`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga em operação intensiva de combate ao mosquito Aedes aegypti
Agentes voltaram às ruas para mais uma segunda-feira de visitas às residências em busca de focos
  • 4 de janeiro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

O combate ao mosquito Aedes aegypti voltou a ter uma ação mais forte por parte da Prefeitura de Sapiranga através da Secretaria Municipal de Saúde nesta primeira segunda-feira do ano na busca de identificar e eliminar focos de larvas do inseto que transmite doenças como a dengue, o Zika vírus e a febre Chikungunya. São cerca de 40 pessoas, entre agentes de Controle de Endemias e agentes comunitários de Saúde, envolvidas na operação deflagrada em dezembro.
As equipes percorrem a cidade vistoriando armadilhas e visitando residências para verificar a existência de focos do mosquito, levando também material de orientação sobre o combate ao Aedes aegypti. De acordo com o coordenador das ESFs Jadiel da Rosa, vários amostras de focos de mosquito (locais onde foram encontradas larvas do inseto) estão sendo analisadas para ver se são larvas do Aedes Aegypti. Mais de 300 visitas já foram realizadas na cidade, especialmente nos bairros Oeste, Amaral Ribeiro, São Luiz e Centro.
Durante a tarde desta segunda-feira os agentes visitaram residências nos bairros Centenário, São Luiz, Amaral Ribeiro e São Jacó, e verificaram armadilhas (feitas com vasos de planta e pedaços de pneus) e vistoriaram as casas. São 129 armadilhas espalhadas por todos os bairros de Sapiranga que são verificadas pelos agentes semanalmente. Segundo a agente de Controle de Endemias Cristiane Lopes da Silva, foram encontrada muitas amostras de larvas. “Isso se dá principalmente por que a população ainda não está consciente sobre eliminar a água para de suas casas”, conta.
De acordo com o secretário de Saúde, Emerson Leite, “a preocupação é prevenir que Sapiranga se torne um município infestado pelo mosquito, algo que ocorreu em várias cidades vizinhas. A atividade ocorrerá quinzenalmente para mantermos forte o combate ao Aedes aegypti”. Segundo Jadiel da Rosa, a população está recebendo bem os agentes. “Informadas, estas pessoas se mostram preocupadas com o combate ao mosquito. E a população está nos procurando para tirar dúvidas sobre o mosquito e a prevenção, por isso vamos continuar a ação até o fim da estação.”
CUIDADOS E DENÚNCIAS
O trabalho está sendo feito em vários pontos da cidade e a população pode ajudar denunciando locais nos quais há possibilidade de focos de larvas do inseto através do telefone 3959-1057, alertando o setor da Vigilância de Epidemiologia. A Secretaria de Saúde gravou vídeos para alertar a população sobre a necessidade do combate ao mosquito, adotando medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações fundamentais e contribuem para evitar a disseminação dos vírus transmissores das doenças.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_1864

Mutirão castra 250 cães e gatos nesta sexta-feira

  • 07/11/2025
20241103_095951

Festa das Rosas terá transporte especial até o Parque do Imigrante

  • 07/11/2025
Fórum municipal assistência social - feed - 2025 - carrossel (1)

Participe do 2° Fórum Municipal de Assistência Social

  • 07/11/2025
WhatsApp Image 2025-10-23 at 16.03.15

Fly.Hub Sapiranga sedia evento “Café com a Indústria” promovido pelo Sistema FIERGS

  • 06/11/2025
20251104_100730

Alunos autografam livro coletivo na Feira do Livro de Porto Alegre

  • 05/11/2025

Perguntas Frequentes