`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Escola de Sapiranga desenvolve projeto para facilitar transição de alunos entre Educação Infantil e Fundamental
Diferentes ações contemplam a proposta de ambientação dos estudantes
  • 9 de dezembro de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Uma maneira diferente dos alunos se prepararem para novas rotinas de estudos: essa foi a maneira inovadora que o Centro Municipal de Ensino (CME) Dr. Décio Gomes Pereira resolveu praticar para tornar mais fácil a transição dos estudantes que saem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. De forma que se adaptem suavemente ao tempo, espaço, professores e materiais do 1º ano, o projeto “Um Dia no 1º Ano” tem a proposta de viabilizar e facilitar o processo de transição dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. “É um momento para que a ansiedade gerada com o processo de alfabetização diminua e a transição ocorra de forma suave”, explica a vice-diretora Vânia Cezar Peixoto.

Durante o projeto, os alunos do Jardim Nível B (JNB) realizam atividades de alfabetização iniciais com as professoras do 1º ano, enquanto os estudantes do 1º ano são atendidos pelas professoras do JNB. Nestas aulas, os alunos ouvem histórias, utilizam seus cadernos, realizam jogos e atividades de alfabetização sobre as histórias. Ao todo, cerca de 100 alunos e oito professores integram diretamente as atividades do projeto.

Alunos de 5º ano também participam

Uma proposta semelhante é desenvolvida com alunos do 5º ano da escola. O projeto “Um Dia de 6º Ano” visa facilitar a percepção dos estudantes que terão, no próximo ano, uma nova sistemática de ensino. “O intuito é que conheçam essa sistemática das aulas e compreendam que é necessário dividir o tempo e saber administrá-lo”, relata Vânia. Durante as atividades, as aulas são organizadas por período, com professores diferentes. Assim como no projeto do 1º ano, aproximadamente 100 alunos participam das atividades que são acompanhadas por 12 professores.

Em ambas as propostas, as ações são realizadas na reta final do ano letivo para que a ambientação dos alunos seja mais enriquecedora.

Categorias:

|

Últimas notícias

DSC_7482

Lançamento oficial da 39ª Festa das Rosas traz novidades sobre evento

  • 18/09/2025
6-20250916_091137

Grupos das Asemas visitam o Acampamento Farroupilha

  • 18/09/2025
1

Estudantes concluem segunda etapa da prova Sapiens

  • 17/09/2025
20250912_100432

Café com Conhecimento orienta empresas sobre a nova Lei de Licitações

  • 17/09/2025
IMG_6201

Cras São Luiz recebe prédio reformado

  • 16/09/2025

Perguntas Frequentes