`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
SAÚDE - Outubro Rosa terá atendimento especial para as mulheres em dois sábados
Campanha de combate ao câncer oferecerá exames gratuitos nos dias 15 e 22 de outubro
  • 7 de outubro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O mês é dedicado às mulheres com as ações do Outubro Rosa, que tem foco principal no combate do câncer de mama. Em Sapiranga, uma programação especial será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de se prevenir contra o câncer e outras doenças que afetam as mulheres. Serão coletas de exames de pré-câncer, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, e solicitações de mamografia. As atividades ocorrerão em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) nos sábados de 15 e 22 de outubro, das 8 horas ao meio-dia. Além disso, a iluminação da fachada da Prefeitura de Sapiranga e a iluminação do Totem da Rosa, às margens da RS-239, estão na cor de rosa para marcar este mês mobilização mundial.
Segundo a responsável pela área de Atenção Básica de Saúde de Sapiranga, a enfermeira Marise Franzen, no primeiro dia da programação (15 de outubro) as unidades Oeste e São Luiz receberão as pacientes com uma programação especial, além dos exames. As usuárias terão serviços gratuitos de maquiagem e corte de cabelo, além de design de sobrancelha.
Na semana seguinte, no dia 22 de outubro, é a vez da Unidade Sanitária (ao lado da Feira do Agricultor) e das UBSs João Goulart, Amaral Ribeiro, Morada São Luiz e São Paulo oferecerem o atendimento especial. Além destas atividades especiais nos dois sábados, a Secretaria Municipal de Saúde estará oferecendo cirurgias para laqueadura. Mais informações pelo 3959-1024.
PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA
15 de outubro
Horário: Das 8 às 12 horas
Unidades: Oeste e São Luiz
Atividades: Coleta de exame pré câncer, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais; solicitação de mamografia. Na unidade Oeste também haverá dia de beleza com maquiagem, corte de cabelo e design de sobrancelha.
22 de outubro
Horário: Das 8 às 12 horas
Unidades: UBSs João Goulart, Amaral Ribeiro, Morada São Luiz e São Paulo e Unidade Sanitária do Centro (ao lado da Feira do Agricultor).
Atividades: Coleta de exame pré-câncer, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais; solicitação de mamografia.
O OUTUBRO ROSA
O movimento popular Outubro Rosa é comemorado mundialmente e o nome remete à cor do laço (no caso, rosa) que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, e desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para inicialmente sensibilizar a população as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de modas com mulheres que tiveram câncer de mama, partidas de boliche e etc (www.pink-october.org).
A ação de iluminar com a cor rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc, surgiu posteriormente, tornando-se importante forma prática e visual para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bela, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (Fonte:http://outubrorosa.org.br/historia/)

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025
WhatsApp Image 2024-10-18 at 6.15.08 PM (1)

Gabinete de Portas Abertas fortalece diálogo com a comunidade e soma mais de 4,6 mil atendimentos

  • 25/03/2025
2

Projeto da escola Érico Veríssimo é finalista na FEBRACE

  • 25/03/2025
IMG_3390

Inauguração do Fly.Hub ocorre na próxima semana

  • 25/03/2025
IMG_4845

Mutirão de castração para cães e gatos ocorre em quatro bairros

  • 24/03/2025

Perguntas Frequentes