Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação
A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura entregou nesta manhã de terça-feira, 30 de janeiro, dois caminhões zero-quilômetro incentivando o desenvolvimento da comunidade rural e dos piscicultores do Município. O caminhão Ford Cargo 816 baú térmico, modelo 2017, no valor de R$ 168.000,00 foi entregue à Cooperativa de Produtores Rurais e Artesãos de Sapiranga (Coopras). Já, o caminhão Volkswagen 8160 baú refrigerado, modelo 2018, no valor de 171.000,00 foi entregue à Associação de Piscicultores e Amigos da Feira do Peixe de Sapiranga.
Os veículos foram conquistados através da Consulta Popular realizada em 2015, e adquiridos mediante o FEAPER – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
A entrega oficial dos caminhões aconteceu às 10 horas, no pátio da Prefeitura com a prefeita Corinha Molling parabenizando a conquista através do trabalho em conjunto e a mobilização da comunidade na Consulta Popular, além do trabalho que a Secretaria de Agricultura do Município tem desenvolvido ,m benefício da agricultura familiar.”O sucesso do trabalho em conjunto priorizando o desenvolvimento do Município está sendo comprovado hoje. Além disso, a importância da união na agricultura familiar resultando o crescimento dos agricultores, apoiados pela Secretaria Municipal de Agricultura, também precisa ser registrada. Desta forma, a Administração trabalha com empenho trazendo os recursos necessários para o desenvolvimento e crescimento do setor.”
Também participaram do ato de entrega dos caminhões o secretário municipal de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo; presidente da Câmara de Vereadores, José Balardin; secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; gerente regional da Emater/RS-ASCAR de Porto Alegre, Ademir Santin; presidentes do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e da Associação de Piscicultores , Amigos da Feira do Peixe de Sapiranga, Irineu Klein; do Coopras, Vanderlei Harff; e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sapiranga, Leonardo Deberofski; entre outros.
ENTREGA DAS CHAVES
As chaves dos caminhões Ford Cargo 816 baú térmico e Volkswagen 8160 baú refrigerado utilizados para o transporte de produtos em comercialização nas feiras, abastecimento regional de mercados institucionais, programas de convênios e, de merenda escolar foram entregues aos presidentes das entidades pela prefeita Corinha Molling e o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.
APOIO DA PREFEITURA
De acordo com a Secretaria de Agricultura do Município, os caminhões equipados com baús térmico e refrigerado chegam em ótimo momento contribuindo para o crescimento da agricultura familiar. ”Vemos com muita alegria este momento. A agricultura familiar de Sapiranga nos últimos anos têm crescido bastante, principalmente com programas de subsídios ao pequeno produtor familiar que aumentam a produção e consequentemente o mercado de venda. A Administração Municipal também têm apoiado os piscicultores através de um programa que visa apoiar os produtores de peixes e aumentar a produção”, destacou o secretário municipal Valdes Cavalheiro de Araújo.
O QUE ELES DISSERAM
Emater/RS-ASCAR de Porto Alegre destacou o trabalho da Prefeitura de Sapiranga mobilizando a comunidade para participar da votação da consulta popular na conquista dos caminhões priorizando a agricultura do Município.
Coopras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação de Piscicultores e Amigos da Feira do Peixe de Sapiranga destacaram a força do trabalho em conjunto conquistando melhorias para os setores.
Secretário estadual Tarcisio Minetto destacou o trabalho em parceria obtendo bons resultados, além do trabalho em união mobilizando na busca de recursos na consulta popular oportunizando o desenvolvimento rural transformando a vida dos agricultores.
Presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, José Balardin ressaltou a evolução da agricultura no Município, principalmente pelo esforço do trabalho e as obras de melhorias na área da agricultura.