`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
SAÚDE - Centro de Controle de Zoonoses projeta a castração gratuita de cães
Serviço terá início em 2017 nos animais do CCZ, sendo estendido para cães de famílias de baixa renda
  • 20 de dezembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Sempre buscando avançar no atendimento veterinário em Sapiranga, a Secretaria Municipal de Saúde projeta para o primeiro trimestre de 2017 a implantação do tão aguardado serviço de castração gratuita de cães no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O espaço, que vem recebendo várias melhorias no último ano, com reformas estruturais e incremento nos procedimentos, terá uma sala especial para as cirurgias de castração. O projeto, que já teve iniciado o processo licitatório para a aquisição de materiais e equipamentos da nova sala cirúrgica do CCZ, passará por aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CMRV), e a previsão é de que até março as cirurgias estejam ocorrendo.
“Ao invés dos agora populares Castramóveis, optamos pela montagem de uma sala cirúrgica no próprio CCZ, o que não vai gerar custos, por exemplo, de manutenção do veículo, algo que temos que avaliar em época de recursos escassos. Em um primeiro momento vamos priorizar a castração dos animais no CCZ, mas em seguida queremos abrir para a comunidade que não tem condição de pagar um serviço de castração, que hoje custa mais de 200 reais. E, apesar de não ter o Castramóvel, vamos disponibilizar o transporte ao bichinho para quem não tiver como se deslocar ao CCZ”, explicou a secretária municipal de Saúde, Janete Hess.
TRATAMENTO
O CCZ, situado no bairro Floresta, na extensão da Rua Porto Palmeira, junto à Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga (Cetrisa), atende, em sua maioria, animais feridos ou doentes recolhidos das ruas de Sapiranga. São cães abandonados ou vítimas de maus-tratos que necessitam de atendimento veterinário com curativos, medicação e outros procedimentos para a recuperação. “O projeto de castração vai iniciar atendendo animais do CCZ que foram recolhidos das ruas em situações de risco ou debilitados pelos ferimentos, e que são devidamente tratados para posteriormente se integrarem ao grupo de adoção. O projeto tem o objetivo de reduzir esta crescente população de cães abandonados nas nossas ruas”, destacou a médica veterinária do CCZ Simone Pillatti.
“Realizamos hoje diversas frentes em prol dos animais de rua que muitas vezes encontram-se doentes e precisam ser atendidos, seja pelo bem deles, ou mesmo porque podem se tornar um risco à população devido a doenças transmissíveis. Por isso, controlar a reprodução é uma forma de evitar estes riscos”, explica a enfermeira Marta Reichert, da Secretaria Municipal de Saúde.
SERVIÇO
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é mantido através de recursos próprios da Prefeitura de Sapiranga, dentro da Secretaria de Saúde. O investimento no projeto de castração é estimado em cerca de R$ 35 mil para a adequação do espaço da nova sala cirúrgica com materiais e equipamentos que possibilitarão as esterilizações. O serviço terá um custo de 200 (machos) e 250 reais (fêmeas) para as castrações efetivadas no CCZ – em pesquisa feita em algumas clínicas particulares, o valor médio passa de 400 reais.
As esterilizações se iniciarão por animais alojados no CCZ e seguirão, em uma segunda etapa, para os bairros, após cadastro de famílias que têm cães, mas que não possuem condições de bancar a castração em uma clínica veterinária. Os animais treão que passar por uma avaliação do estado de saúde pelo médico veterinário do CCZ para a possível castração.
O CCZ
O Centro de Controle de Zoonoses foi criado em 2004, tendo como regra o recolhimento de animais (seja em ruas ou em alojamentos inadequados) suspeitos de raiva ou outras zoonoses, ou ainda submetidos maus-tratos ou que ofereçam risco às pessoas. Em alguns casos, principalmente quando se refere a filhotes ou em casos de inanição, o CCZ acaba acolhendo animais abandonados, mas sempre há uma avaliação de cada caso, para que o abandono não acabe sendo “incentivado” a pessoas que simplesmente não desejam mais o animal em suas casas ou que o larguem nas ruas.
Atualmente, o espaço abriga em torno de 80 cães, alguns em tratamento devido a doenças e maus-tratos, e, outros, já recuperados. O local tem sala para atendimento médico dos animais (onde são feitos curativos e procedimentos para recuperação e medicação) e espaços delimitados que dividem cães, normalmente, por porte. Há uma área livre (um pátio) que é liberado para cães que conseguem conviver sem brigas. Em caso de cães mais violentos o CCZ têm espaços específicos para o isolamento, evitando brigas e ferimentos entre os próprios animais.
Há ainda um espaço com compartimentos individuais ou compartilhados (para dois cães ou cadelas e filhotes) onde fivam animais sob medicação, filhotes e suas mães ou cães com problemas mais graves são colocados – os casos mais graves são acompanhados de forma mais detalhada (com registros de medicações) e isolados para evitar contaminações ou outros riscos.
O espaço, que desde 2013 foi ampliado e melhorado com áreas cobertas, recebeu reformas recentes nos últimos meses, sendo os pisos refeitos (para mais fácil limpeza), área interna organizada, grades arrumadas, escoamento cloacal instalado e pintura.
VISITAÇÃO
Já que se trata de um Centro de Controle de Zoonoses (doenças animais), e muitos animais ainda se encontram enfermos ou em recuperação (alguns deles até, pelos maus tratos sofridos nas ruas, podem ser agressivos e não receptivos a desconhecidos), a visitação ao local só pode ser feita com acompanhamento de profissional da Secretaria de Saúde (preferencialmente com a veterinária responsável, que sabe o detalhamento dos tratamentos no espaço, evitando informações incorretas). Os detalhes sobre os procedimentos no local e o agendamento de visitas podem ser obtidos pelos telefones 3959-1056 e 3959-1057 (valendo também este contato e o e-mail vig.sanitariasapiranga@hotmail.com para denúncias de maus-tratos, ataques de cães e animais doentes). Pessoas não identificadas não são autorizadas na área que abriga o CCZ e a Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga (Cetrisa). O local tem entrada controlada para se evitar problemas, pertubações e riscos com o trabalho dos dois centros.
RECOLHIMENTO E ADOÇÃO
O recolhimento de animais é feito através de solicitação à Vigilância Sanitária, que vai verificar e avaliar se o caso é de competência do CCZ. Os contatos são através dos telefones 3959-1056 e 3959-1057 e o e-mail vig.sanitariasapiranga@hotmail.com. Os mesmos contatos valem para agendar visitas e encaminhamento de adoção junto à Vigilância Sanitária. Todos animais são vacinados e vermifugados e podem ser adotados cães adultos e filhotes (machos e fêmeas) de diversas pelagens e tamanhos. Além de ir ao local, o interessado em adoção pode ficar atento às ações da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, pois em alguns eventos são instalados espaços para os animais.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes