`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga se prepara para o combate mais forte ao mosquito Aedes aegypti
Na próxima segunda-feira, dia 21, Saúde promove ação na cidade e pede a cooperação dos moradores
  • 15 de dezembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Cleusa Konrath/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Cleusa Konrath/Departamento de Comunicação

Na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga, através de agentes de saúde da Vigilância de Epidemiologia, vai intensificar as medidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e vetor para transmissão do Zika vírus e a febre Chikungunya.
O secretário de Saúde Emerson Leite reuniu-se na segunda-feira, 14 de dezembro, com a enfermeira responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica de Sapiranga, Daniele Rocha, e seis agentes de saúde para definir a ação com visitas de orientação e de ação mais intensiva nos locais de risco eminente. De acordo com os agentes, atualmente são conferidos semanalmente os locais com armadilhas, e a cada 15 dias são feitas vistorias em pontos estratégicos, onde há possibilidade de focos do mosquito.
Conforme o secretário, em Sapiranga ainda não há registro de casos do zika vírus, mas em algumas cidades da região já há infestação do Aedes aegypti. “Estamos em eminência de uma epidemia nacional, pois a taxa de natalidade é alta e o vírus compromete a mãe e o filho, gerando casos de microcefalia”, enfatizou. “É necessário que esta ação conte com a parceria dos moradores no combate ao mosquito. Nossos agentes encontram resistências com alguns moradores e isto preocupa, pois é eminente o risco à comunidade.”
Segundo a enfermeira Daniele, todas as unidades de Saúde de Sapiranga receberam a Nota Técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde sobre o aumento de casos de microcefalia na região Nordeste do Brasil, com informações e orientações às gestantes sobre o zika vírus. Também participaram da reunião a coordenadora da área de Atenção Básica de Sapiranga, Marise Thum Franzen, , o coordenador das unidades de Estratégia da Saúde de Família (ESF) Jadiel da Rosa. Mais informações pelo telefone 3959-1057.
PREVINA-SE
A primeira e mais importante ação no combate ao mosquito Aedes aegypti, que hoje carrega as precoupações com dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela, é evitar ambientes em que as larvas do inseto possam proliferar. Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações fundamentais e contribuem para evitar a disseminação dos vírus transmissores das doenças.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025
Desafio Ferrabraz_140425_Prancheta 1

Morro Ferrabraz recebe competição multiesportiva

  • 17/04/2025
7205f9ce4b1cef076edd64730d9af8dc7eb5895b

Procon dá dicas para aproveitar a Páscoa sem prejuízos

  • 16/04/2025
Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff (crédito Cláudia Silva)

Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff

  • 16/04/2025

Perguntas Frequentes