`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeita visita a EMEF La Salle e confere projeto pioneiro para alunos autistas
Projeto inédito na região incorpora atividades especiais e integração dos alunos na EMEF La Salle
  • 31 de março de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Prefeitura de Sapiranga

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A prefeita Corinha Molling esteve na tarde desta quinta-feira, 31 de março, visitando a Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, no bairro Santa Fé, para conferir as atividades do projeto pioneiro na região, que atende desde março alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sapiranga. Coordenado pela professora Amanda Rita Costa de Araújo, que atende a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, o projeto atende três alunos (um de nível leve e dois de nível moderado de TEA) com atividades diversas durante a semana. Durante a visita, a prefeita Corinha ainda aproveitou para conferir o lanche das crianças e conversar com alunos da escola, lembrando durante a visita, emocionada, que o projeto executado na escola é a realização de um sonho que carrega desde sua atuação como secretária municipal de Educação, entre 2004 e 2006. “É um projeto maravilhoso e que mostra o comprometimento da nossa Smed com o avanço na educação.”
Além de auxiliar no desenvolvimento, interação e inclusão dos alunos com autismo, o projeto busca principalmente se tornar uma fonte de conhecimento para outros educadores e escolas em Sapiranga, segundo conta a terapeuta ocupacional e componente do projeto Flávia Matias. “O objetivo é ser referência para as outras escolas, e não um centro para concentrar os alunos autistas. Queremos que as outras escolas também tenham projetos assim, e que encontrem aqui uma referência de como fazer. A inclusão deve acontecer em todas as escolas. É preciso que toda a rede saiba incorporar esses alunos”, explicou Flávia, que realiza com os alunos o acompanhamento terapêutico que ocorre no contraturno das aulas.
Além de frequentarem a sala de aula com as outras crianças, os três alunos do projeto têm um currículo adaptado de acordo com o caso de cada um, e também participam de oficinas que ocorrem durante a semana. São oficinas de artes, expressão corporal, informática e de pedagogia lúdica, que ocorrem no mesmo turno das aulas.
AUXÍLIO
Para auxiliar os professores, as turmas contam ainda com monitores de sala, que são educadores formados ou em formação (como estudantes do Magistério, professores, pedagogos, etc.). Todos os profissionais da escola, segundo a coordenadora do projeto, receberão capacitação para acompanhar e auxiliar os estudantes. “Serão quatro encontros com professores, funcionários e monitores, para capacitá-los e orientá-los sobre o autismo”, salientou Amanda, comentando que a capacitação e formação continuada são medidas necessárias e prioridade para o bom andamento do projeto.
Os pais também recebem atenção das educadoras, e há, inclusive, a ideia de se criar um grupo de pais para auxiliá-los na convivência com o autismo.
O projeto do polo de atendimento especializado para crianças com autismo foi apresentado à prefeita Corinha Molling em novembro de 2015, quando estiveram na Prefeitura a coordenadora do projeto, acompanhada da terapeuta ocupacional Flavia Moreira Matias e a psicomotricista Silvani Schäeffer, junto à secretária Municipal de Educação Maria Fátima de Souza e a supervisora da Educação Especial Adriana Regina Matiazzi. Mais informações pelo telefone 3599-9500 ramal 306.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

PMS09338

Biblioteca Pública reabre após reforma completa

  • 01/02/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1-05.jpg

Descarte de galhos e entulhos: Centenário II

  • 31/01/2026
feira de orgânicos especial professores.jpg

Feira de Orgânicos celebra datas especiais

  • 29/01/2026
visita-13

Comitiva interestadual visita a cidade para conhecer o IP Sapiranga

  • 28/01/2026
RGE

RGE abre vagas para curso gratuito de Operador

  • 28/01/2026

Perguntas Frequentes