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Primeiros meses de Proami na rede municipal de ensino têm resultados positivos
Programa pioneiro na região é direcionado para a educação inclusiva
  • 29 de dezembro de 2023
  • 09:10

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No mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou o lançamento oficial do Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (Proami). Desde então o projeto vem sendo desenvolvido na rede, com o objetivo principal de fornecer uma educação inclusiva ainda mais eficiente.

O neurocientista Guilherme Nogueira é o consultor do programa e está a frente da elaboração dos protocolos a serem aplicados nas escolas. No entanto, para que o projeto seja embasado e efetivo, várias fases precisam ser realizadas. Em um primeiro momento, logo após o lançamento, iniciaram as reuniões de capacitação com o grupo de avaliadores. Dez profissionais selecionados pela Smed passaram em cada uma das escolas de ensino fundamental aplicando protocolos iniciais e captando informações para uma base de dados. Esse kit de avaliação engloba atividades e observações necessárias para saber como está o desenvolvimento do aluno.

O passo seguinte do programa foi a formação do chamado ‘grupo controle’, um termo técnico para designar um grupo de alunos, com desenvolvimento típico, que passou por atividades avaliativas. “Essa parte do trabalho é importante para elaborarmos uma linha média de desenvolvimento dos alunos. A partir daí será possível estabelecer um parâmetro de comparação em grupo”, explica Nogueira. A terceira etapa do programa também envolve a avaliação de um grupo, dessa vez com alunos de desenvolvimento atípico, para que também seja estabelecida uma média comparativa. Com esses dados coletados é possível fazer o tratamento estatístico e saber como está o aprendizado na rede, seja de alunos de inclusão ou não. “É como se tivéssemos uma linha de aprendizado considerada média. A partir das atividades que aplicamos os alunos vão se aproximar ou se distanciar dessa média e assim é possível identificar qual a necessidade dele. Por exemplo, há um aluno de inclusão que tem dificuldade de fala, mas, no quesito aprendizado e leitura ele está dentro da média geral, então precisamos focar na questão da fala e não é necessário que ele tenha adaptação no currículo de aula, ele poderá acompanhar os colegas típicos”, detalha.

Na quarta etapa do programa, que deve ser desenvolvida no início do ano letivo de 2024, acontece a correlação dos dados captados nos dois grupos (desenvolvimento típico e desenvolvimento atípico) e assim a finalização do protocolo de avaliação que será usado pelas equipes de AEE em cada escola. A fase final dessa etapa do Proami, direcionada para alunos de 6 a 15 anos, está prevista para agosto, mas já se estuda a elaboração de protocolos também para a educação infantil. “Um ponto importante é que o Proami representa um estudo pioneiro que vai qualificar o ensino inclusivo na nossa rede. Nunca se mapeou de maneira tão detalhada as necessidades do aluno e isso tratá resultados a curto e médio prazo, fazendo da educação de Sapiranga uma referência”, ressalta a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

O Proami está direcionado para a educação especial, mas representa qualificação para todo o ensino. Com a aplicação dos protocolos os diagnósticos serão mais precisos e aos tratamentos direcionados para as necessidades específicas do aluno. No caso de uma avaliação que indicaria vários especialistas como neurologista, psicólogo, psicomotricista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros, o protocolo já pode direcionar assertivamente onde está a defasagem e assim a especialidade. Para pais e professores o Proami vem como um suporte a mais na busca para uma educação inclusiva com aprendizado para todos.

Texto e foto: Cláudia Silva 

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