`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
COMUNIDADE - Participantes de curso gratuito constroem estufa no Alto Ferrabraz
Curso é uma parceria da Prefeitura com Senar-RS e Sindicato Rural do Paranhana
  • 10 de agosto de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Construir estufas observando suas utilidades na produção de alimentos em climas adversos é um dos objetivos do curso gratuito de Construção e Manejo de Estufas que está sendo promovido no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga, parceria da Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana.
Durante os quatro dias que ocorre o curso iniciado na terça-feira, dia 8 (o encerramento é nesta sexta-feira, dia 11), os 13 participantes receberão orientações de como construir estufas respeitando as condições do solo, água e clima, visando ao manejo de ventilação, sombreamento e irrigação.

Após aula teórica no primeiro dia, a primeira aula prática aconteceu nesta quarta-feira, 9 de agosto, sob a orientação do instrutor do Senar José Sérgio Müller, na propriedade do casal de agricultores Daniel e Eni Schmidt (de 46 e 50 anos), na localidade do Alto Ferrabraz, na zona rural de Sapiranga. “Este modelo de estufa favorece à agricultura familiar. Inicialmente com o cultivo doméstico , a produção de produtos em entressafra, o produtor poderá seguir para algo maior no futuro”, explicou Müller. Para o casal Schmidt, que está inscrito no curso, a especialização é um passo importante no trabalho rural. “Sempre frequentamos os cursos do Cemeam. Agora, ,stamos aprendendo a construir ,stufas para proteger do frio e das pregas os produtos que queremos cultivar”, disseram.
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Müller considera as aulas um diferencial importante para o sucesso na produção de alimentos ,m estufas. “Existem duas formas de proteção das estufas: uma, muito popular, é com o revestimento de tela sombrite; já, a outra, utilizada por nós no curso, é o sistema de cobertura plástica com janelas. Esta, possibilita uma entrada de luz necessária e ideal para a produção dos produtos; que conta ainda com as janelas para o controle da ventilação e proteção contra as pragas.”

A estufa em construção na propriedade dos Schmidt tem cinco metros de altura por 12 de comprimento. A cobertura e as janelas laterais (com a armação em cano de PVC) recebem um material plástico que possibilitará o controle interno da temperatura favorecendo a produção de temperos e condimentos (salsa, cebolinha, sálvia, e alecrim) na propriedade.
TEMAS VARIADOS

O curso gratuito de Construção e Manejo de Estufas ocorre até sexta-feira, 11 de agosto, tratando sobre comercialização, infra-estrutura, recursos hídricos, estrutura viária, distância ao mercado, uso de estruturas, características do solo e relevo, orientação solar, ventos predominantes, escolha e reunião do material na área, demarcação do terreno e abertura dos buracos, colocação e alinhamento dos esteios, colocação das linhas, tesouras e caibros, colocação do plástico e fechamento da estufa. O programa traz ainda questões como a escolha da cultura, época de plantio, modelo de estufa, material utilizado, modelo do sistema de irrigação e o combate a pragas, moléstias e desequilíbrios fisiológicos.

A agenda do Cemeam traz ainda, além do atual curso, mais cinco cursos programados para o segundo semestre do ano, mas Fabiane alerta que a maioria já teve as vagas preenchidas (os cursos foram anunciados pela Prefeitura em março). “A procura foi surpreendente. Em alguns casos até conseguimos realizar cursos extras. Mas isso nem sempre é possível.” Para informações sobre a disponibilidade de vagas ou a possibilidade de lista de espera os interessados podem buscar o contato no próprio Cemeam, na Rua São Jacó, 2741, ou pelo telefone 3959-1007.

AGENDA DE CURSOS NO CEMEAM EM 2017

De 8 a 11 de agosto – Construção e Manejo de Estufas
De 11 a 13 de setembro – Processamento de Hortaliças
Dias 3 e 4 de outubro – Básico de Plantas Medicinais
Dias 19 e 20 de outubro – Tortas e Docinhos Caseiros
De 7 a 9 de novembro – Compostagem, húmus e substratos
De 20 a 23 de novembro – Artesanato – patchwork, unindo retalhos de tecidos
CURSOS JÁ OCORRIDOS

De 13 a 15 de março – Panificação Caseira
Dias 3 e 4 de abril – Bolachas e Salgados Caseiros
De 5 a 7 de abril – Panificação Caseira
Dias 3 e 4 de maio – Educação Ambiental
De 22 a 24 de maio – Processamento de Frutas
Dias 1.º e 2 de junho – Bolachas e Salgados Caseiros
De 19 a 22 de junho – Confecção Básica do Vestuário Feminino
Dias 3 e 4 de julho – Tortas e Docinhos Caseiro

Categorias:

|

Últimas notícias

card padrão - genérico - serviços no feriado - FOTO ATUALIZADA (1)

Serviços Municipais no feriado de 1º de Maio

  • 30/04/2025
20250423_091917

Competições de atletismo abrem os jogos escolares

  • 29/04/2025
1-entrega de sementes1

Famílias de agricultores recebem sementes do Programa Forrageiras

  • 29/04/2025
IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025

Perguntas Frequentes