`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
NO PARCÃO - Feira do Livro começa com reflexão, escritores, teatro e música
Evento segue até sábado com várias atrações; show de Duca Leindecker é destaque nesta sexta-feira
  • 26 de outubro de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Começou na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, a 21.ª edição da Feira Municipal do Livro de Sapiranga, que segue nesta sexta-feira (manhã, tarde e noite) e sábado (só pela manhã) no Parque Municipal do Imigrante. A solenidade oficial de abertura ocorreu às 8 horas, com o pronunciamento da prefeita Corinha Molling destacando a importância da educação para o desenvolvimento das crianças.

”A educação é a base para a formação da criança. Neste processo, a leitura exerce um papel fundamental de desenvolvimento da criatividade e das competências do indivíduo.” Ainda em seu pronunciamento, Corinha destacou a relevância do trabalho dos professores na formação dos alunos.”É maravilhoso o trabalho dos professores com alunos na formação de profissões.” A cerimônia de abertura reuniu secretários municipais, vereadores, escritores, autores locais, equipe da Secretaria de Educação do Município, professores e alunos das escolas municipais.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cláudia Kichler saudou a presença do público desejando uma ótima Feira do Livro. ”Os livros exercem um importante papel na vida das pessoas. Aproveitem o momento para prestigiar a feira.” Já o presidente da Câmara de Vereadores, José Aristides Figueiró de Moura (o Juca) destacou os professores na formação de novos escritores.”Os professores são muito importantes no processo de formação de futuros escritores. Todos merecem os nossos parabéns.”

DESTAQUES DO DIA

A Feira do Livro, que tem o tema O Caminho do Conhecimento: Transformando o Eu em Nós, começou com uma manhã ensolarada de primavera que movimentou centenas de crianças das escolas do Município percorrendo os espaços de bate-papo e as bancas de livros espalhadas pelo Parcão. ”A Feira do Livro de Sapiranga está bem interessante. Precisamos mostrar o universo das letras aos alunos. Neste ano trabalhamos em sala de aula o Livro Menino Esquisito, do autor Pablo Moreno. Hoje, temos a oportunidade de conversar pessoalmente com este autor. Estamos empolgados esperando por este momento”, comentou a professora Megair Billhalvaca, do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anita Lydia Wingert.

Os estudantes que tomaram conta dos espaços do Parcão vibraram com as atrações da Feira do Livro. ”Legal, muito legal. Estou me divertindo muito”, disse sorrindo o menino Caio Barbosa, de 8 anos, que estava na companhia do colega Antônio Lopes da Cruz, 7 anos, do segundo ano da EMEF Anita Wingert. ”Também adorei a feira, principalmente pelos livros”.
A programação da Feira do Livro 2017 teve a participação de escritores, como Martin Dreher, que abriu a série de encontros no palco principal, encantando o público com a história de um grupo de imigrantes e as dificuldades enfrentadas durante uma viagem de navio. Também estiveram nas salas especiais de bate-papo os escritores Dilan Camargo, Pablo Morenno e Sofia Meltzer Schünke. Além dos autores e da venda de livros nas bancas instaladas no local, o teatro foi atração com a peça Rapunzel, da Cia. Teatral Entre Linhas. A feira oferece, ainda, o espaço Sebo e Arte do grupo teatral Arena da Arte com pintura de rosto e foto com troca ou doação de livros; a Mostra de Jogos: Bloco de Alfabetização, as caixas de teatro Entre Linhas, intervenções artísticas e animação do grupo Paranoia Produções, praça de alimentação e área de brinquedos infláveis e cama elástica. O primeiro dia fechou com o bate-papo com a autora Elisa Elena Strack, o show do Balé Folclórico Origens.
ATRAÇÕES DESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feita a atração principal é o show do cantor, compositor e também autor literário (lançou os livros A Casa da Esquina, A Favor do Vento e O Menino que Pintava Sonhos) Duca Leindecker, que traz para o palco o seu show Acústico. Após liderar a banda Cidadão Quem e montar a dupla Pouca Vogal com Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii), Duca mistura suas diversas fases investe na sua carreira solo neste show acompanhado por Cláudio Mattos (bateria) e por Maurício Chaise (baixo e vocais). Duca toca piano, violão e canta as canções da Cidadão Quem, Pouca Vogal e do trabalho Voz, Violão & Batucada, em um repertório que traz canções como Vício, Até Aqui, Música Inédita, Pinhal, Certeiro, Iceberg e Dia Especial, entre tantas outras.

Quem também sobe ao palco é a cantora sapiranguense Steici Lauser, que faz a abertura do show do Duca mostrando versões de clássicos do rock. Steici, que participou do The Voice Kids, da TV Globo, neste ano, fazendo parte do time de Carlinhos Brown, mostra seu talento em show solo, apresentando a voz que se destacou no Coro Municipal de Meninas e à frente da banda Rota 239.

Além dos shows musicais, a sexta-feira reserva as apresentações teatrais de As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis e Rapunzel da Cia. Teatral Entre Linhas, e os bate-papos com os autores Pablo Morenno, Jonas Piccoli, Dilan Camargo, Christian David e Marcelo Spalding. A feira se encerra no sábado com novo bate-papo com o professor Marcelo Spalding e apresentações do Coro das Meninas Cantoras, dos grupos de música das escolas municipais e trabalhos do Earte 2017.
  
FEIRA DO LIVRO DE SAPIRANGA
PROGRAMAÇÃO
ESCRITORES, SHOWS E APRESENTAÇÕES
26 DE OUTUBRO
Palco Principal
8 horas – Abertura oficial
8h30 – Bate-papo com o historiador, professor e escritor Martin Dreher
9 horas – Apresentação teatral Rapunzel – Cia. Teatral Entre Linhas
13h30 – Bate-papo com o historiador, professor e,scritor Martin Dreher
14h30 – Apresentação teatral “Rapunzel” – Cia. Teatral Entre Linhas
19h30 – Bate-papo com a escritora local Elisa Elena Strack
20 horas – Apresentação do Grupo Balé Folclórico Origens
Sala 1 – Bate-papo
8h30, 9h30, 13h30 e 14h30 – Escritor Dilan Camargo
Sala 2 – Bate-papo
8, 9, 14 e 15 horas – Escritor Pablo Morenno
Sala 3 – Bate-papo
8h30, 9h30, 13h30 e 14h30 – Escritora local Sofia Meltzer Schünke
27 DE OUTUBRO
Palco Principal
8 horas – Espetáculo teatral As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis
9 horas – Apresentação teatral Rapunzel” – Cia. Teatral Entre Linhas
13h30 – Espetáculo teatral As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis
14h30 – Bate-papo com o escritor Pablo Morenno
15h15 – Apresentação teatral Rapunzel” – Cia. Teatral Entre Linhas
19h30 – Apresentação musical Steici Lauser
20h30 – Show com Duca Leindecker
Sala 1 – Bate-papo
8 horas – Escritor Pablo Morenno
9 horas – Escritor Jonas Piccoli
13h30 – Escritor Dilan Camargo
14h30 – Escritor Jonas Piccoli
Sala 2 – Bate-papo
8h30 – Escritor Christian David
9h30 – Escritor Dilan Camargo
13h30 e 14h30 – Escritor Christian David
Sala 3 – Bate-papo
8, 9, 14 e 15 horas – Escritor Marcelo Spalding
28 DE OUTUBRO
Palco Principal
8h30 – Bate-papo com o escritor e professor Marcelo Spalding
9 horas – Apresentação do Coro das Meninas Cantoras
9h15 – Grupos de Música das Escolas
9h45 – Apresentações de destaques do Earte 2017
10h30 – Encerramento
ATIVIDADES DIÁRIAS

Comercialização de livros
Sebo e Arte – Espaços do grupo teatral Arena da Arte, com pintura de rosto e foto com troca ou doação de livros
Mostra de Jogos: Bloco de Alfabetização
Caixas de Teatro Entre Linhas
Intervenções artísticas e Animação do grupo Paranoia Produções
Praça de Alimentação
Brinquedos Infláveis



TEATRO E MÚSICA
Duca Leindecker – Acústico
Após liderar a banda Cidadão Quem e montar a dupla Pouca Vogal com Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii), Duca mistura suas diversas fases investe na sua carreira solo e traz o show Acústico. No show acompanhado por Cláudio Mattos (bateria) e por Maurício Chaise (baixo e vocais), Duca toca piano, violão e canta as canções da Cidadão Quem, Pouca Vogal e do trabalho Voz, Violão & Batucada.
Balé Folclórico Origens
Grupo municipal de projeção folclórica, oficializado por lei municipal, é considerado patrimônio imaterial de Sapiranga. Através da dança, busca contribuir na difusão da cultura em suas várias formas de expressão, integrada com a sociedade, modificando pessoas. Em todos esses anos de trabalho, o grupo já representou o Brasil em diversos festivais internacionais de folclore pela América e Europa, recebendo prêmios e destaques, como ocorreu neste ano na passagem por três festivais na Bulgária. O grupo é formado pelo grupo adulto (que se dedica ao folclore brasileiro); grupo juvenil (que interpreta danças da cultura alemã, espanhola, italiana, portuguesa e argentina); e o grupo mirim, que faz a iniciação dos pequenos à dança. Para a feira do livro de Sapiranga, trazemos um pouco do folclore do norte do país, com o Boi Caprichoso e o Boto Tucuxi.

Steici Lauser
A cantora sapiranguense Steici Lauser participou do The Voice Kids, da TV Globo, neste ano, fazendo parte do time de Carlinhos Brown. O talento da jovem que aos 15 anos recebeu reconhecimento nacional (no reality show todos os jurados viraram a cadeira para ela) já vem há algum tempo se destacando na cidade, com seus solos no Coro Municipal de Meninas e à frente da banda Rota 239, ou ainda em pockets shows. No repertório, clássicos do rock-and-roll de bandas como AC/DC, Led Zeppelin, Creedence e Black Sabbath.
Caixas de Teatro Lambe-Lambe – Cia Entre Linhas
A modalidade Caixas de Teatro ou Teatro Lambe-Lambe vem ganhando no Brasil, desde a década de 1980, os palcos, as ruas, as praças, as bibliotecas, as feiras do livro, os festivais de teatro e múltiplos espaços alternativos para suas apresentações. O espetáculo acontece dentro de uma pequena caixa, na qual o espectador, individualmente, vai espiar por uma fenda para assistir ao enredo. Ele vai receber fones de ouvido para escutar a trilha e a narração da trama. Do outro lado da caixa, estará o ator/manipulador que vai dar vida a estes personagens e contar a história operando a sonoplastia e a iluminação, e manipulando os cenários e personagens! Isso tudo, num tempo extremamente reduzido: em torno de 2 minutos. A Cia Entre Linhas tem investido nesta modalidade desde 2003, construindo espetáculos, orientando outros colegas, realizando oficinas e apresentando-se em praças públicas, festivais nacionais e internacionais de teatro, feiras de livro e escolas. Através delas, percebe-se o olhar curioso do espectador que se aproxima e suas diferentes reações diante do espetáculo em formato diferenciado, que se assemelham muito as antigas caixas de fotógrafos lambe-lambe.
Peça teatral Rapunzel– Cia Entre Linhas
Nesta versão adaptada por Alice Ribeiro, RAPUNZEL é apresentada em forma de Contação de História e é direcionada para as crianças menores, embora o espetáculo seja oferecido para toda a família.
As Aventuras do Fusca a Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis
Tanto a peça quanto o livro tratam do inusitado encontro entre um menino e o dono do ferro velho, e a amizade que eles desenvolvem a partir de então. Porém o livro e a peça não contam a mesma história, segundo o autor Jonas “o livro aprofunda a relação entre os dois protagonistas, e deles com os demais personagens introduzidos na história.
O livro segue rumos diferentes do espetáculo teatral, embora tenha muito em comum com a peça.” Jonas também destaca que o livro mostra o ponto de vista de cada um dos dois personagens centrais, ora de forma leve e divertida e ora com a nostalgia do personagem mais velho ao relembrar momentos da sua vida.


OS AUTORES CONVIDADOS
PARA A FEIRA DO LIVRO 2017
Marcelo Spalding é professor, escritor, editor e jornalista. Formado em Jornalismo e Letras, é também mestre e doutor em Letras pela UFRGS. Atualmente cursa pós-doutorado em Escrita Criativa na PUCRS. Como editor, dirige a Editora Metamorfose e já editou mais de 50 livros. Como escritor, é autor dos livros ‘As cinco pontas de uma estrela’, ‘Vencer em Ilhas Tortas’, ‘Crianças do Asfalto’, ‘A Cor do Outro’, ‘Minicontos e Muito Menos’, ‘Mitos Virtuais’ e ‘Liga da literatura’, além de organizador dos livros ‘Contos de Som e Silêncio’, ‘Minicontos Coloridos’, ‘Metamorfoses’, ‘Diálogos’, entre outros. Recebeu três Prêmios AGES Livro do Ano e um Prêmio Açorianos de Literatura. É o idealizador do movimento Literatura Digital, tendo publicado dois projetos inéditos de literatura digital, ‘Minicontos Coloridos’ e o hiperconto ‘Um Estudo em Vermelho’.
Christian David é graduado em Biologia e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira na UFRGS. Participante e organizador de diversos movimentos que procuram valorizar a literatura infantil e juvenil como a Confraria Reinações e a Odisseia de Literatura Fantástica. Utiliza-se de cenários cotidianos ou fantásticos para contar suas histórias e discutir suas inquietações, e não planeja parar tão cedo. Tem participado de mesas-redondas abordando a literatura infantojuvenil e de encontros com alunos em escolas do Rio Grande do Sul.
Pablo Morenno, escritor e palestrante, graduou-se em Filosofia e Direito. É escritor de literatura para crianças e jovens com dez livros publicados. Escreve para jornais, revistas e páginas da internet. Recebeu o Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007. Seu livro Flor de Guernica foi finalista do Prêmio Açorianos de 2010 e recebeu o Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores. O mesmo livro, em nova edição, foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha de 2017 e é finalista do prêmio Cidade de Passo Fundo. Vive em Passo Fundo-RS.
Elisa Elena Strack, graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, com Especialização em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Atualmente está cursando Psicologia e também uma especialização em Aconselhamento Pastoral Familiar.
A Escritora Elisa Elena, irá nos falar sobre seu livro autobiográfico, Relatos – Comprometimento e Determinação. Da linha de produção a assessoria executiva, sua primeira obra lançada em Abril deste ano, aqui em Sapiranga.
Dilan Camargo, gaúcho de Itaqui, tem publicado, em cerca de 30 anos de carreira, mais de 20 livros de poemas e contos infantis, juvenis e adultos, além de peças teatrais e letras de canções. Vencedor de prêmios em literatura e de música em vários festivais, com longo histórico de publicações em jornais e participações em feiras de livro, Dilan é um dos fundadores da Associação Gaúcha de Escritores.
Martin N. Dreher é natural de Montenegro, RS. Nascido em 1945, graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, e doutorou-se em História da Igreja. Atualmente trabalha temáticas relacionadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período. De 1978 a 1994 foi professor de na atual Faculdades EST de São Leopoldo e de 1995 a 2011 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina. Seus últimos livros: 190 anos de imigração alemã no RS: esquecimentos e lembranças (Editora Oikos, 2014); Wilhelm Rotermund – seu tempo, suas obras (Editora Oikos, 2014); De Luder a Lutero – uma biografia (Editora Sinodal, 2015); A religião de Jacobina (Editora Oikos, 2017). É pastor ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana exerceu o ministério em diversas localidades do Rio Grande do Sul e participou de comissões nacionais e internacionais desta Igreja. Casado com Walli Dreher, é pai de duas filhas e um filho e três vezes avô.
Jonas Piccoli é escritor, ator, diretor e dramaturgo. Nasceu em Caxias do Sul em 1978 e desde então percorre o mundo com sua arte. É sócio-fundador do Grupo Ueba Produtos Notáveis, no qual trabalha desde 2004. Tem quatro livros publicados e mais de 20 textos e roteiros escritos para o teatro, que percorrem o Brasil e o exterior. Na Feira do Livro de Sapiranga ele está apresentando sua obra “As Aventuras do Fusca a Vela”. O livro trata do inusitado encontro entre um menino e o dono do ferro velho, e a amizade que eles desenvolvem a partir de então.
Sofia Meltzer Schünke é moradora de Sapiranga e aluna do 5º ano do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga. Filha de Marciana Meltzer e Lasier Schünke. Desde pequena ama ler e escrever. A partir do incentivo da família, neste ano de 2017, e com apenas 9 anos de idade, publicou a obra “Uma Aventura de Piratas”.
Milene Barazzetti é escritora, professora e contadora de histórias. Autora dos livros No Mar de Aurora e O Consertador de Coisas. Já foi patrona da Feira do Livro de Novo Hamburgo e tem trabalhado como escritora e contadora de histórias principalmente voltada ao público infantil. Oficineira da Editora Paulinas, é idealizadora e responsável pela Biblioteca Fábrica do Saber, um espaço que atende a comunidade para empréstimo de livros e realização de pesquisas em Novo Hamburgo, junto à EMEF Presidente Nilo Peçanha. É professora das disciplinas de Contação de Histórias e Contos de Fadas no curso de Pós-graduação em Ludopedagogia da Censupeg (Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação).
Cacá Melo, natural de Porto Alegre, é professora há vinte anos e como autora sempre gostou de escrever poemas, contos e letras de canções. Do encantamento pela escrita, surgiu em 2013, a possibilidade de publicar sua primeira obra Irmão? Que Confusão!. A partir daí nasceu também a vontade de levar a obra até as crianças, através da contação de história como uma vivência enriquecedora, repleta de ludicidade e musicalização. Já participou como escritora, contadora de histórias e patrona de diversas Feiras do Livro no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Entre suas obras estão títulos como Dente Mole, Por quê?, Bem-querer e De Menino ou de Menina?. É integrante da Alvales (Academia do Vale do Rio dos Sinos), da AELN (Academia dos Escritores do Litoral Norte) e do Centro Literário de São Leopoldo.
FEIRA DO LIVRO DE SAPIRANGA
PROGRAMAÇÃO
ESCRITORES, SHOWS E APRESENTAÇÕES
26 DE OUTUBRO
Palco Principal
8 horas – Abertura oficial
8h30 – Bate-papo com o historiador, professor e escritor Martin Dreher
9 horas – Apresentação teatral Rapunzel – Cia. Teatral Entre Linhas
13h30 – Bate-papo com o historiador, professor e,scritor Martin Dreher
14h30 – Apresentação teatral “Rapunzel” – Cia. Teatral Entre Linhas
19h30 – Bate-papo com a escritora local Elisa Elena Strack
20 horas – Apresentação do Grupo Balé Folclórico Origens
Sala 1 – Bate-papo
8h30, 9h30, 13h30 e 14h30 – Escritor Dilan Camargo
Sala 2 – Bate-papo
8, 9, 14 e 15 horas – Escritor Pablo Morenno
Sala 3 – Bate-papo
8h30, 9h30, 13h30 e 14h30 – Escritora local Sofia Meltzer Schünke
27 DE OUTUBRO
Palco Principal
8 horas – Espetáculo teatral As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis
9 horas – Apresentação teatral Rapunzel” – Cia. Teatral Entre Linhas
13h30 – Espetáculo teatral As Aventuras do Fusca à Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis
14h30 – Bate-papo com o escritor Pablo Morenno
15h15 – Apresentação teatral Rapunzel” – Cia. Teatral Entre Linhas
19h30 – Apresentação musical Steici Lauser
20h30 – Show com Duca Leindecker
Sala 1 – Bate-papo
8 horas – Escritor Pablo Morenno
9 horas – Escritor Jonas Piccoli
13h30 – Escritor Dilan Camargo
14h30 – Escritor Jonas Piccoli
Sala 2 – Bate-papo
8h30 – Escritor Christian David
9h30 – Escritor Dilan Camargo
13h30 e 14h30 – Escritor Christian David
Sala 3 – Bate-papo
8, 9, 14 e 15 horas – Escritor Marcelo Spalding
28 DE OUTUBRO
Palco Principal
8h30 – Bate-papo com o escritor e professor Marcelo Spalding
9 horas – Apresentação do Coro das Meninas Cantoras
9h15 – Grupos de Música das Escolas
9h45 – Apresentações de destaques do Earte 2017
10h30 – Encerramento
ATIVIDADES DIÁRIAS

Comercialização de livros
Sebo e Arte – Espaços do grupo teatral Arena da Arte, com pintura de rosto e foto com troca ou doação de livros
Mostra de Jogos: Bloco de Alfabetização
Caixas de Teatro Entre Linhas
Intervenções artísticas e Animação do grupo Paranoia Produções
Praça de Alimentação
Brinquedos Infláveis



TEATRO E MÚSICA
Duca Leindecker – Acústico
Após liderar a banda Cidadão Quem e montar a dupla Pouca Vogal com Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii), Duca mistura suas diversas fases investe na sua carreira solo e traz o show Acústico. No show acompanhado por Cláudio Mattos (bateria) e por Maurício Chaise (baixo e vocais), Duca toca piano, violão e canta as canções da Cidadão Quem, Pouca Vogal e do trabalho Voz, Violão & Batucada.
Balé Folclórico Origens
Grupo municipal de projeção folclórica, oficializado por lei municipal, é considerado patrimônio imaterial de Sapiranga. Através da dança, busca contribuir na difusão da cultura em suas várias formas de expressão, integrada com a sociedade, modificando pessoas. Em todos esses anos de trabalho, o grupo já representou o Brasil em diversos festivais internacionais de folclore pela América e Europa, recebendo prêmios e destaques, como ocorreu neste ano na passagem por três festivais na Bulgária. O grupo é formado pelo grupo adulto (que se dedica ao folclore brasileiro); grupo juvenil (que interpreta danças da cultura alemã, espanhola, italiana, portuguesa e argentina); e o grupo mirim, que faz a iniciação dos pequenos à dança. Para a feira do livro de Sapiranga, trazemos um pouco do folclore do norte do país, com o Boi Caprichoso e o Boto Tucuxi.

Steici Lauser
A cantora sapiranguense Steici Lauser participou do The Voice Kids, da TV Globo, neste ano, fazendo parte do time de Carlinhos Brown. O talento da jovem que aos 15 anos recebeu reconhecimento nacional (no reality show todos os jurados viraram a cadeira para ela) já vem há algum tempo se destacando na cidade, com seus solos no Coro Municipal de Meninas e à frente da banda Rota 239, ou ainda em pockets shows. No repertório, clássicos do rock-and-roll de bandas como AC/DC, Led Zeppelin, Creedence e Black Sabbath.
Caixas de Teatro Lambe-Lambe – Cia Entre Linhas
A modalidade Caixas de Teatro ou Teatro Lambe-Lambe vem ganhando no Brasil, desde a década de 1980, os palcos, as ruas, as praças, as bibliotecas, as feiras do livro, os festivais de teatro e múltiplos espaços alternativos para suas apresentações. O espetáculo acontece dentro de uma pequena caixa, na qual o espectador, individualmente, vai espiar por uma fenda para assistir ao enredo. Ele vai receber fones de ouvido para escutar a trilha e a narração da trama. Do outro lado da caixa, estará o ator/manipulador que vai dar vida a estes personagens e contar a história operando a sonoplastia e a iluminação, e manipulando os cenários e personagens! Isso tudo, num tempo extremamente reduzido: em torno de 2 minutos. A Cia Entre Linhas tem investido nesta modalidade desde 2003, construindo espetáculos, orientando outros colegas, realizando oficinas e apresentando-se em praças públicas, festivais nacionais e internacionais de teatro, feiras de livro e escolas. Através delas, percebe-se o olhar curioso do espectador que se aproxima e suas diferentes reações diante do espetáculo em formato diferenciado, que se assemelham muito as antigas caixas de fotógrafos lambe-lambe.
Peça teatral Rapunzel– Cia Entre Linhas
Nesta versão adaptada por Alice Ribeiro, RAPUNZEL é apresentada em forma de Contação de História e é direcionada para as crianças menores, embora o espetáculo seja oferecido para toda a família.
As Aventuras do Fusca a Vela – Grupo Ueba Produtos Notáveis
Tanto a peça quanto o livro tratam do inusitado encontro entre um menino e o dono do ferro velho, e a amizade que eles desenvolvem a partir de então. Porém o livro e a peça não contam a mesma história, segundo o autor Jonas “o livro aprofunda a relação entre os dois protagonistas, e deles com os demais personagens introduzidos na história.
O livro segue rumos diferentes do espetáculo teatral, embora tenha muito em comum com a peça.” Jonas também destaca que o livro mostra o ponto de vista de cada um dos dois personagens centrais, ora de forma leve e divertida e ora com a nostalgia do personagem mais velho ao relembrar momentos da sua vida.


OS AUTORES CONVIDADOS
PARA A FEIRA DO LIVRO 2017
Marcelo Spalding é professor, escritor, editor e jornalista. Formado em Jornalismo e Letras, é também mestre e doutor em Letras pela UFRGS. Atualmente cursa pós-doutorado em Escrita Criativa na PUCRS. Como editor, dirige a Editora Metamorfose e já editou mais de 50 livros. Como escritor, é autor dos livros ‘As cinco pontas de uma estrela’, ‘Vencer em Ilhas Tortas’, ‘Crianças do Asfalto’, ‘A Cor do Outro’, ‘Minicontos e Muito Menos’, ‘Mitos Virtuais’ e ‘Liga da literatura’, além de organizador dos livros ‘Contos de Som e Silêncio’, ‘Minicontos Coloridos’, ‘Metamorfoses’, ‘Diálogos’, entre outros. Recebeu três Prêmios AGES Livro do Ano e um Prêmio Açorianos de Literatura. É o idealizador do movimento Literatura Digital, tendo publicado dois projetos inéditos de literatura digital, ‘Minicontos Coloridos’ e o hiperconto ‘Um Estudo em Vermelho’.
Christian David é graduado em Biologia e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira na UFRGS. Participante e organizador de diversos movimentos que procuram valorizar a literatura infantil e juvenil como a Confraria Reinações e a Odisseia de Literatura Fantástica. Utiliza-se de cenários cotidianos ou fantásticos para contar suas histórias e discutir suas inquietações, e não planeja parar tão cedo. Tem participado de mesas-redondas abordando a literatura infantojuvenil e de encontros com alunos em escolas do Rio Grande do Sul.
Pablo Morenno, escritor e palestrante, graduou-se em Filosofia e Direito. É escritor de literatura para crianças e jovens com dez livros publicados. Escreve para jornais, revistas e páginas da internet. Recebeu o Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007. Seu livro Flor de Guernica foi finalista do Prêmio Açorianos de 2010 e recebeu o Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores. O mesmo livro, em nova edição, foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha de 2017 e é finalista do prêmio Cidade de Passo Fundo. Vive em Passo Fundo-RS.
Elisa Elena Strack, graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, com Especialização em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Atualmente está cursando Psicologia e também uma especialização em Aconselhamento Pastoral Familiar.
A Escritora Elisa Elena, irá nos falar sobre seu livro autobiográfico, Relatos – Comprometimento e Determinação. Da linha de produção a assessoria executiva, sua primeira obra lançada em Abril deste ano, aqui em Sapiranga.
Dilan Camargo, gaúcho de Itaqui, tem publicado, em cerca de 30 anos de carreira, mais de 20 livros de poemas e contos infantis, juvenis e adultos, além de peças teatrais e letras de canções. Vencedor de prêmios em literatura e de música em vários festivais, com longo histórico de publicações em jornais e participações em feiras de livro, Dilan é um dos fundadores da Associação Gaúcha de Escritores.
Martin N. Dreher é natural de Montenegro, RS. Nascido em 1945, graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, e doutorou-se em História da Igreja. Atualmente trabalha temáticas relacionadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período. De 1978 a 1994 foi professor de na atual Faculdades EST de São Leopoldo e de 1995 a 2011 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina. Seus últimos livros: 190 anos de imigração alemã no RS: esquecimentos e lembranças (Editora Oikos, 2014); Wilhelm Rotermund – seu tempo, suas obras (Editora Oikos, 2014); De Luder a Lutero – uma biografia (Editora Sinodal, 2015); A religião de Jacobina (Editora Oikos, 2017). É pastor ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana exerceu o ministério em diversas localidades do Rio Grande do Sul e participou de comissões nacionais e internacionais desta Igreja. Casado com Walli Dreher, é pai de duas filhas e um filho e três vezes avô.
Jonas Piccoli é escritor, ator, diretor e dramaturgo. Nasceu em Caxias do Sul em 1978 e desde então percorre o mundo com sua arte. É sócio-fundador do Grupo Ueba Produtos Notáveis, no qual trabalha desde 2004. Tem quatro livros publicados e mais de 20 textos e roteiros escritos para o teatro, que percorrem o Brasil e o exterior. Na Feira do Livro de Sapiranga ele está apresentando sua obra “As Aventuras do Fusca a Vela”. O livro trata do inusitado encontro entre um menino e o dono do ferro velho, e a amizade que eles desenvolvem a partir de então.
Sofia Meltzer Schünke é moradora de Sapiranga e aluna do 5º ano do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga. Filha de Marciana Meltzer e Lasier Schünke. Desde pequena ama ler e escrever. A partir do incentivo da família, neste ano de 2017, e com apenas 9 anos de idade, publicou a obra “Uma Aventura de Piratas”.
Milene Barazzetti é escritora, professora e contadora de histórias. Autora dos livros No Mar de Aurora e O Consertador de Coisas. Já foi patrona da Feira do Livro de Novo Hamburgo e tem trabalhado como escritora e contadora de histórias principalmente voltada ao público infantil. Oficineira da Editora Paulinas, é idealizadora e responsável pela Biblioteca Fábrica do Saber, um espaço que atende a comunidade para empréstimo de livros e realização de pesquisas em Novo Hamburgo, junto à EMEF Presidente Nilo Peçanha. É professora das disciplinas de Contação de Histórias e Contos de Fadas no curso de Pós-graduação em Ludopedagogia da Censupeg (Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação).
Cacá Melo, natural de Porto Alegre, é professora há vinte anos e como autora sempre gostou de escrever poemas, contos e letras de canções. Do encantamento pela escrita, surgiu em 2013, a possibilidade de publicar sua primeira obra Irmão? Que Confusão!. A partir daí nasceu também a vontade de levar a obra até as crianças, através da contação de história como uma vivência enriquecedora, repleta de ludicidade e musicalização. Já participou como escritora, contadora de histórias e patrona de diversas Feiras do Livro no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Entre suas obras estão títulos como Dente Mole, Por quê?, Bem-querer e De Menino ou de Menina?. É integrante da Alvales (Academia do Vale do Rio dos Sinos), da AELN (Academia dos Escritores do Litoral Norte) e do Centro Literário de São Leopoldo.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp_Image_2025-03-21_at_16.50.19

Inscrições abertas para formação da próxima Corte da Festa das Rosas

  • 23/03/2025
Convite_-_Esporte_para_Todos_2025_-_março_CARD

Smed promove sábado voltado ao esporte educacional

  • 22/03/2025
IMG_4918

Empresas sapiranguense participam da 48ª edição da Fimec

  • 21/03/2025
20250320_154150

Equipes da Educação participam de formação sobre desenvolvimento escolar

  • 21/03/2025
Imagem do WhatsApp de 2025-03-20 à(s) 16.20.01_319411a8

Sapiranga é destaque na região com ações de saúde na Atenção Primária

  • 20/03/2025

Perguntas Frequentes