`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EDUCAÇÃO E ARTE - Alunos se transformam em cineastas no Festival da Smed
Festival Escolar de Cinema – Curtas Metragens trouxe sete filmes para a tela do Centro de Cultura
  • 22 de novembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O cinema voltou ao Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck nesta terça-feira, 22 de novembro, com a exibição de sete produções de alunos sapiranguenses na 7.ª edição do Festival Escolar de Cinema – Curtas Metragens. Com o tema Segredos Mágicos, as sessões dos curtas ocorreram pela manhã, tarde e noite, esta último aberta à comunidade, principalmente às famílias dos estudantes cinematográficos.
No enredo das produções cinematográficas podiam ser conferidas aventuras mágicas em histórias infantis, ou mundos fabricados pela imaginação, além de um pequeno documentário sobre a superação dos alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Trabalhos que mostraram a criatividade e empenho de alunos e professores nas produções. Entre os jovens cineastas está a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pastor Rodolfo Saenger Isabel Plautz Schoenell, 14 anos, que foi editora do curta Portais. “Foi bem divertido. Eu aprendi a usar melhor a câmera e melhorei as minhas técnicas de edição. O resultado, num geral, ficou muito bom”, contou a adolescente, que possui até canal no YouTube, mostrando que o interesse pela sétima arte pode ir além da tela do Centro de Cultura.
EM CARTAZ
Os curtas em cartaz foram Mariana (com direção e roteiro de Jardel Rocha), Querido Diário (com direção e roteiro de Larissa Kanitz); À Margem do que Existe (com direção de Jardel Rocha e roteiro de Thiago Silva); Portais (com direção de Luís Fabiano Silveira e Fernanda Gewer e roteiro de Eduarda Herber e Gabriela Linn Rocha); O Relógio (com direção de Jardel Rocha e roteiro de Larissa Campello, adaptado pelo grupo); Você é Formado em Quê? (com direção e roteiro de Lucas Portilho e Murilo Souto Alves) e Refúgio Imaginário (com direção de Caroline Costa e roteiro de Caroline Costa e Eduarda Farias).
Os trabalhos concorrem dentro da Categoria 1 (1.º ao 5.º ano); Categoria 2 (6.º ao 9.º ano) e Categoria 3 (Ensino Médio e EJA), e serão julgados por profissionais da área do Cinema e Comunicação, tendo no dia 6 de dezembro, no Auditório Jacobina Maurer da Smed, a premiação para os melhores trabalhos.


OS FILMES EM EXIBIÇÃO
?? MARINA, com direção e roteiro de Jardel Rocha
Escola: Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna – Unidade de Ensino Fundamental (UEF)
Modalidade: Livre
Duração: 10min
Categoria 1 (1.º ao 5.º ano)
Sinopse: Marina é uma menina feita de sonhos, que nem sempre dialogam com a realidade. Cercada por um mundo fértil, busca na imaginação a força necessária para trilhar caminhos diferentes, daqueles que a vida lhe deu.
?? QUERIDO DIÁRIO, com direção e roteiro de Larissa Kanitz
Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus
Modalidade: Livre
Duração: 7min24
Categoria 1 (1.º ao 5.º ano)
Sinopse: O curta conta a história da menina Isabelli, de 8 anos. Ela conta e escreve em seu diário coisas do seu cotidiano e seus segredos. Em meio aos sonhos e à realidade, será que descobrirão os segredos da menina?
?? À MARGEM DO QUE EXISTE, com direção de Jardel Rocha e roteiro de Thiago Silva
Escola: Instituto Estadual Mathilde Zattar
Modalidade: Livre
Duração: 15min
Categoria 2 (6.º ao 9.º ano)
Sinopse: Em meio às lembranças do passado e o vazio do presente, uma mãe procura respostas. Por onde anda Clara? O que estará fazendo neste exato momento? Qual o motivo de sua ausência? Na busca por quem vive à margem do que existe, o curta-metragem reflete sobre a sombra deixada por quem desaparece e a angústia constante daquele que espera.
?? PORTAIS, com direção de Luís Fabiano Silveira e Fernanda Gewer e roteiro de Eduarda Herber e Gabriela Linn Rocha
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pastor Rodolfo Saenger
Modalidade: Livre
Duração: 10min
Categoria 2 (6.º ao 9.º ano)
Sinopse: Após a morte de seus pais, Hellena vai morar com seus tios. Com o passar do tempo, ela descobre um baú, o qual a leva para um portal em que descobre os conflitos existentes em outros mundos, os quais a auxilia a compreender o momento que está passando.
?? O RELÓGIO, com direção de Jardel Rocha e roteiro de Larissa Campello, adaptado pelo grupo
Escola; CME Ayrton Senna – UEF
Modalidade: Livre
Duração: 5min
Categoria 2 (6.º ao 9.º ano)
Sinopse: O Relógio é um curta-metragem de caráter experimental que mescla poesia e o videoarte trazendo a relação de três meninas com os mistérios de tempo e da vida.
?? REFÚGIO IMAGINÁRIO, com direção de Caroline Costa e roteiro de Caroline Costa e Eduarda Farias
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Carlos
Modalidade: Livre
Duração: 10min24
Categoria 2 (6.º ao 9.º ano)
Sinopse: Joseph, um jovem de 15 anos, foi recrutado para a Segunda Guerra Mundial. No meio de tanta dor e sofrimento, ele decide fugir de todas aquelas cenas horríveis. No meio do caminho, encontra um soldado que o entrega um livro. Durante a leitura do livro, ele é enviado a Paradise Flowers, um mundo criado em sua imaginação. Neste lugar, ele terá uma missão dividida em três etapas. Cada etapa acrescentará uma aprendizagem em sua vida. Ao longo do caminho, Joseph encontrará pessoas que o ajudarão a voltar para o mundo real.
?? VOCÊ É FORMADO EM QUÊ? , com direção e roteiro de Lucas Portilho e Murilo Souto Alves
Escola: Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna – UEF
Modalidade: Documentário
Duração: 14min58
Categoria 3 (Ensino Médio e EJA)

Sinopse: Durante a nossa vida passamos por inúmeras situações que nos proporcionam experiências que, somadas, ajudam a formar o nosso caráter e organizar os nossos objetivos. Talvez a principal experiência seja a Educação. Ela por si só não decide o destino de ninguém, mas a forma com que decidimos nos dedicar à Educação é que nos proporcionará caminhos para trilhar.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_5285

Balé Origens promove 1º Festival de Danças Folclóricas e Populares

  • 09/05/2025
IMG_4595

Estudantes embarcam em uma viagem cultural na quinta edição da Feira de Países

  • 08/05/2025
20250506_160422

Campanha do Maio Amarelo é realizada em Sapiranga

  • 08/05/2025
SAPIRANGA PREMIA 6 - primeiras peças 3 - CARD VENCEDORES ABRIL

Confira os sorteados de mês de abril no #SapirangaPremia

  • 08/05/2025
1

Idosos da Smas celebram Dia das Mães com piquenique recreativo

  • 07/05/2025

Perguntas Frequentes