`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Combate ao mosquito Aedes aegypti tem mais um dia de operação em Sapiranga
Município vem desde dezembro empreendendo ações intensivas com mais de 40 agentes fazendo vistorias
  • 15 de fevereiro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, mais uma operação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e causador da febre Chikungunya. Mais de 40 agentes de Saúde e da Vigilância de Epidemiologia estiveram nos bairros Centenário e Amaral Ribeiro visitando residências e verificando a existência de larvas e focos do mosquito. No Residencial Centenário os agentes verificaram armadilhas e conferiram bueiros. As equipes também distribuíram material informativo falando sobre o mosquito, as doenças e as formas de prevenção para eliminar a possibilidade de larvas. Sapiranga está trabalhando mais intensivamente no combate ao mosquito desde dezembro, quando foi iniciada operação semanal de visitação nos bairros e de alertas em redes sociais e na Internet, via Facebook e site da Prefeitura, com informações sobre o combate ao mosquito, com vídeos e informativos.
Sapiranga está com 44 agentes em ação nos bairros (são sete agentes da Vigilância de Epidemiologia e 37 agentes de saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESFs). Esta operação mais forte ocorre semanalmente às segundas-feiras, atacando principalmente os pontos onde há possibilidade de focos da larva do mosquito. De acordo com os agentes, atualmente são conferidos semanalmente os locais com armadilhas, e a cada 15 dias são feitas vistorias em pontos estratégicos, onde há possibilidade de focos do mosquito. A equipe da Vigilância de Epidemiologia informou que em Sapiranga estão instaladas 129 armadilhas e 62 pontos estratégicos são monitorados na cidade. Desde o início da operação, em 21 de dezembro, mais de 4,1 mil visitas foram feitas e foram coletadas 370 amostras de larvas de mosquitos para análise. O município segue fora da zona de risco de infestação, mas todo o cuidado é necessário por parte da população na luta para eliminar possíveis focos de proliferação de larvas do mosquito.

MOBILIZAÇÃO

Sobre a operação do último sábado, segundo o secretário municipal de Saúde, Emerson Leite, Sapiranga não esteve entre as cidades gaúchas do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti por não estar na lista de municípios infestados ou com casos de suspeita do mosquito. “Sempre mantivemos as equipes do Município em alerta no combate ao mosquito, mesmo antes da constatação de que ele transmitia o Zika e causava a febre Chikungunya, além da dengue. E estamos com ações mais intensivas desde o final do ano passado.”
A operação semanal visa evitar que Sapiranga apresente infestação do Aedes aegypti, algo que ocorre ou está começando a ocorrer em alguns municípios que estão recebendo forças-tarefa para combate ao mosquito. A comunidade pode auxiliar a Administração no combate ao mosquito denunciando locais onde haja possíveis focos do inseto entrando em contato com a da Vigilância de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, através do 3959-1057.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1

Descarte de galhos e entulhos: bairros Vila Irma e Santa Fé

  • 03/01/2026
iptu 2025 digital 5 foto ok original carrossel 2 - apenas carrossel CARD 1

IPTU 2026 passa a ser 100% digital

  • 02/01/2026
comunicado parada programada Atualizar site - Serviço NFSe feed

Parada programada no sistema de Nota Fiscal Eletrônica

  • 30/12/2025
POPUP fotos de artifício PROIBIDOS 3 popup

Lembre-se: comemore sem fogos de artifício sonoros

  • 30/12/2025
IMG_0516

Saúde encerra 2025 com ampliação de acesso, alto volume de atendimentos e fortalecimento da atenção especializada

  • 30/12/2025

Perguntas Frequentes