`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Secretaria de Agricultura alerta sobre a importância da inspeção dos produtos de origem animal
O SIM é o selo do Serviço de Inspeção Municipal
  • 12 de abril de 2023
  • 13:11

Compartilhe:

Integrando o programa de educação sanitária e combate à clandestinidade no município de Sapiranga, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, faz o alerta à população para que fique atenta à inspeção de produtos de origem animal na hora da compra, seja em supermercados ou diretamente com produtores.

A inspeção significa segurança alimentar e ela pode ser conferida pela comunidade através dos selos carimbados nos alimentos. Produtos cárneos, iogurtes, queijos, mel, ovos e embutidos que são comercializados sem controle algum, são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, além do risco de serem fraudadas. Podem causar doenças como toxinfecções alimentares, parasitoses e zoonoses, como tuberculose, neurocisticercose e toxoplasmose.

Confira a embalagem

Ao adquirir um produto de origem animal, fique atento se a embalagem conta com o selo de inspeção, que pode ser: do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal do RS (CISPOA/SIE), do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), além dos federais: Serviço de Inspeção Federal (SIF) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Inspeção

Esses produtos são inspecionados por médicos veterinários que atuam como fiscais agropecuários. Isso garante ao consumidor que o alimento foi produzido em um estabelecimento registrado no órgão de fiscalização. Além disso, comprova a produção em condições higiênicas e sanitárias adequadas. Os ficais observam todas as normas sanitárias para que cada cidadão possa adquirir um alimento de qualidade e que zele pela saúde pública.

Em casos de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, por meio do telefone (51) 3599-9500, ramal 2326.

Texto: Bruna de Bem

Categorias:

|

Últimas notícias

Design sem nome (21)

Atenção para mudança no sentido da Travessa das Rosas a partir desta segunda-feira

  • 31/08/2025
WhatsApp Image 2025-08-29 at 15.11.39

Prova de Correção de Fluxo tem participação voluntária de 81 estudantes da rede municipal

  • 29/08/2025
Design sem nome (20)

Dia Nacional de Combate ao Fumo: conheça os Grupos de Tabagismo

  • 29/08/2025
REFISA 2025 CONTAS EM DIA 5 - card

Mais de 1.500 contribuintes já aderiram ao REFISA 2025

  • 28/08/2025
20250826_141456

Secretaria de Agricultura realiza entrega de grãos de milho

  • 28/08/2025

Perguntas Frequentes