Fotos: Divulgação
Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação
O mês de novembro em Sapiranga foi marcado pela ação promovida pela Prefeitura de Sapiranga, por meio do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). A programação especial do Projeto VerdeSinos ocorreu nos dois últimos sábados de novembro. No dia 23, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 25 de Julho, alunos, familiares e técnicos do Cemeam construíram um Jardim Filtrante na escola para dar destino adequado ao esgoto (proveniente de pias, tanques e chuveiros), rico em detergente, restos de alimentos e gordura. O jardim além de garantir que o esgoto seja tratado e resulte em um efluente 90% descontaminado, embelezará o local com um paisagismo composto de espécies locais e flores como o copo-de-leite. Já no sábado, 30, o Jardim Filtrante foi implantado na EMEF Balduino Wasem e contou com a juda da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos.
A atividade é uma iniciativa do Comitesinos e tem como foco o saneamento das águas nas UR’s (Unidades de Referência). Essas melhorias fazem parte da terceira etapa do Projeto VerdeSinos, que está trabalhando formas de objetivar o aumento da disponibilidade hídrica, otimização das demandas de água e redução das cargas poluidoras. A execução foi financiada com verba do Fundo Verdesinos, após aprovação do projeto elaborado pela equipe do Cemeam, com apoio e subsídio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A implantação foi orientada pelo biólogo Jeferson Timm, especialista no modelo, e contou com a participação de voluntários.
VerdeSinos
O Projeto VerdeSinos está trabalhando recursos hídricos em parceria com as escolas rurais. Atualmente o projeto está em sua terceira fase. Na fase 1 o tema foi recomposição de mata ciliar em trechos que integram as estruturas dos corpos de água que formam a malha hídrica da bacia do Rio dos Sinos. Já na fase 2 o Projeto VerdeSinos ampliou seu escopo com vistas a contribuir para a manutenção da atual disponibilidade de água na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, na linha de gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos.