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Foi nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o dia em que 817 professores da Rede Municipal de Ensino se reencontraram para participar da programação que marcou a abertura oficial do ano letivo aos docentes. O evento ocorreu durante a tarde, para professores da Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Fundamental, e também à noite, para os professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A prefeita Corinha Molling participou de ambos os momentos do evento, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, e recepcionou os professores, junto à equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Em sua mensagem aos professores, a prefeita salientou a importância de um professor na vida de uma criança e do orgulho que todos devem sentir ao se intitularem professores. “Tenham ciência de que estar lá na frente, cada um de vocês, é cuidar de um ser humano que vai ser o futuro da nossa cidade e que amanhã vai olhar para vocês, professores, e vai lembrar da sua angústia ou da sua alegria em sala de aula”. Corinha também destacou seu orgulho de ser professora. “Tenham esse orgulho também, batam no peito e digam “Sou professor sim senhor!”, e façam a diferença na comunidade de vocês. Vocês tem um grande legado, o de transmitir conhecimento. Tenham orgulho disso e sejam felizes! Que Deus os abençoe, um feliz 2020 e bom trabalho!”.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cláudia Kichler, também desejou um bom ano a todos. “Nossa motivação é o conhecimento e aprendizagem dos nossos alunos. Que todos tenham um excelente 2020, com muitos desafios, muitas alegrias e muita aprendizagem”.
Thereza Penna Firme brindou os professores com uma palestra sobre avaliação
A carioca Thereza Penna Firme falou aos professores sobre apreciação na palestra intitulada “Avaliação da Competência ou Competência em Avaliação”. Para Thereza, ser competente em avaliação é a crucial competência que faz a diferença na qualidade do ensino e da aprendizagem. Em sua fala, salientou que a avaliação é o que está causando tantos problemas na educação brasileira. “As crianças brasileiras são conhecidas no mundo como uma das mais ansiosas em matéria de prova e exame. Por quê? Porque nós ainda não entendemos que avaliação não é para meter medo, para assustar, é para levantar, ajudar. É para encaminhar, para isso que serve a avaliação”, ponderou.
A professora tem especial formação acadêmica no campo da avaliação, é Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, na Califórnia. Ela exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior bem como funções de direção e coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ.
Hoje, Thereza é coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO e membro da American Evaluation Association e da Associação Brasileira de Monitoramento e Avaliação. “Eu trago coisas que são trabalhadas em uma associação, a American Evaluation Association. As reuniões acontecem nos Estados Unidos. Todos os anos temos congresso de avaliação, com presença de 3.500 a 4.000 pessoas. Trago as coisas importantes, aquilo que é essencial. Temos que traduzir o que está acontecendo no mundo”, explicou a professora.
Ela também salientou a importância de se trabalhar com emoção, com o coração. “A nossa profissão é isso, sobretudo coração. Quero trazer para vocês a minha vibração como professora, que jamais perdi. Eu guardo ela no meu coração. Ser professor é aprender a cada momento”, disse, destacando ainda que o conhecimento desaparece e o que fica é a transformação. “É isso que espero de vocês: a transformação. Lembrar das coisas que eu disse, talvez não seja tão importante como se transformar para uma avaliação diferente”.