`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
CULTURA - Museu promove aula aberta sobre a população negra em Sapiranga
Atividade faz parte da Semana Nacional do Museu; espaço também traz a exposição Kirchweihfest
  • 19 de maio de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer abre neste domingo, em Sapiranga, promovendo uma aula aberta com a professora e historiadora Dóris Rejane Fernandes Magalhães, que tratará do tema Negros: A Presença Silenciosa na Cidade das Rosas.

A atividade faz parte das celebrações 15.ª Semana Nacional de Museus (15 a 21 de maio no País) e abordará a questão da chegada da população afro-americana na região, os preconceitos e as dificuldades enfrentadas no decorrer da história de Sapiranga. O encontro ocorrerá no dia 21 de maio, às 15 horas (o museu já estará aberto a partir das 13h30), com entrada aberta e gratuita, promoção da Prefeitura de Sapiranga, por meio de Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto..

A Semana Nacional do Museu traz como tema neste ano Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus. O assunto da população negra em Sapiranga surgiu como temática devido ao fato de ser pouco debatido em uma região em que a colonização alemã é predominante.

Na aula aberta Negros: A Presença Silenciosa na Cidade das Rosas serão abordadas questões sobre a participação da população negra na história da construção do Município. Curiosidades também serão trazidas à tona pela historiadora, como o fato de o bairro Centenário antigamente ser chamado de África, por ser o local onde os negros moravam na cidade, ou sobre o emprego de negros no trabalho pesado na linha férrea que passava por Sapiranga.

MOSTRA DO KERB

Além da aula aberta, o Museu Municipal traz como atração a exposição Kirchweihfest, que trata sobre as festas de kerb na região, com o resgate de imagens e objetos (como instrumentos musicais das bandinhas) que marcaram os primórdios das festas tradicionais e paroquiais germânicas que reuniam a comunidade. A mostra fica no local até 30 de maio.

“A ideia é resgatar a história, preservando a memória dos primeiros imigrantes alemães que passaram por muitas dificuldades até que conseguirem melhorias de vida”, coloca Anelise Blos, coordenadora da mostra. “Todos os anos, no terceiro domingo depois da Páscoa, os moradores da colônia de Sapiranga comemoravam o kerb, recebendo seus parentes, com muita comida típica e música de bandinhas”, destaca.

O museu funciona de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30, e aos domingos das 13h30 às 17h30. Localizado na Avenida 20 de Setembro, 3675, Centro de Sapiranga (telefone 3959-1020), o museu fica no prédio da antiga,stação férrea da cidade e está aberto ao público com entrada gratuita.

Categorias:

|

Últimas notícias

6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025
Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública (2)

Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública

  • 22/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025

Perguntas Frequentes