`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeitura dá a devida destinação de duas toneladas de lixo recolhidas na festa
Trabalho, que inclui coleta de óleo de cozinha, faz parte do plano de redução de impactos ambientais
  • 26 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Eduardo Freese/Secretaria de Obras

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A 32.ª Festa das Rosas, além de toda diversão proporcionada ao público, tem por trás todo um planejamento de trabalho para a execução de serviços, caso da coleta de lixo gerado nos quatro dia de evento no Parcão. Foram geradas mais de duas toneladas de lixo, resíduos estes coletados diariamente pela equipe de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Nos primeiros dois dias de festa, segundo levantamento do departamento, 920 quilos de lixo foram recolhidos. Já nos dois últimos dias de festa o lixo produzido alcançou a marca de 1.200 quilos, sendo que cerca de 80% é reciclável.
Segundo o coordenador de Limpeza Urbana Eduardo Freese, os 1.200 quilos de lixo produzido no último fim de semana da festa já foram encaminhados à Recicooper, responsável pela reciclagem. “Recolhemos esse lixo e fizemos a triagem para encaminhar para a cooperativa que trabalha junto à Cetrisa. Cerca de 80% desse lixo pode ser reciclado”, informou. Na Central de Triagem de Resíduos de Sapiranga (Cetrisa), a Recicooper realizará o trabalho de reciclagem do material que é composto de latas, papelão, garrafas pet brancas e verdes e copos plásticos. No total, o lixo recolhido durante os quatro dias de festa soma 2.120 quilos.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente (DMA), Andréa Oberherr “o que não se consegue reciclar é destinado pela cooperativa para aterros sanitários”. No primeiro final de semana de festa, o lixo recolhido pelas equipes da limpeza totalizou 920 quilos, que foram encaminhados à empresa Trespel Aparas de Sucatas de Sapiranga, responsável pelo recolhimento do lixo e licenciada pelo DMA, que encaminhou os resíduos não utilizados ao local adequado. A reciclagem do material recolhido é feita desde a 30.ª edição da festa, como parte do plano de redução de impactos ambientais.
ÓLEO DE COZINHA
Além de reciclagem, o descarte de óleo de cozinha também recebeu atenção durante a 32.ª Festa das Rosas. Cedidos pela empresa Coleto ao Departamento de Meio Ambiente (DMA), foram distribuídos nos arredores da Praça de Alimentação no Parque do Imigrante tonéis para o descarte do óleo usado pelas bancas de lanches do local.
Segundo a coordenadora do DMA, Andréa Oberherr, “o objetivo é dar ao óleo utilizado nas cozinhas da praça de alimentação o descarte correto e destinação adequada, evitando que o material contamine a natureza sendo descartado incorretamente”, informou. O público também pôde contribuir levando até o parque suas garrafas com o óleo de cozinha usado. No total, durante os dois finais de semana da Festa das Rosas foram recolhidos 220 litros de óleo usado, que foram recolhidos pela Coleto e destinados adequadamente.
Atualmente, Sapiranga conta com pontos permanentes de coleta de óleo com ecopontos em doze escolas do município (a lista pode ser acessada no site www.sapiranga.rs.gov.br), no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) e na Prefeitura Municipal. O material é recolhido pela Coleto que faz o serviço de forma gratuita para a Prefeitura.

Categorias:

|

Últimas notícias

6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025
Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública (2)

Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública

  • 22/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025

Perguntas Frequentes