`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Produções audiovisuais desenvolvidas através da Lei Paulo Gustavo fortalecem o cenário cultural sapiranguense
O investimento totalizou mais de meio milhão de reais para a aplicação dos projetos habilitados
  • 4 de novembro de 2024
  • 18:24

Compartilhe:

O repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) ajudou a movimentar o cenário cultural sapiranguense. Isso porque novas produções foram desenvolvidas nos últimos meses, permitindo que a comunidade cultural e artística expandisse seus horizontes no que diz respeito à produção de conteúdos audiovisuais, como videoclipes, curta-metragens e documentários. Uma dessas produções é o documentário “Rosa Morena: A Presença Negra na Cidade das Rosas”, que será lançado próxima terça-feira, 5, às 19h30, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck.

Financiado pela LPG, o documentário “Rosa Morena: A Presença Negra na Cidade das Rosas”, uma produção de Ismael Boeira, destaca a presença, a história e as vivências da população negra na cidade, em um resgate histórico e cultural. O projeto dirigido por Boeira, Ananda de Oliveira e Jesse Boeira propõe uma reflexão profunda sobre a diversidade cultural que constrói a identidade sapiranguense, valorizando a contribuição da comunidade negra na história local. “O documentário surgiu da necessidade de resgatar a presença histórica da população negra. Realizamos entrevistas com 16 moradores, todos trazendo em si as marcas dessa presença, seja por descendência ou por terem vivido a Sapiranga dos anos 1960. Percorremos bairros e conversamos principalmente com mulheres negras que participaram do processo de emancipação da cidade e contribuíram para a cultura local”, explicou Boeira, que ressalta que o projeto tem como contrapartida a entrega de um e-book pedagógico para que professores possam trabalhar sobre importância dessas figuras negras que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Sapiranga.

Outro projeto que recebeu o financiamento da LPG foi o videoclipe da música Intrínseco, o primeiro da banda Volper. Como contrapartida, o grupo realizou um evento no Centro de Cultura para estudantes e que abordou sobre o Setembro Amarelo e a valorização da vida. Ansiedade: entre o natural e o patológico foi uma palestra que marcou a pré-estreia do clipe musical no mês de setembro. “Fomos contemplados com a Lei Paulo Gustavo e isso foi fundamental para gravar um material de qualidade, pois não teríamos tantos recursos para isso. A LPG tem um impacto positivo na comunidade artística local, pois fortalece o cenário cultural e dá oportunidades. Somos gratos por fazer parte desse projeto que valoriza e incentiva a comunidade artística local. Acreditamos que políticas públicas inteligentes podem transformar e enriquecer culturalmente”, resumiu o baterista da Volper, Vini Schutz. A banda que tem 16 anos de estrada é formada por Luciano Haack (vocal), Douglas Koehler (guitarra), Felipe Streit (baixo) e Marlon Souza (guitarra).

Além desses dois projetos propostos, outros oito foram selecionados pelo edital de fomento à produção audiovisual. Conforme a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen, Sapiranga recebeu mais de meio milhão de reais para investir nos projetos habilitados. “Já podemos ver os resultados desses produtos audiovisuais que foram contemplados com a LPG, o que nos deixa muito felizes por poder ver esse retorno à comunidade cultural de nossa cidade, fazendo com que esse cenário só cresça e apresente produções de qualidade, além de fomentar a economia”, salientou.

Até o dia 13 de novembro ocorre mais um chamamento de novo edital da LPG. Proponentes da área cultural já podem realizar a inscrição e conferir o Edital nº 105/2024 disponível na página Lei Paulo Gustavo em sapiranga.atende.net.

Lei Paulo Gustavo

A LPG é uma ação direta do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, que visa reduzir os impactos da pandemia sofridos pelo setor cultural e visa restabelecer as cadeias econômicas da cultura, incentivando os agentes e atraindo novamente a mão de obra qualifica para o setor.

Os recursos da Lei Paulo Gustavo são provenientes do superávit financeiro do Fundo Nacional da Cultura (FNC) acumulado e do Fundo Setorial do Audiovisual. São destinados aproximadamente 70% para o setor audiovisual e 30% para outras linguagens artísticas.

O valor total dos recursos destinado ao município é de R$ 683.137,15 e são exclusivamente ao investimento na cultura sapiranguense. Ao todo, são 32 projetos selecionados pela LPG nas categorias audiovisual e ações culturais.

Confira a lista dos projetos audiovisuais feitos em Sapiranga

A Incrível Jornada em Busca do Dragão Perdido, de Jardel da Rocha

Rosa Morena: A presença negra na Cidade das Rosas, de Ismael Martins

É preciso falar de música, de Iara Magajewski

Bairro São Luiz, um bonito retrato de Sapiranga, de Maicon Douglas

Voe alto em Sapiranga: A história do voo livre na cidade, do Grupo Repercussão

O Cárcere do Outro: Um curta-metragem documental sobre uma pesquisa em artes cênicas, de Tiago Silva

30 anos de Propagação do Folclore Brasileiro, de Everton Castanho

Luz no Coração – uma música positiva autoral! Por Demétrios Ferreira

Hospitalidade, de Adriano Vidal

Videoclipe Intrínseco: Sua mente não é sua inimiga, da banda Volper

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025
Desafio Ferrabraz_140425_Prancheta 1

Morro Ferrabraz recebe competição multiesportiva

  • 17/04/2025
7205f9ce4b1cef076edd64730d9af8dc7eb5895b

Procon dá dicas para aproveitar a Páscoa sem prejuízos

  • 16/04/2025

Perguntas Frequentes