`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
ALERTA - Por segurança, Estradas Kramer-Eck e São Jacó ficarão interditadas
Kraemer-Eck em meia pista devido à ruptura no asfalto; São Jacó tem risco de deslizamentos
  • 8 de junho de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Devido ao temporal desta madrugada de quinta-feira, combinado com as chuvas que há duas semanas caem na região, Sapiranga registrou muitos estragos em estradas devido à queda de árvores e transbordamento de arroios e córregos de água que se formaram nas laterais das vias, causando, em alguns trechos erosão e riscos de deslizamento de terra nas encostas. A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Mobilidade e Segurança, decidiu manter temporariamente as interdições das Estradas Kraemer-Eck e São Jacó (esta no trecho de chão batido na zona rural).

A ponte sobre o Arroio Feitoria, em Picada Verão, foi liberada no fim da tarde com a baixa do nível das águas. O local chegou a ser interditado nesta manhã devido ao perigo da correnteza. Apesar da baixa do arroio e a liberação da travessia, ainda é preciso cuidado no local, pois ainda há previsão de chuva na região nesta sexta-feira.

As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos trabalharam toda a quinta-feira, desde as primeiras horas da manhã, na retirada de árvores caídas nas estradas e sobre fios de energia elétrica, auxiliando a distribuidora de energia RGE no restabelecimento de energia em alguns pontos da cidade e região. Também foi feita a limpeza em áreas onde ocorreram deslizamentos de terra.

AS INTERDIÇÕES

A Estrada São Jacó foi interditada devido à passagem de águas da chuva que vêm das encostas e também para avaliar pontos onde ocorreram ou podem ocorrer deslizes de terra nos barrancos.

O secretário municipal de Planejamento Carlos Maurício Regla explica que foi grande o volume de água que desceu das encostas dos morros, atravessando a Estrada São Jacó em alguns pontos e causando erosão nestes trechos. Outro problema é o perigo de deslizamento de terra, já que as encostas estão encharcadas. “A água está brotando da terra em alguns pontos e isso pode provocar deslizamentos. Por isso, por motivos de segurança, é necessário fechar a estrada temporariamente ao tráfego.”

Já a interdição em meia pista da Estrada Kraemer-Eck, no sentido Sapiranga a Dois Irmãos, ocorreu por volta das 16 horas, após ser verificado que o asfalto cedeu no trecho do quilômetro 5, sentido Sapiranga-Dois Irmãos (para quem vem de Dois Irmãos é o km 1,1 após o limite das duas cidades).

O local já está sinalizado e a Guarda de Trânsito pede atenção para quem desce, já que os veículos que sobem a estrada terão que trafegar na pista contrária. O trecho em que ocorreu o problema é o mesmo que foi severamente afetado pelas enxurradas de julho e outubro de 2015, e teve o asfalto recuperado em 2016 após aterro do barranco que cedeu na encosta.

Nesta tarde de quinta-feira, a equipe de engenheiros da Secretaria de Planejamento e a construtora responsável pela obra de recuperação estiveram no local avaliando a situação. Foi verificada uma nova infiltração sob o solo, ocasionada pela enxurrada que desceu a encosta na lateral do sentido Dois Irmãos-Sapiranga.

AUXÍLIO A FAMÍLIAS

A Defesa Civil de Sapiranga segue em alerta monitorando o nível do Rio dos Sinos que vem se elevando nas últimas horas, com previsão de que as águas ainda subam nesta noite e madrugada.

O número de desalojados em Sapiranga segue o mesmo (dez pessoas), mas a situação de mais de 20 famílias é acompanhada pela Prefeitura. No início da semana, a Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, providenciou a retirada de dez moradores de áreas ribeirinhas do Sinos, alojando-os no prédio onde funcionava Escola Doutor João Evaristo Bauer, na localidade de Passo da Cruz.

A Defesa Civil vem pedindo doações de água e alimentos para manter abastecidos os desalojados e também para abastecer as famílias que decidiram ficar em suas casas, algumas ilhadas pela cheia, mas sem sofrer a invasão das águas. Estes moradores estão sendo atendidos de barco, que leva a eles os donativos.

CADASTRO E DOAÇÕES

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social também estão auxiliando as famílias que foram atingidas pela cheia. Segundo a diretora da Secretaria de Assistência Social, Andrisa Blos, foram auxiliadas 23 famílias com alimentos, água e donativos. “Além do auxílio com as doações, a assistente social Dieimis Job Rodrigues, a gestora do Cadastro Único Izabel Cristina Sperb estão fazendo o cadastro dos moradores atingidos pela enchente do Rio dos Sinos.”
A Defesa Civil do Município conta com telefone 995-999-161 para atendimentos. Segundo Sírio Baum, coordenador da Defesa sapiranguense, estão sendo recebidas doações de água (garrafas ou bombonas) e alimentos para os moradores desalojados. Os donativos podem ser entregues no pátio da Prefeitura (entrada pela Padre Réus), junto ao Departamento de Mobilidade e Segurança e a Guarda de Trânsito.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes