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Prefeitura estuda condições do trecho que desabou na Estrada Kraemer-Eck
Perfurações no solo apontam grande quantidade de água sob a pista devido às recentes enxurradas
  • 19 de outubro de 2015
  • 00:00

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Fotos: Guilherme Schmidt/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Guilherme Schmidt/Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Sapiranga já está buscando soluções para a Estrada Kraemer-Eck, interditada no último sábado, 17 de outubro, devido a novas rachaduras e deformações que surgiram na pista que cedeu com as fortes enxurradas que desde julho castigam a região. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, o secretário municipal de Planejamento Olavo Thiele e o topógrafo Edison Conceição acompanharam os trabalhos de sondagem do solo feito por uma empresa de perfuração. Os primeiros resultados mostraram que a interdição total da estrada foi acertada, já que nos pontos perfurados na estrada mostraram que a pista está sobre grande quantidade de água (um dos buracos da perfuração, que apresentava 19 metros,de profundidade, em poucos instantes se encheu e jorrou água pela pista). As perfurações em pontos diferentes da estrada são para se verificar as condições do terreno em busca de uma base sólida para a reconstrução da pista que cedeu no Km 5 (sentido Sapiranga-Dois Irmãos).
O desnível da parte que cedeu da estrada, que em julho estava em cerca de um metro, agora já ultrapassa os dois metros, e parte da pista que estava intacta começou a apresentar rachaduras e deformações do asfalto. “Se tivéssemos feito o aterro imediato do local, certamente estaríamos com o mesmo problema, ou até pior, pois teríamos corrido o risco de um acidente grave no local”, comenta Conceição. O secretário Thiele ressalta que nas primeiras perfurações já deu para se notar que a pista está sobre uma espécie de bolsão de água devido às infiltrações sob a estrada causadas pelas enxurradas. “Perfuramos 19 metros para encontrar base sólida na pista que já cedeu, demonstrando que o trecho realmente apresentava perigo de desabar totalmente e causar um acidente grave.” A solução para que o tráfego reabra o mais rápido possível seria a construção de um desvio lateral provisório junto ao trecho que desabou. “Estamos analisando esta operação que é a mais viável, já que aterrar a área que desabou para construir uma pista em cima poderia ser algo arriscado”, explica Conceição.
A Prefeitura faz um alerta à sinalização colocada no local, já que, apesar da interdição com placas, muitos motoristas (principalmente motociclistas) insistem em ultrapassar a barreira, que muitas vezes é imprudentemente retirada. “As pessoas precisam entender que há perigo no local, pois a pista está cedendo, e o tráfego de veículos (principalmente os pesados) agrava esta situação”, alerta Thiele.

MONITORAMENTO
A ruptura no asfalto e o deslizamento de terra na Estrada Kraemer-Eck causados pelas fortes chuvas vêm sendo monitorados pela Secretaria de Planejamento desde julho. “Não podíamos simplesmente aterrar e reconstruir a pista sem saber como o terreno se comportaria”, explica Conceição. “As pessoas precisam entender que , por se tratar de uma encosta íngreme e castigada pelas chuvaradas, a solução não é tão simples”, explica Thiele. Uma solução imediata, como um simples aterramento do trecho que cedeu, não era possível pois o terreno estava apresentando instabilidade desde o início. O solo no trecho, inclusive, ainda apresenta instabilidade no terreno, que cedeu mais nos últimos dias devido às novas enxurradas, resultando na medida de interdição. Segundo especialistas, certamente se o aterramento e a reconstrução da pista tivessem sido feitos de imediato, o trecho teria voltado a ceder devido à instabilidade do solo no local. “Era preciso verificar como o terreno se comportaria, e com as enxurradas dos últimos dias, o solo cedeu mais”, diz Conceição. Agora é necessário analisar as condições do trecho , pois é necessária uma base sólida para se reconstruir a pista no local. Em nota, a Prefeitura de Sapiranga destacou que entende a importância da estrada e os transtornos que causam o seu fechamento, mas neste momento a segurança é a prioridade.

CONFIRA MAIS VÍDEOS SOBRE A SONDAGEM:
– Buraco da perfuração às 11 horas
– Buraco da perfuração ao meio-dia
– Buraco da perfuração às 13 horas
– Visão do deslizamento com água ainda descendo a encosta após três dias sem chuva

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