`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EDUCAÇÃO - Alunos vivenciaram um dia especial em contato com a terra no Cemeam
Estudantes com necessidades educacionais especiais tiveram aula sobre plantio de temperos
  • 20 de abril de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Nesta quinta-feira, 20 de abril, aconteceu o segundo encontro do projeto Amaru – Construindo com a Diversidade. O projeto reúne alunos de 6 a 16 anos da área de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) do Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Maria Ruth Raymundo e Rubaldo Emílio Saenger (a junção das iniciais das três escolas é que formam o nome Amaru). Os estudantes têm aulas periódicas no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) nas quais eles interagem diretamente com a natureza, mexendo com a terra, plantando, identificando diferentes chás e o cheiro deles.
”Optamos por este projeto porque é uma maneira destas crianças abrirem seus horizontes. Oportuniza o trabalho fora das salas de aula, onde é possível desenvolver as habilidades e competências destas crianças. Esta atividade no Cemeam é a oportunidade que as crianças têm de entrar em contato com a terra, entendendo o ciclo da vida através das plantas”, destacaram Vanessa Bandeira, Cintia Kaiser e Ana Lucia Schmidt, coordenadoras do projeto nas escolas.
AULA SOBRE PLANTIO
Antes de colocarem as mãozinhas na terra para plantarem as mudinhas dos temperos salsa e cebolinha, os estudantes receberam aula teórica dos biólogos do Cemeam, Catia Appolo , Antoninho Portilho, sobre os preparos com a terra para se realizar o plantio.
RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA
Também fez parte do projeto, a aula especial que os estudantes de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) receberam dos biólogos nesta tarde, na sala de estudos do Cemeam. Associar e exemplificar o ciclo da vida entre a natureza e o ser humano e difundir sentimentos de amor e carinho com a família e o próximo, foram os temas de sala de aula.
MÃOS NA TERRA
Através da supervisão dos professores coordenadores do projeto nas escolas e dos biólogos do Cemeam, os estudantes utilizaram as pazinhas de jardinagem e enxadas para preparar os canteiros para o plantio das plantas.”Trabalhar em meio a natureza é uma oportunidade que na escola não seria possível. Esta atividade é uma forma de proporcionar o autodesenvolvimento das crianças”, destacaram as coordenadoras do projeto Amaru nas escolas.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-04 at 16.18.49

REFISA oferece descontos de até 80% para regularização de débitos municipais

  • 04/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-02 at 14.38.11

Sapiranga segue avançando na construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

  • 04/07/2025
SAPIRANGA PREMIA 6 - primeiras peças 3 - CARD VENCEDORES JUNHO

Confira os sorteados do mês de Junho no #SapirangaPremia

  • 03/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-01 at 14.54.38

Campanha do agasalho 2025 continua arrecadando doações

  • 03/07/2025
5

Esculturas em argila celebram o gaúcho no Centro de Cultura

  • 03/07/2025

Perguntas Frequentes