`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Equipamento na escola Ayrton Senna envolve educação e economia
Biodigestor produz gás usado na cozinha
  • 21 de julho de 2023
  • 13:42

Compartilhe:

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) em parceria com a Secretaria de Educação (Smed) tem dado ótimos resultados. Um equipamento biodigestor foi instalado no C.M.E. Ayrton Senna, Unidade de Ensino Fundamental e desde o mês passado está em funcionamento, produzindo gás metano que é utilizado na cozinha da escola.

O biodigestor transforma os resíduos orgânicos – também provenientes da cozinha da escola – em biogás, e ainda gera biofertilizante que é rico em nutrientes, utilizado para adubar as plantas. Esse processo ocorre através da decomposição dos resíduos feito por bactérias de maneira anaeróbia. O investimento no equipamento foi de R$ 9.900,00 provenientes do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento.

Esse processo de transformação traz muitos benefícios ambientais e ainda representa economia na compra de gás de cozinha, que a escola utiliza na produção das merendas. Outra função importante é para o estudo ambiental, já que o biodigestor instalado na escola é um exemplo prático para que alunos aprendam mais sobre o processo da decomposição da matéria e sobre a importância da reutilização de resíduos.

Texto: Cláudia Silva
Foto: Arquivo Smed

Categorias:

|

Últimas notícias

7ee7aa89-f0e2-40ec-b6e5-c5827aae9afe

Sapiranga participa do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil

  • 23/06/2026
47e1ff7b-3c3e-4f46-847a-050e16780f41

Chegou a Carteirinha da Pessoa com Fibromialgia em Sapiranga

  • 23/06/2026
Mutirão de castração para cães e catos dos bairros São Luiz e Floresta (crédito Vitor Carvalho)

Sapiranga é habilitada para receber recursos do Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal

  • 22/06/2026
f36d93bb-8535-44cd-9173-918dcd7384b7

Produtores rurais de Sapiranga realizam visita técnica à agroindústria em Ivoti

  • 22/06/2026
Design sem nome (19)

23ª Festa da Colônia ocorre nos dias 4 e 5 de julho

  • 22/06/2026

Perguntas Frequentes