`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Dona Abelhuda ajuda no aprendizado dos pequenos na Escola Waldemar Carlos Jaeger
Projeto Pzzz – Abelha. Abelhinha, Abelhão… A Arte de Viver em Comunidade ganha destaque na EMEF
  • 17 de junho de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação/EMEF Waldemar Carlos Jaeger

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Dona Abelhuda se tornou mais do que uma mascote da Escola de Ensino Fundamental Waldemar Carlos Jaeger, em Sapiranga, e se transformou em uma importante ferramenta de aprendizado para a turma 111, do 1.º ano da escola. O projeto Pzzz – Abelha, Abelhinha, Abelhão… A Arte de Viver em Comunidade foi desenvolvido a partir de necessidades de buscar uma maior socialização dos alunos , ao trabalho em equipe e organização em sala de aula. Desenvolvido pelas professoras Cíntia Paloma Martins e Eloize Hintz, a ideia surgiu após o aparecimento de uma abelha causar uma mobilização entre as crianças. Percebendo o grande interesse no “inseto”, a escola, a partir das aulas de Filosofia (disciplina que faz parte da grade curricular do município de Sapiranga), pensou em iniciar um trabalho utilizando a abelha como foco de atenção para os alunos. “Sabemos que as abelhas são insetos sociais, que agrupam-se em comunidades nas quais existe a nítida distribuição de trabalhos e responsabilidades contribuindo para um fim comum, a sobrevivência do grupo. Sendo assim, foi desenvolvido um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo lúdico sobre as abelhas, buscando uma visão ampla de sua responsabilidade que temos para sua preservação, desenvolvendo o instinto de preservação da natureza”, explicam as professoras.
Com a adoção da figura da mascote Dona Abelhuda, as professoras trabalham exemplos que as abelhas trazem, como a solidariedade, a compreensão, a organização, a paciência, a união, a vida em comunidade e o respeito. “Por esse motivo que se pensou na influência positiva que elas poderiam exercer na vida dos pequenos e consequentemente na relação com os colegas na escola”, colocam as coordenadoras do projeto.
Diversas atividades já foram desenvolvidas com as crianças, começando pela própria criação da mascote da turma, a Dona Abelhuda, que vai às casas dos estudantes e tem até um caderno de registro no qual os pais descrevem como foi a visita. Também já ocorreu a visita de um apicultor da região ( o seu Eugênio ), que além das roupas apropriadas também mostrou os equipamentos para as crianças e contou muitas curiosidades sobre a vida das abelhas. Jogos, brincadeiras, atividades estão sendo desenvolvidas através desse tema que está chamando muito a atenção dos alunos, e abrindo novas perspectivas para o aprendizado.

Categorias:

|

Últimas notícias

20250626_191549

Professores participam do seminário final da formação da LEEI

  • 30/06/2025
Futsal Quarentão e Cinquentão_250625_carrossel (1)

Começa o campeonato Quarentão e Cinquentão 2025

  • 30/06/2025
IMG_7377

Escolhido o jingle oficial da Turma do Fiscalito

  • 28/06/2025
20250625_131712

3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa debate avanços e desafios

  • 26/06/2025
IMG_3327

Últimos dias para garantir vaga na Educação Infantil

  • 25/06/2025

Perguntas Frequentes