Chama a Rosa 👋
`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Equipamento na escola Ayrton Senna envolve educação e economia
Biodigestor produz gás usado na cozinha
  • 21 de julho de 2023
  • 13:42

Compartilhe:

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) em parceria com a Secretaria de Educação (Smed) tem dado ótimos resultados. Um equipamento biodigestor foi instalado no C.M.E. Ayrton Senna, Unidade de Ensino Fundamental e desde o mês passado está em funcionamento, produzindo gás metano que é utilizado na cozinha da escola.

O biodigestor transforma os resíduos orgânicos – também provenientes da cozinha da escola – em biogás, e ainda gera biofertilizante que é rico em nutrientes, utilizado para adubar as plantas. Esse processo ocorre através da decomposição dos resíduos feito por bactérias de maneira anaeróbia. O investimento no equipamento foi de R$ 9.900,00 provenientes do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento.

Esse processo de transformação traz muitos benefícios ambientais e ainda representa economia na compra de gás de cozinha, que a escola utiliza na produção das merendas. Outra função importante é para o estudo ambiental, já que o biodigestor instalado na escola é um exemplo prático para que alunos aprendam mais sobre o processo da decomposição da matéria e sobre a importância da reutilização de resíduos.

Texto: Cláudia Silva
Foto: Arquivo Smed

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2026-08-21 at 18.09.12

Descarte de galhos e entulhos: Bairro São Luiz II – Fazenda Leão/Vila Nova

  • 22/08/2026
WhatsApp Image 2026-08-17 at 13.05.38

Agosto marca o novo ciclo do Programa ‘Em Sapiranga o Esporte Educacional é Para Todos’

  • 21/08/2026
IMG_0506

CRAM realiza ação de conscientização sobre a violência contra a mulher

  • 21/08/2026
WhatsApp Image 2026-08-21 at 13.51.19

Vigilância em Saúde do Trabalhador participa de reunião com cooperativa Koloniegeschmack

  • 21/08/2026
row-1-column-1 (1)

Cempra orienta sobre cadastro no SinPatinhas

  • 21/08/2026

Perguntas Frequentes