`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EMEF São Carlos incentiva a leitura com sacola literária Embarque nessa Viagem
Iniciativa partiu dos alunos e professora coordenadora em busca de levar a leitura até a comunidade
  • 8 de outubro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Buscando incentivar a leitura pela comunidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos, no bairro Amaral Ribeiro, deu início, na manhã desta quinta-feira, 8 de outubro, à entrega das sacolas literárias do projeto Embarque Nessa Viagem. A ideia é deixar a sacola à disposição em diferentes pontos da cidade para que as pessoas possam ler os livros contidos nela e depois registrar o que acharam da experiência. Junto à professora Graziela Dias Flocke e alunos idealizadores da iniciativa, estiveram representantes das empresas Thunder English Course, Studio do Corpo e o taxista Daniel, que embarcaram nessa viagem e receberam as sacolas que serão disponibilizadas para a comunidade.
O projeto consiste em uma sacola literária com livros distribuídas em estabelecimentos diferentes da cidade e em um táxi. Os livros ficam disponíveis para que a comunidade os leve junto com o diário que acompanha o kit. Segundo a professora que coordena o projeto, Graziela Dias Flocke, desde o início do ano a turma desenvolve em sala de aula um projeto de leitura, e foi dele que partiu a iniciativa dos alunos de levar os livros até possíveis leitores. O diário que acompanha os livros surgiu da curiosidade de saber como as histórias contidas neles afetavam os leitores. “A pessoa interessada poderá levar essa sacola para casa, mas é pedido que a devolva num prazo médio de 20 dias, no mesmo lugar em que retirou e com os mesmos livros, para que outras pessoas também a possam levar para sua casa. No caderno de registros, nomeado de As aventuras de um livro, os leitores poderão anotar as experiências vividas durante a ‘visita’ do livro, dando sua opinião sobre a obra e o projeto, compartilhando um pouco da sua viagem pelo mundo da imaginação”, conta Graziela.
São 20 alunos envolvidos com o projeto, todos dos 7.º e 9.º anos, alunos da professora Graziela, e 10 estabelecimentos, incluindo um táxi. Para o representante da empresa Studio Corpo, Lucas Flocke Hack, que esteve na escola São Carlos recebendo uma das sacolas com livros “A leitura é algo que deve ser sempre incentivado e essa iniciativa incentiva e mostra aos alunos como a leitura afeta as pessoas”, ressaltou. Os estabelecimentos que participam do projeto são Loja Armarinho Portela, Armazém Natural, CPH: Centro Performance Humano, Ilha do Sanduíche, Restaurante Kondrani, Salão S&L, Studio do Corpo, Táxi do Daniel, Thunder English Course e Táxi Daniel. Mais informações pelo 3559-2743.

RELATO DO PROJETO

Embarque nessa Viagem – E.M.E.F. São Carlos
Pela professora responsável Graziela Dias Flocke

Desde o início do ano, estou trabalhando com os meus alunos (7º e 9º anos) um projeto de leitura chamado Embarque nessa viagem. Esse projeto consiste em um período semanal de leitura e um trabalho trimestral referente a um ou mais livros lidos. Os trabalhos mudam a cada trimestre, para que os alunos tenham sempre prazer em desenvolvê-lo. Também lancei dois desafios literários que abrangem as redes sociais. Esses desafios são premiados com livros, escolhidos pelos alunos vencedores. O debate sobre alguns livros acontece frequentemente na sala de aula, buscando aguçar a curiosidade dos alunos pelas obras. Tudo isso é feito com o objetivo de motivar o aluno e desenvolver o hábito da leitura.
Durante uma dessas aulas, surgiu a ideia, numa turma de 7ºano, de ampliar esse projeto, levando a leitura também para a comunidade. Após algumas trocas de ideias, pensamos nas sacolas literárias. A princípio, essas sacolas seriam deixadas em ambientes externos, como praças e paradas de ônibus. Mas depois de refletirmos um pouco, resolvemos deixá-las em alguns pontos comerciais da cidade, onde seriam melhor conservadas.
Idealizamos essas sacolas com dois bons livros literários cada e um caderno de registros. A pessoa interessada poderá levar essa sacola para casa, mas é pedido que a devolva num prazo médio de 20 dias, no mesmo lugar em que retirou e com os mesmos livros, para que outras pessoas também a possam levar para sua casa. No caderno de registros, nomeado de “As aventuras de um livro”, os leitores poderão anotar as experiências vividas durante a “visita” do livro, dando sua opinião sobre a obra e o projeto, compartilhando um pouco da sua viagem pelo mundo da imaginação. De início, serão distribuídas 10 sacolas em diferentes pontos da cidade. Dentre esses pontos estão:
– Ilha do Sanduíche
– Armazém Natural
– Táxi do Daniel
– CPH – Centro de Performance Humana
– Studio do Corpo
– Restaurante Krondanni
– Armarinho Portela – Bairro Amaral
– Salão de beleza S&L

Muitos alunos estão participando ativamente do projeto de leitura na comunidade, ajudando na produção dos materiais e na sugestão de atividades. Isso me deixa muito feliz e realizada, pois só esse envolvimento deles já faz o projeto valer a pena. Há algo que me faz crer que toda a sociedade colherá bons frutos das sementes que estão sendo plantadas hoje, pois EU ACREDITO QUE AS HISTÓRIAS PODEM MUDAR O MUNDO!

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-06-12 at 13.44.27

Prefeitura de Sapiranga assina termo de cooperação para início das ações do Programa Desassorear RS

  • 12/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-12 at 13.15.21

15ª Conferência Municipal de Assistência Social debate avanços e desafios do SUAS

  • 12/06/2025
LIP02356

Sapiranga Summit 2025: ingressos à venda para o maior evento de inovação e empreendedorismo do Vale do Sinos

  • 12/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-11 at 08.23.53

Caravana Salvando Vidas comemora Junho Vermelho com recorde

  • 11/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-11 at 12.56.16

Secretaria de Segurança Pública participa de comissão estadual sobre o fortalecimento das Guardas Municipais

  • 11/06/2025

Perguntas Frequentes