`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Proerd forma nova turma com mais de 300 estudantes em Sapiranga
Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência formou alunos do Município e Estado
  • 20 de junho de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), projeto da Brigada Militar realizado através da Secretaria de Educação do Município, teve nesta segunda-feira, 20 de junho, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, a formatura de 320 alunos de escolas municipais e estaduais sapiranguenses. A prefeita Corinha Molling participou da solenidade que reuniu estudantes do 5.º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Floresta, Pastor Rodolfo Saenger e 28 de Fevereiro, dos Centros Municipais de Ensino (CMEs) Dr. Décio e Ayrton Senna, do Centro Sinodal de Ensino Médio Duque de Caxias e da Escola Estadual de 1.º Grau Professora Nena Ciep. “Este projeto com alunos das nossas escolas mostra a dedicação da Brigada Militar para formar cidadãos mais fortes e valentes e a renúncia às drogas e à violência. Desta forma, alimenta-se uma corrente do bem e um exemplo para futuras gerações”, destacou a prefeita, durante a cerimônia da qual também participaram a secretária municipal de Educação Maria Fátima de Souza; o major João Ailton Iaruchewski, comandante do 32.º Batalhão de Polícia Militar,, o capitão Juliano Arale representando a Brigada Militar; Fabio Rosa (Lions Clube Ferrabraz); Simoni Haag representando o presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga; Sergio Strassburger representando o Consepro de Sapiranga; além de alunos e equipes diretivas de escolas municipais.

CONSCIENTIZAÇÃO

O curso do Proerd na cidade é coordenado pelo tenente da Brigada Militar de Sapiranga Carlos Norberto Guerin, e as aulas são ministradas pela soldada Fernanda Simone Lemos, que tem o objetivo de conscientizar o educando dos perigos e de como se manter longe das drogas e da violência. “São dez aulas sobre prevenção às drogas para estudantes das escolas do município, através de uma cartilha, livros e apresentação de vídeos e músicas, para manter as crianças longe das drogas e da violência”, comentou a policial militar.
A formatura contou com a apresentação da Banda Marcial do CRPO da Brigada Militar do Vale do Sinos, de Novo Hamburgo, e o grupo de músicos do Projeto Violão, formado por alunos do CME Dr. Décio Gomes Pereira, que, em companhia dos mascotes do Proerd e Brigada Militar, animaram o público. Durante a cerimônia foi mostrado um vídeo sobre o desenvolvimento do projeto foi feita a entrega dos certificados para os representantes das escolas.
O PROERD
Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças, adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do Proerd pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula. (Fonte: Brigada Militar/Proerd-RS)

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2022-03-26 at 11.14.19 (1)

Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2026

  • 14/01/2026
Powerlifting - print (3)

Palácio dos Esportes recebe competição de powerlifting no sábado

  • 13/01/2026
Há Vagas Sine - banner - 700x900

92 vagas de emprego disponíveis no Sine de Sapiranga

  • 12/01/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1

Descarte de galhos e entulhos: bairros Oeste e Quatro Colônias

  • 10/01/2026
Vacina VSR_051225 - carrossel (1) (1)

Saúde reitera importância da vacina contra bronquiolite para gestantes

  • 09/01/2026

Perguntas Frequentes