`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Equipamento na escola Ayrton Senna envolve educação e economia
Biodigestor produz gás usado na cozinha
  • 21 de julho de 2023
  • 13:42

Compartilhe:

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) em parceria com a Secretaria de Educação (Smed) tem dado ótimos resultados. Um equipamento biodigestor foi instalado no C.M.E. Ayrton Senna, Unidade de Ensino Fundamental e desde o mês passado está em funcionamento, produzindo gás metano que é utilizado na cozinha da escola.

O biodigestor transforma os resíduos orgânicos – também provenientes da cozinha da escola – em biogás, e ainda gera biofertilizante que é rico em nutrientes, utilizado para adubar as plantas. Esse processo ocorre através da decomposição dos resíduos feito por bactérias de maneira anaeróbia. O investimento no equipamento foi de R$ 9.900,00 provenientes do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento.

Esse processo de transformação traz muitos benefícios ambientais e ainda representa economia na compra de gás de cozinha, que a escola utiliza na produção das merendas. Outra função importante é para o estudo ambiental, já que o biodigestor instalado na escola é um exemplo prático para que alunos aprendam mais sobre o processo da decomposição da matéria e sobre a importância da reutilização de resíduos.

Texto: Cláudia Silva
Foto: Arquivo Smed

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-11-25 at 14.18.55

Chamamento de comerciantes para o Natal das Rosas 2025

  • 25/11/2025
Coleta de Lixo 2025 - alteração de horário - feed

Alteração no horário da coleta seletiva a partir da próxima segunda-feira

  • 25/11/2025
IMG_0293

Sapiranga avança na prevenção a alagamentos com nova etapa de desassoreamento

  • 24/11/2025
Paralimpíadas escolares (1)

Medalhas para Sapiranga nas Paralimpíadas Escolares 2025

  • 24/11/2025
Campeonato - Varzeano - Sub 17 - cinquentão - base - 082925-13

Domingo é dia de finais do Campeonato Municipal de Futebol

  • 23/11/2025

Perguntas Frequentes