`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Futuras mamães se reúnem em mais uma etapa do Curso de Gestantes em Sapiranga
Gestantes estiveram no Hospital Sapiranga e na Praça da Bandeira em novas aulas gratuitas
  • 9 de dezembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Cerca de oitenta futuras mamães estiveram na tarde desta quarta-feira, 9 de dezembro, no auditório do Hospital Sapiranga para o último encontro da primeira turma do Curso de Gestantes oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Sapiranga através da Secretaria Municipal de Saúde, e que, nesta etapa, também faz parte do curso de gestantes oferecido pelo Hospital Sapiranga, parceria entre Município a a casa de saúde. A palestra foi ministrada pela obstetra Margid Schacker e pelas enfermeiras Carla Haesbaert, Isabel Gimenes e Josiane Muniz, e trouxe informações sobre a gestação, cuidados durante a gravidez, cuidados no pré e pós-parto e aleitamento.
Iniciado em outubro com dicas para gestantes do primeiro trimestre, o Curso de Gestantes oferecido pela Secretaria de Saúde com Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança Irmã Dulce já reuniu mais de uma centena de futuras mamães sapiranguenses nos seus três encontros. Nesta quarta-feira, além do trabalho final do primeiro ciclo de três encontros (em novembro abordando o segundo trimestre de gravidez e agora, o terceiro e questões relativas a recém-nascidos), teve início mais um ciclo na Praça da Bandeira, abordando novamente o primeiro trimestre. Segundo a Secretaria de Saúde, quase 40 futuras mamães participaram desta nova etapa. O segundo encontro está previsto para 16 de janeiro e o terceiro será em fevereiro, em data ainda a ser definida.
TEMAS ABORDADOS
Os cursos promovidos pela Secretaria de Saúde são divididos em três encontros, que tratam, pela ordem, de esclarecimentos relativos ao primeiro, segundo e terceiro trimestre de gravidez, entrando também em alguns temas referentes aos primeiros dias do bebê. No primeiro encontro são abordados o pré-natal, sintomas e mudanças no corpo da gestante, alimentação na gestação, automedicação e chás. No segundo se fala sobre planejamento familiar, vacinas na gestação, amamentação, cuidados de higiene do bebê (com oficina prática). E no terceiro são abordados temas gerais da gestação, cuidados no pré e pós-parto, aleitamento e o funcionamento e acolhimento durante o parto natural ou cesárea.
O Curso de Gestantes, que tem atividades com a parceria do Centro de Atenção Integral Irmã Dulce, Hospital Sapiranga, Lions Clube Sapiranga Ferrabraz e Leo Clube Sapiranga Ferrabraz, vai esclarecer dúvidas, trocar experiências e compartilhar com os profissionais e as mães a expectativa e a preparação para a chegada do bebê. Segundo o secretário de Saúde Emerson Leite, o objetivo desta ação é de melhorar a assistência de pré-natal e cuidado com as crianças. “São encontros nos quais as gestantes têm a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e se preparar para o parto.”
MENOS CESÁREAS E MAIS EXAMES
Além do curso, a Secretaria de Saúde busca incentivar a Campanha Municipal Pró Parto Natural em Sapiranga, prestando esclarecimentos às gestantes e familiares sobre as vantagens do parto natural, além de expor as consequências de uma cesárea desnecessária, que pode ocasionar riscos à saúde da mulher e do bebê. A meta é reduzir de 64% para 40% o número de cesáreas feitas na cidade. No Brasil o percentual de partos cesáreas chega a 84% na saúde suplementar e na rede pública o número fica em 40%.
A Saúde também destaca que ao longo da gestação a gestante também deve fazer testes rápidos para HIV (aids) e sífilis, que também são ofertados em todas as unidades de saúde. A ecografia (exame que possibilita avaliar a vitabilidade fetal) é agendada na própria unidade de saúde onde a gestante realiza suas consultas. São ações disponibilizadas com objetivo de agilizar e facilitar o acesso aos serviços que a futura mamãe necessita.

Categorias:

|

Últimas notícias

20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025
Design sem nome

Desafios esportivos movimentam o final de semana sapiranguense

  • 24/04/2025
6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025

Perguntas Frequentes