`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
CIDADANIA - Programa de Resistência às Drogas e à Violência forma 359 alunos
Estudantes do Município e Estado receberam certificados e prêmios no Centro de Cultura
  • 27 de junho de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Nesta tarde de terça-feira, 27 de junho, ocorreu a formatura dos 359 estudantes do 3.º e 5.º anos das escolas municipais e estaduais de Sapiranga atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). A solenidade aconteceu às 14 horas, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, e contou com a presença da secretária municipal Claudia Kichler e a diretora do Departamento Pedagógico Ivonete Pescador Ferreira da Secretaria Municipal Educação Cultura e Desporto; o major João Ailton Iaruchewski, comandante do 32.º Batalhão de Polícia Militar, e o capitão Juliano Arale representando a Brigada Militar; coronel Álvaro de Medeiros, do CRPO Vale dos Sinos; professores; alunos e familiares.

Além do certificado de formatura, os alunos também receberam a premiação do concurso de redação (os três melhores trabalhos foram premiados com um tablet). O evento começou com a presença dos mascotes do Proerd e Brigada Militar, que animaram a criançada. Na sequência ocorreram apresentações da Banda Marcial do CRPO da Brigada Militar do Vale do Sinos, de Novo Hamburgo; e das paródias dos grupos de músicas formados por alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) 1.º de Maio e Rubaldo Emilio Saenger.

A solenidade seguiu com a fala da diretora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Ivonete Pescador, que destacou a importância do Proerd no Município. ”O Proerd é um programa fundamental no combate às drogas e à violência na nossa cidade. Ele trabalha as ações nas crianças que se encontram em idades vulneráveis.”

O major João Ailton Iaruchewski apontou o Proerd como uma importante fonte de informações. ”O objetivo do aprendizado é municiar de informações crianças e adolescentes para que saibam identificar os riscos das drogas, além de saber como lidar frente a situações de violência.”
CONSCIENTIZAÇÃO

Durante as atividades do Proerd foram realizados trabalhos desenvolvendo as potencialidades das crianças nas tomadas de decisões e as consequências de seus comportamentos; o fortalecimento da autoestima suportando às pressões externas; além de informações no combate às drogas, o álcool e o tabaco.

”Aprendemos várias formas de nos distanciarmos das drogas. Trabalhamos o método de tomada de decisão Proerd, que classifica a seguinte orem: Defina, Analise, Avalie e Atue”, disseram os colegas Tiphany Silva, 11; Laura Schaefer, 10; , Enrique Garcia, 11 da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pastor Rodolfo Saenger.

O Proerd é um programa desenvolvido em Sapiranga através da parceria pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a Brigada Militar. O Proerd iniciou com o curso de combate às drogas e a violência para os estudantes sapiranguenses, em 10 de abril, e teve 10 encontros semanais de duas horas e meia de duração, ministrados pela soldada Fernanda Simone Lemos.
O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma iniciativa da Polícia Militar no sentido de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio buscando o combate à criminalidade. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre escolas, pais e Polícia Militar.
O Proerd é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais.
O programa traz noções de cidadania, objetivando prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência ,ntre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar algum tipo de droga ou a participar de atos de violência. A ideia é ensinar as crianças a evitar estas situações nocivas e que podem acabar levando à criminalidade.
O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

O desenvolvimento do conteúdo do Proerd pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes