`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Guarda de Trânsito monitora e conscientiza motoristas nas rotatórias de Sapiranga
O alerta a motoristas sobre as regras em cruzamentos com rotatórias em busca da redução de acidentes
  • 24 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A adoção da regra de rotatória no cruzamento da Avenida 20 de Setembro com a Rua Alberto Schmidt gerou muita polêmica quando adotada neste segundo semestre em Sapiranga, mas, com a conscientização de motoristas, os resultados já começam a aparecer com a redução de acidentes. Sidnei Soares, da Guarda de Trânsito de Sapiranga, destaca que a mudança foi analisada e implantada na busca de se diminuir os acidentes no cruzamento utilizando-se a regra das rotatória, na qual todos os veículos, em qualquer sentido das vias, são obrigados a parar (no cruzamento normal só param os que não estão na via preferencial) para seguir adiante ou dobrar à direita ou à esquerda. A sinalização vertical e horizontal foi implantada com placas indicando a rótula e pintura de faixas de Pare, sendo que também serão instalados tachões para estreitamento de pista como já ocorre em outras vias da cidade. A Guarda vem monitorando o local para alertar os motoristas. A secretária municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Janete dos Santos destaca que “é necessário que se respeite a rotatória para que o trânsito flua de forma correta e segura”.
Segundo a Guarda de Trânsito, o município possui oito rotatórias localizadas nos cruzamentos da Avenida 20 de Setembro com as ruas Mané Garrincha (bairro Voo Livre), Carlos Brenner (bairro Amaral Ribeiro), Martin Berg (bairro São Jacó), Avenida João Corrêa e Rua São José (junto à Paquetá), Alberto Schmidt (Centro) e Avenida Mauá (defronte ao Parque do Imigrante); Rua Antão de Farias com a 7 de Setembro (junto ao Centro de Cultura), e no cruzamento das ruas Senador Alberto Pasqualini, Dr. José Antônio Flores da Cunha e Saldanha da Gama (em frente ao Posto de gasolina Chafariz).
O guarda Sidnei Soares salienta que todas as rotatórias receberam, neste segundo semestre, reforço na sinalização com a colocação de placas de parada obrigatória. “Hoje há placas de parada obrigatória em todas as rotatórias, porém, persiste o comportamento de muitos motoristas que estando na avenida pensam que estão na preferencial e não precisam parar, principalmente na rotatória da Avenida 20 de Setembro com a Alberto Schmidt.”. A pintura para estreitamento da pista no trecho da avenida, junto a colocação de tachões para acentuar a sinalização do local também está sendo planejada para acentuar a sinalização. O principal objetivo do reforço na sinalização, segundo Sorares, é diminuir o número de acidentes causados pelo mau uso da rotatória e tornar o trecho mais seguro para a população.
LEGISLAÇÃO
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro , no seu artigo número 9, item B, em uma rotatória a preferência é de quem se encontra dentro do seu traçado, circulando. Caso o condutor não der a preferência e seguir, passando direto pela rotatória, ele pode ser autuado pelo artigo 208 do CTB, pelo descumprimento da placa de parada obrigatória, sendo um a infração gravíssima que acarreta multa de R$191,54 e 7 pontos na habilitação.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes