`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeitura de Sapiranga repõe árvores com risco de queda
50 mudas de várias espécies foram plantadas de forma compensatória pela RGE, nesta terça-feira, 2
  • 3 de outubro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Conforme prometido pela Prefeitura Municipal de Sapiranga, ontem ocorreu o plantio compensatório da RGE Sul de 50 mudas de árvores das espécies Canafístula, Quaresmeira, Sibipiruna e Ipê. As mudas substituíram as árvores retiradas (em agosto deste ano) em situação de risco de queda (estado fitossanitário comprometido) no Município.

Na Praça das Nações, na Avenida 20 de Setembro, Centro da cidade foram plantadas 11 mudas de Canafístulas. Na Rua Sete de Setembro, a RGE compensou a retirada de árvores com o plantio de seis mudas da espécie Quaresmeira. Na ciclovia da Avenida 20 de Setembro, próximo ao Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna, bairro Voo Livre foram plantadas 17 mudas de Ipê e Sibipiruna. Também na Avenida 20 de Setembro, Centro da cidade, 15 mudas da espécie Pata-de-Vaca foram plantadas em frente à Indústria de Calçados Paquetá. Já em frente ao Centro Administrativo a equipe da RGE plantou uma muda de Ipê.

As árvores que foram retiradas fazem parte de uma substituição planejada. As Canafístulas retiradas passaram por análise técnica do Departamento de Meio Ambiente, que avaliou as árvores quanto ao risco que ofereciam. O resultado da análise apontou grau ALTO para risco de queda, além dos exemplares apresentarem estado fitossanitário comprometido e deformação do aspecto natural da espécie, uma vez que apresentam sinais de apodrecimento da maioria dos galhos e descaracterização da copa. Apenas a parte basal do fuste aparentemente estava saudável.

Todas as árvores retiradas foram substituídas pela RGE Sul nesta terça-feira, 2 de outubro, por espécies indicadas pelo DMA, de no mínimo 2 metros de altura. A autorização foi realizada com base na avaliação do Formulário Básico de Avaliação de Árvores de Risco (Sociedade Internacional de Arborização- ISA- 2013). O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura destaca que o manejo das árvores da arborização urbana é sempre necessário neste caso específico, as árvores não apresentavam mais copa, além dos históricos de galhos podres caindo sobre carros e pessoas andando na praça.

Categorias:

|

Últimas notícias

6-20250916_091137

Grupos das Asemas visitam o Acampamento Farroupilha

  • 18/09/2025
1

Estudantes concluem segunda etapa da prova Sapiens

  • 17/09/2025
20250912_100432

Café com Conhecimento orienta empresas sobre a nova Lei de Licitações

  • 17/09/2025
IMG_6201

Cras São Luiz recebe prédio reformado

  • 16/09/2025
WhatsApp Image 2025-09-15 at 20.24.43 (2)

Polo UAB Sapiranga realiza formatura do curso de Licenciatura em História

  • 16/09/2025

Perguntas Frequentes