`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
RBS TV grava sobre campanha de conscientização das vagas especiais
Sapiranga é destaque pela ação inédita idealizada pelo vereador Sandro e executada pela Prefeitura
  • 12 de janeiro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Guilherme Schmidt/Departamento de Comunicação

A campanha sapiranguense “Olhe pra mim. Gostaria de trocar de lugar comigo?”, dizeres de placas complementares de sinalização instaladas para conscientização nas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência será tema de reportagem da RBS TV. As filmagens ocorreram nesta segunda-feira, 11 de janeiro, no Centro de Sapiranga, junto à sinalização instalada na esquina da Avenida João Corrêa com a Rua Primeiro de Maio, próximo aos prédios da Prefeitura de Sapiranga e da Câmara de Vereadores. A iniciativa idealizada pelo vereador Sandro Seixas e executada pela Prefeitura de Sapiranga através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana foi lançada em dezembro na cidade. A jornalista Rosane Marchetti entrevistou o vereador Sandro Seixas, a secretária municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Janete dos Santos e Mauro Klein, cadeirante que participou da campanha e é um dos voluntários que estampam sua imagem nas placas de conscientização. A equipe da RBS TV gravou entrevistas e imagens no Centro da cidade, destacando a iniciativa que busca dar um basta no desrespeito ao direito da vaga especial para pessoas com deficiência.
CAMPANHA
Lançada em 1.º de dezembro do ano passado, a campanha “Olhe pra mim. Gostaria de trocar de lugar comigo?” traz estes dizeres em placas complementares de sinalização instaladas para conscientização das vagas especiais de estacionamento para pessoas com deficiência. As placas estão junto à sinalização normal de trânsito. As placas, além dos dizeres, trazem imagens de cadeirantes cobrando respeito dos motoristas que simplesmente ignoram as placas de trânsito já existentes.
Na época do lançamento, o vereador explicou a campanha. “As imagens são para conscientizar e constranger mesmo as pessoas, porque não está adiantando somente as placas indicativas. Muitos motoristas não respeitam o espaço destinado às pessoas com deficiência”, destacou Sandrinho, que, pela sua condição de pessoa com deficiência, trava uma luta diária pelos direitos de quem têm eles desrespeitados. A prefeita Corinha Molling parabenizou o vereador pela indicação e destacou a iniciativa inédita no Brasil. “É um orgulho saber que o nosso município é pioneiro na implantação deste projeto.” A secretária municipal Janete diz que as placas já vêm surtindo efeito. “A ideia é conscientizar as pessoas, constranger para não cometerem a infração. Já notamos que isso tem funcionado nos locais onde as placas da campanha foram colocadas.”
PUNIÇÃO MAIS RIGOROSA
Desde a última semana, os motoristas que costumam desrespeitar a sinalização de vaga de estacionamento destinada a veículos de idosos e pessoas com deficiência estão sentindo na carteira esta atitude condenável: a multa pelo uso indevido dessas vagas reservadas ficou 140% mais cara e a infração passou de leve (3 pontos) para grave (5 pontos na carteira de habilitação). O valor da multa passará de R$ 53,20 para R$ 127,69. E como já era previsto no Código de Trânsito Brasileiro, o veículo do infrator também poderá ser guinchado. A mudança no CTB ocorreu devido à criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência através da lei 13.146 sancionada em julho de 2015, e que teve o prazo de seis meses para começar a vigorar. Em Sapiranga, no mês de dezembro, campanha foi lançada para inibir motoristas que utilizavam vagas para pessoas com deficiência.
CARTÃO
Em Sapiranga, assim como em vários municípios, o estacionamento em vaga destinada a veículos de idosos e pessoas com deficiência tem a exigência da apresentação de cartão para fins de fiscalização. O cartão pode ser solicitado, sem custo, junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. O requerente deve se dirigir à sede da Administração Municipal na Avenida João Corrêa, 793, e se dirigir ao setor de Trânsito (pátio interno da Prefeitura), no Centro de Sapiranga. Os documentos exigidos são documento de identidade com foto, foto 3×4, carteira de habilitação, comprovante de residência e, no caso da pessoa portadora de deficiência, laudo médico. O laudo pode ser dispensável em casos que a pessoa tiver comprovadamente visível a sua deficiência. A Guarda de Trânsito alerta que os cartões de vagas para idosos dão preferência à vaga em estacionamento rotativo mas não isentam de cobrança. Já no caso da pessoa portadora de deficiência há isenção na cobrança. Mas, em ambos os casos, deve ser respeitado o período de rotatividade da vaga (máximo de duas horas). Dúvidas referentes ao uso dos cartões podem ser esclarecidas pelo telefone 3599-9500, ramais 249 e 259.

Categorias:

|

Últimas notícias

20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025
Design sem nome

Desafios esportivos movimentam o final de semana sapiranguense

  • 24/04/2025
6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025

Perguntas Frequentes