`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Proerd forma mais de cem alunos em Sapiranga
Evento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência aconteceu no Centro de Cultura
  • 28 de novembro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Comunicação

Crédito da Notícia:

Não faltou animação na tarde de segunda-feira, 26 de novembro, na solenidade de formatura dos alunos do 2.º semestre de 2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Sapiranga. O Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck recebeu 140 formandos no projeto que é realizado pela Brigada Militar em parceria com a Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

A cerimônia teve a participação da prefeita Corinha Molling, que conversou com os alunos sobre a importância de viver em família longe das drogas.”É na família que vocês encontram todo o apoio para continuar seguindo em frente na busca dos objetivos. Este encontro é um grande ensinamento para a formação desses futuros cidadãos”.

Na abertura do evento, a Banda da Brigada Militar do CRPO/VRS, regida pelo sargento Cleomir Cezar Blauth, apresentou o Hino Nacional Brasileiro e músicas populares. A solenidade também contou com a participação dos mascotes do Proerd e Brigada Militar, que animaram a criançada. Quem também animou a tarde dos formandos foi a Banda 4 AM do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga (Unidade de Ensino Duque de Caxias).

A solenidade de formatura do Proerd teve ainda as presenças do comandante do 32.º BPM – Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski; supervisora pedagógica, Gisele Alcantara Barbosa (que esteve representando a secretária municipal Cláudia Kichler) da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto; presidente do Consepro de Sapiranga, Flávio Barth; presidente da Câmara de Vereadores, José Balardin; coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, comandante do CRPO/VRS; representantes de entidades da comunidade e de instituições comerciais, financeiras e industriais; comandantes de órgãos Policiais Militares do Vale do Riodos Sinos; oficiais e praças da Brigada Militar; clubes de serviço de Sapiranga; equipes diretivas, professores e alunos das escolas municipais; além da comunidade.

CONSCIENTIZAÇÃO

Um dos momentos marcantes na tarde de segunda-feira, 26, foi o juramento assumido pelos formandos. A instrutora do Proerd de Sapiranga, soldado Fernanda Simone Lemos realizou o ato com os alunos. Com a mão direita erguida os estudantes firmaram o compromisso pronunciando em voz alta a seguinte frase: ”Prometo resistir às drogas , à violência, para o meu bem, da minha família e da minha comunidade”.

PREMIAÇÃO

Os certificados foram entregues pelo instrutor do Proerd de Sapiranga às diretoras das escolas, além de um mimo do programa, em agradecimento pelo apoio realizado.Diretora Kátia Alves (EMEF Pastor Rodolfo Saenger) , diretora Amanda Costa de Araujo (EMEF Érico Veríssimo) e diretor Sergio Ervino Michels (Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga – Unidade de Ensino Duque de Caxias).

O Proerd formou neste semestre cinco turmas do quinto ano das escolas municipais. Os formandos elaboraram redações sobre a resistência às drogas. Cada escola fez uma avaliação inicial, reunindo a comunidade escolar, a qual destacaram os melhores trabalhos, e que posteriormente passaram por uma nova avaliação no 32.° BPM, onde foram selecionadas 25 redações.

O PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma iniciativa da Polícia Militar no sentido de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio buscando o combate à criminalidade. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre escolas, pais e Polícia Militar.

O Proerd é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Hoje,le é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais.

O programa traz noções de cidadania, objetivando prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar algum tipo de droga ou a participar de atos de violência. A ideia é ensinar as crianças a evitar essas situações nocivas e que podem levar à criminalidade.

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.
O desenvolvimento do conteúdo do Proerd pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas à saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras.

Categorias:

|

Últimas notícias

7

Escolas municipais avaliam desempenho de estudantes com a prova Sapiens

  • 28/03/2025
LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025

Perguntas Frequentes