`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Semana da Pessoa com Deficiência de Sapiranga traz futsal de cegos
Abertura oficial ocorre na segunda-feira, 19. Às 16 horas, no CME Érico Veríssimo – UEF acontece a partida de futsal da Acergs
  • 15 de agosto de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

De 19 a 24 de agosto, a Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sapiranga (Comdiped), promove a Semana da Pessoa com Deficiência, Feira do Livro e Festival de Bandas Marciais Escolares. As atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência iniciam no dia 19 com a exibição do jogo de futsal da equipe da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e se encerram no dia 24 de agosto. A Feira do Livro terá início no dia 21 e prossegue até dia 24 de agosto. Já o Festival de Bandas Escolares ocorre na tarde de 24 de agosto, encerrando a programação cultural e inclusiva da semana de eventos. A Praça da Bandeira (Centro da cidade) será sede da maioria das atividades.

FUTSAL DA ACERGS

Na próxima segunda-feira, 19 de agosto, às 16 horas, no Ginásio do Centro Municipal de Ensino (CME) Érico Veríssimo – UEF, a atração da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será a exibição do jogo de futsal da equipe da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), que promove a inclusão social de pessoas com deficiência visual através da prática paradesportiva com o intuito de fortalecer as modalidades de esporte adaptado. O evento contará com a presença de alunos das turmas do 6º ao 9º ano.

FEIRA DO LIVRO

Com o tema História em Movimento, a Feira do Livro terá como patrona Valesca de Assis e contará com espetáculos teatrais, bate-papos com leitores, oficinas, entre outras atrações. A abertura oficial ocorre dia 21 de agosto, às 19 horas, na Praça da Bandeira, Centro, e contará com uma apresentação especial do Coral de Libras formado por professores da rede municipal. Entre as principais atrações do evento estarão os espetáculos “Os Saltimbancos – Em busca da liberdade” e “Pandora” que retratam, respectivamente, a trajetória de quatro animais que buscam libertar-se de seus patrões e a história de uma Marionete que ganha vida e se torna espiritualizada, dentro de um universo paralelo cheio de diversão e encantamento. As escritoras Pâmela Pschicholz e Angela Cristina Schumacher participarão de bate-papos assim como a patrona Valesca de Assis e o escritor Uili Bergammin Oz.

Programação Feira do Livro e Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

21/08 – QUARTA-FEIRA
19 horas – Abertura oficial (Praça da Bandeira)
Apresentações: Coral de Libras – Professores da Rede Municipal, EMEF Pastor Rodolfo Saenger – Alunos do projeto de dança e AEE

22/08 – QUINTA-FEIRA
8 horas – Palco – Bate-papo com a patrona da Feira – Valesca de Assis
9 horas – Palco – Apresentação teatral “Os Saltimbancos em busca da liberdade” – Grupo Leva Eu de Viamão (tradução de libras)
9 horas – Sala 1 – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Mauro Vila Real
Sala 2- Caminho Multissensorial (visitação aberta)
13h30 – Palco – Bate-papo com o escritor Uili Bergammin Oz
14h30 – Palco – Apresentação teatral – “Os Saltimbancos em busca da liberdade” – Grupo Leva Eu de Viamão (tradução de libras)
15 horas – Sala 1 – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Mauro Vila Real
Sala 2 – Caminho Multissensorial (visitação aberta ao público)
19 horas – Noite de Talentos – Alunos de projetos e do AEE

23/08 – SEXTA-FEIRA
8 horas – Palco – Bate-papo com a escritora Pâmela Pschicholz
8h30 – Palco – Bate-papo com a escritora Angela Cristina Schumacher
9 horas – Palco – Apresentações dos projetos das escolas e Coro das Meninas
9 horas – Sala 1 – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Mauro Vila Real
Sala 2 – Caminho Multissensorial (visitação aberta)
13h30 – Palco – Bate-papo com a patrona da Feira – Valesca de Assis
14h10 – Palco – Bate-papo com a escritora Angela Cristina Schumacher
14h40 – Palco – Apresentações dos projetos das escolas e Coro das Meninas
15 horas – Sala 1 – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Mauro Vila Real
Sala 2 – Caminho Multissensorial (visitação aberta)
19h30 – Espaço Alternativo – Banda Marcial Municipal
20 horas – Palco – Espetáculo Pandora – Circo de Palco

24/08 – SÁBADO
8h30– Palco – Bate-papo com o escritor Uili Bergammin Oz
10 horas – Palco – Apresentação do grupo Arte e Movimento
9 horas – 1ª Corrida Inclusiva Rosto ao Vento de Sapiranga – Parceria com a academia Boa Forma. Largada em frente à SMED e chegada na Praça da Bandeira
9 horas – Concentração em frente à Smed – Decoração dos triciclos, orientação sobre o percurso, alongamento e checagem dos equipamentos de segurança dos triciclos / 9h30 – Largada com apoio da Guarda Municipal orientando e sinalizando o trânsito / 10h – Chegada na Praça da Bandeira com alongamento e relaxamento pós corrida)

Encerramento da SMPD e Feira Municipal do Livro
14 horas – Festival Municipal de Bandas Marciais Escolares

Outras atrações e atividades na Praça durante a Feira do Livro
* Apresentação Cia Entre Linhas de teatro de caixas com o espetáculo “A criança que salvou o mundo”
* Espaço interativo – Biblioteca Pública Municipal / Bibliotecas das escolas
* Intervenções artísticas de alunos de projetos
* Venda de livros
* Evento acessível
* Food Trucks
* Camarim Fashion (pinturinhas artísticas)
* COMDIPEDE – Experiências sensoriais e panfletagem com informativos

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP05369

Formação Pedagógica da rede municipal reúne professores no Centro de Cultura

  • 07/02/2025
Card Padrão Polo Universitário 2025 2 CAPA MATÉRIA VERDE

Polo UAB abre inscrições para novos cursos

  • 07/02/2025
edward-franklin-Nb_Q-M3Cdzg-unsplash

Chamamento público para Festa de Aniversário dos 70 anos de Sapiranga

  • 06/02/2025
IMG_1520

Sapiranga realiza mutirão nas escolas e anuncia investimentos para a rede de ensino

  • 06/02/2025
IMG_1217

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece em Sapiranga

  • 06/02/2025

Perguntas Frequentes