`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Palestra trata de suicídio, tabu que tem mês de alerta através do Setembro Amarelo
Dia também foi marcado com caminhada de membros do Caps pelo Centro
  • 12 de setembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sapiranga, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV) proporcionou na tarde desta segunda-feira uma importante conversa com conscientização sobre um assunto que ainda é tabu: o suicídio.
Falando sobre a importância de se debater esse assunto, a palestra apresentada por Anildo Fernandes, coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Visa faz parte das ações que marcam a campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à luta contra o suicídio, um problema real, cercado de mitos e reservas e pouco discutido na sociedade. Entre os dados impressionantes apresentados, a informação de que a cada 45 minutos um brasileiro comete o suicídio, e de que cada grupo de 30 pessoas, cinco já pensaram alguma vez em suicídio.
A palestra, que foi realizada no Auditório Jacobina Maurer, da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre profissionais da Saúde, agentes comunitários, agentes do CVV e usuários do Caps. Foram apresentadas ações do CVV, assim como maneiras de prevenção, causas e compreensão sobre o suicídio, também se buscando identificar sintomas que demonstrem quando uma pessoa está com tendências suicidas. O tema foi ressaltado ainda pela secretária municipal de Saúde de Sapiranga, Janete Hess, que, durante sua fala lembrou que a cidade é a segunda em número de suicídios no Vale do Sinos.
VALORIZAÇÃO DA VIDA
O CVV foi criado na década de 1960, e hoje atua em todo o Brasil oferecendo atividades e atendimento de prevenção ao suicídio. Entre os seus serviços está o atendimento para pessoas em situações emocionais graves (como possíveis suicidas) com o contato que pode ser feito pela internet através do site wwe.cvv.org.br ou pelo telefone pelo numero 188, de forma anônima e gratuita, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

feira-24

Deisi Gomes Pzenicka assume Secretaria Municipal de Educação em Sapiranga

  • 04/02/2026
feira-26

Educação inicia preparação para o ano letivo em reunião com equipes diretivas

  • 04/02/2026
WhatsApp Image 2026-01-22 at 12.35.02 (1)

Escolas municipais recebem borrifação contra dengue

  • 04/02/2026
2-PMS09856

Quadra poliesportiva do Parque do Imigrante é reaberta para uso da comunidade

  • 03/02/2026
IMG_3295

Educação Infantil: inscrições para creche seguem abertas até 28 de fevereiro

  • 02/02/2026

Perguntas Frequentes