`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga Talk Experience conecta ideias e inspira transformações regionais
Evento reuniu especialistas e lideranças para debater inovação, sustentabilidade, transformação digital, futuro do trabalho e protagonismo feminino
  • 31 de outubro de 2025
  • 09:30

Compartilhe:

O Sapiranga Talk Experience reuniu ontem (30), no Fly.Hub, lideranças, empreendedores e estudantes em uma imersão de ideias, práticas e conexões sobre inovação, sustentabilidade, transformação digital, futuro do trabalho e protagonismo feminino. Em seis painéis diversificados, o evento apresentou experiências inspiradoras que mostram como a inovação nasce do diálogo entre diferentes setores e como esse movimento vem fortalecendo o ecossistema regional.

O primeiro painel, “Inova Sapiranga: inovação local, impacto global”, mediado por Flaviano Gastão (F2 Conexões), destacou a importância da colaboração entre poder público, comércio e instituições de ensino. Manuela Bruxel (Universidade Feevale) destacou que “atualmente a inovação está bem difundida e é possível enxergar como as pessoas e as empresas trabalham juntas nesse movimento, abarcando diversas áreas como sustentabilidade e desenvolvimento econômico”. Já Vinícius Santos (Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia) ressaltou que o olhar inovador da gestão municipal “jamais deixa de lado os setores produtivos, como indústria, comércio e agricultura”. Para Ademir Deitos (CDL Sapiranga), o Fly.Hub simboliza esse espírito colaborativo. “Aqui, no Fly.Hub, é um dos investimentos que a CDL faz porque acreditamos que aqui todo mundo tem acesso e consegue aproveitar esse espaço”, ressaltou o presidente da entidade.

No segundo painel, “Do exterior para o interior: aprendizados da China”, o público foi convidado a olhar para fora e pensar como experiências internacionais podem inspirar transformações locais. Mediado por Gustavo Piardi (Sicredi Caminho das Águas), o painel teve como convidados Edson Ledur (ECL Urbanismo) e Felipe Arthur Flesch (Sicredi Caminho das Águas). Em sua fala, Felipe refletiu sobre a importância da estratégia aliada à persistência. “Quando você une intensidade e estratégia, o resultado aparece. E isso é ser obstinado, trabalhando tanto para cada vez mais ser estratégico”, ressaltou o profissional.

O terceiro painel, “Do papel à prática: Carton Pack em busca da sustentabilidade”, trouxe a experiência de Pâmela Siqueira (Carton Pack), que compartilhou sua trajetória na implementação de práticas sustentáveis nas empresas. Pâmela enfatizou que o sucesso das ações de sustentabilidade depende da participação coletiva: “Nós criamos um comitê de sustentabilidade na empresa e isso fez total diferença. A participação multidisciplinar e diversa das equipes internas é essencial para que o resultado seja verdadeiro e o sucesso aconteça.” Ela reforçou ainda que sustentabilidade vai muito além da imagem institucional, tratando-se de um compromisso com o legado e o impacto social das organizações.

Em seguida, o painel “A Calma do Negócio”, com o designer Fábio Haag (Fonts for Branding), provocou reflexões sobre o ritmo e os modelos de trabalho nas empresas contemporâneas. Defensor de um modelo mais humano e equilibrado, Fábio explicou que é possível unir produtividade e bem-estar. “A gente precisa falar sobre o nosso modelo de trabalho atual. Precisamos repensar práticas que vêm de décadas, às vezes séculos, atrás e muitas vezes não fazem mais sentido nos dias de hoje. No nosso estúdio, aplicamos há nove anos a lógica de uma empresa calma, que trabalha poucas horas por dia, com muita autonomia e confiança nos colaboradores. Algo complexo, porém possível de ser feito”, ressaltou o designer.

O quinto painel, “Transformação Digital: Case Piccadilly”, teve como palestrante Gustavo Porto de Almeida (Piccadilly), que compartilhou os bastidores da transformação digital de uma das maiores marcas calçadistas do país. Para ele, tecnologia e estratégia caminham lado a lado. “O primeiro passo para trazer a transformação digital em uma empresa é entender a estratégia. O que a empresa quer? Onde estamos? Onde queremos chegar? Como queremos chegar?”, indagou. A partir desse diagnóstico, ele explica, é possível direcionar os esforços e buscar soluções realmente eficazes.

Encerrando a programação, o painel “Encoraja Elas: transformando a vida de mulheres”, com Manoele Schneider (Piccadilly), apresentou o case da emrpesa no desenvolvimento de lideranças femininas. Manoele abordou a criação de programas internos para capacitar e incentivar mulheres da fábrica a ocuparem cargos de gestão, promovendo equidade e representatividade. “Existem várias formas de iniciar o desenvolvimento de mulheres para posições de liderança, mas acredito que a principal necessidade seja agir mais intencionalmente com relação a isso. Precisamos de programas e redes de encorajamento onde uma incentiva a outra, grupos e momentos de troca… são caminhos simples, porém eficazes”, afirmou.

Texto: Bruna Bernardo | Fotos: Bruna Bernardo e Felipe Silva

|

Últimas notícias

IMG_1788

Confira orientações importantes para o feriado de Finados

  • 31/10/2025
default

PPP da Iluminação amplia modernização em praças e campos

  • 31/10/2025
IMG_3211

Inscrições para Educação Infantil iniciam em 1º de novembro

  • 30/10/2025
WhatsApp Image 2025-10-27 at 11.18.03

Corsan realiza ação porta a porta para comunicar início da cobrança pelos serviços de esgotamento sanitário

  • 27/10/2025
card padrão - genérico - serviços no feriado - FOTO ATUALIZADA (1)

Confira os serviços municipais no feriado do Dia do Servidor Público

  • 27/10/2025

Perguntas Frequentes