final da formação da LEEI

  • 30/06/2025

Perguntas Frequentes