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EDUCAÇÃO - Alunos vivenciaram um dia especial em contato com a terra no Cemeam
Estudantes com necessidades educacionais especiais tiveram aula sobre plantio de temperos
  • 20 de abril de 2017
  • 00:00

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Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Nesta quinta-feira, 20 de abril, aconteceu o segundo encontro do projeto Amaru – Construindo com a Diversidade. O projeto reúne alunos de 6 a 16 anos da área de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) do Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Maria Ruth Raymundo e Rubaldo Emílio Saenger (a junção das iniciais das três escolas é que formam o nome Amaru). Os estudantes têm aulas periódicas no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) nas quais eles interagem diretamente com a natureza, mexendo com a terra, plantando, identificando diferentes chás e o cheiro deles.
”Optamos por este projeto porque é uma maneira destas crianças abrirem seus horizontes. Oportuniza o trabalho fora das salas de aula, onde é possível desenvolver as habilidades e competências destas crianças. Esta atividade no Cemeam é a oportunidade que as crianças têm de entrar em contato com a terra, entendendo o ciclo da vida através das plantas”, destacaram Vanessa Bandeira, Cintia Kaiser e Ana Lucia Schmidt, coordenadoras do projeto nas escolas.
AULA SOBRE PLANTIO
Antes de colocarem as mãozinhas na terra para plantarem as mudinhas dos temperos salsa e cebolinha, os estudantes receberam aula teórica dos biólogos do Cemeam, Catia Appolo , Antoninho Portilho, sobre os preparos com a terra para se realizar o plantio.
RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA
Também fez parte do projeto, a aula especial que os estudantes de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) receberam dos biólogos nesta tarde, na sala de estudos do Cemeam. Associar e exemplificar o ciclo da vida entre a natureza e o ser humano e difundir sentimentos de amor e carinho com a família e o próximo, foram os temas de sala de aula.
MÃOS NA TERRA
Através da supervisão dos professores coordenadores do projeto nas escolas e dos biólogos do Cemeam, os estudantes utilizaram as pazinhas de jardinagem e enxadas para preparar os canteiros para o plantio das plantas.”Trabalhar em meio a natureza é uma oportunidade que na escola não seria possível. Esta atividade é uma forma de proporcionar o autodesenvolvimento das crianças”, destacaram as coordenadoras do projeto Amaru nas escolas.

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