`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Muitos doces e aprendizado com o curso gratuito de culinária no Cemeam
Alunos aprenderam desde a preparação ao armazenamento de doces e bolos através de parceria com o Senar
  • 11 de dezembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A quinta e sexta-feira foram doces no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), no bairro Ferrabraz, em Sapiranga, com o curso de culinária gratuito oferecido à comunidade em parceria do Município com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural de Taquara. O encontro de dois dias reuniu 12 alunos, que tiveram aulas sob a coordenação da instrutora do Senar Flávia Vargas. Segundo Flávia, “um grupo procurou o curso por que faz a faculdade de Gastronomia na região, e outras pessoas para aprender as técnicas e fazer em casa”, conta.
Júlia Wagner, 25 anos, e Tatiane Marco da Silva, 28, são alunas de Gastronomia, e, segundo elas, fizeram as aulas “para agregar mais conhecimento”. “Faz sete anos que trabalho em um restaurante, e também estudo Gastronomia. Com esse curso consegui adquirir mais conhecimento”, conta Tatiane que, assim como Júlia, gostou muito das aulas. Já as colegas Flávia Fisher, 35, e Fernanda Della Guistina, 19, se inscreveram para aprender as técnicas e utilizá-las em casa. “Procuramos o curso por curiosidade, para sabermos como fazer os doces e fazem em casa”, relata Fernanda. Mas a culinária não foi exclusividade feminina. Mauro Magalhães, 59, também buscou o curso para adquirir mais conhecimento. ”Quero aprender sobre gastronomia, principalmente doces. Já havia feito outro curso há alguns dias, também através da Prefeitura. Foi um bom aprendizado”, conta.
Os aprendizes, segundo a instrutora Flávia Vargas, foram todos muito participativos. “A turma era realmente bem interessada”, ressalta. O curso foi oferecido de forma gratuita pela parceria entre a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com o Cemeam e o Senar. A gratuidade das aulas foi destacada pela instrutora Flávia. “O que eles (os alunos) ressaltaram é o fato de o curso ser gratuito, pois se fossem pagar pelas aulas, teriam um custo razoável.”
CURSOS
Os cursos promovidos neste ano em parceria do Município com Senar, Secretarias de Educação e de Agricultura e Sindicato Rural de Taquara alcançaram diversas áreas. Em abril o tema foi Jardinagem Básica; em maio, Artesanato – Patchwork; em agosto, Tecnologia da Poda em Fruticultura; em setembro, foram três cursos: Implantação de Pomar, Artesanato – Materiais Reciclados e Plantas Medicinais; em outubro ocorreram os cursos de Eletricista Rural e Irrigação por Aspersão; em novembro o curso foi de Costura – Transformação de Peças do Vestuário; e, agora, em dezembro, Culinária – Tortas e Docinhos. A diretora do Cemeam, Fabiana Haubert, ao longo do ano, destacou os cursos pela gratuidade. “Os cursos são uma bela oportunidade para as pessoas que buscam conhecimento para o seu dia a dia.”

Categorias:

|

Últimas notícias

7

Escolas municipais avaliam desempenho de estudantes com a prova Sapiens

  • 28/03/2025
LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025

Perguntas Frequentes