`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeitura de Sapiranga intensifica combate ao mosquito Aedes Aegypti
Diversas ações estão sendo realizadas para eliminar larvas do mosquito
  • 4 de julho de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Transmissor de doenças como dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, o mosquito Aedes aegypti não está tendo vida fácil em Sapiranga. O Setor de Controle de Endemias, ligado a Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações de combate à proliferação do mosquito. Além de visitas periódicas a pontos estratégicos, visitas domiciliares e pesquisas, os profissionais também realizam palestras, vistorias em cemitérios, entre outras ações.

“Temos que estar constantemente em alerta e ativos para evitar que a doença afete nossa população”, destaca a prefeita Corinha Molling. “Este combate ao mosquito precisa do engajamento de toda a população, pois só assim conseguiremos eliminar esse problema”, finaliza.

Comitê Municipal

Desde 2017, Sapiranga conta com um Comitê Municipal da Dengue e o Programa de Prevenção e Controle da Dengue. Criado pela Lei Municipal 6.035/2017, de 4 de abril de 2017, o Comitê Municipal de Prevenção e Controle à Dengue é constituído por entidades governamentais e não governamentais de caráter consultivo, de assessoramento, de fiscalização e de participação na formulação de ações e medidas educativas, preventivas e de mobilização da sociedade que são voltadas à prevenção e ao controle da dengue.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

A comunidade também pode auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, denunciando possíveis focos para a Vigilância Sanitária, Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, através dos telefones 3959-1056 / 3959-1057 ou pelo e-mail dengue@saude.sapiranga.rs.gov.br.

O alerta é para a necessidade de que toda a população redobre os cuidados para evitar focos com água parada. É preciso manter caixas d’água sempre fechadas, limpar periodicamente as calhas, tratar regularmente as águas de piscinas, eliminar pratos de vasos de flores ou preencher eles com areia, verificar (e evitar) pneus descartados a céu aberto, além de destinar corretamente o lixo doméstico.

Importante lembrar que os agentes estão uniformizados e identificados, não pedindo o cadastro de qualquer documentação pessoal nas casas visitadas. Para conferência do agente, o morador pode ligar para 3959-1057, ramal 205, para confirmar se a equipe é realmente da Vigilância Sanitária sapiranguense.

PREVINA-SE

A primeira e mais importante ação no combate ao mosquito Aedes aegypti, que carrega as preocupações com dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela, é evitar ambientes em que as larvas do inseto possam proliferar. Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações fundamentais e contribuem para evitar a disseminação dos vírus transmissores das doenças.

Ações realizadas no combate a dengue em Sapiranga

– Visitas quinzenais aos 119 Pontos Estratégicos (borracharias, lavagens, floriculturas, depósitos de reciclagens, etc.) instalados no Município;

– Visitas domiciliares aos imóveis em todos os bairros do Município em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde;

– Realização de 04 (quatro) ciclos do LIRA(Levantamento de Índice Rápido) conforme calendário passado pelo Estado;

– Pesquisas Vetoriais Especiais quando notificado caso suspeito de alguma das doenças;

– Palestras educativas em todas as escolas da rede, realizada pelos Agentes de Endemias e apresentação teatral na rede infantil realizada pelo Agentes Comunitários de Saúde;

– Palestras em empresas, entidades e outros locais conforme solicitações;

– Vistorias mensais em todos os cemitérios;

– Atendimento de denúncias e solicitações feitas pela população em casos que consideram de risco para proliferação do mosquito;

– Mapeamento e reconhecimento geográfico para levantamento e atualização do número de imóveis do Município;

– Laboratório de Identificação Larvária;

– Recolhimento de alguns descartes indevidos em via pública ou terrenos baldios;

– ECOPONTO ativo para armazenamento de pneus que são recolhidos;

– Implantação do Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Dengue, ativo desde 2017, promovendo reuniões mensais com seus representantes;

– Ações educativas realizadas junto a comunidade como mutirões de limpeza e palestras de orientações;

– Participação em eventos e divulgação junto a mídia da situação epidemiológica do Município, como medidas preventivas;

– Carro de som com campanha de combate ao mosquito;

– Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito realizada anualmente em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto.

Categorias:

|

Últimas notícias

7

Escolas municipais avaliam desempenho de estudantes com a prova Sapiens

  • 28/03/2025
LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025

Perguntas Frequentes