`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Setembro Amarelo: o alerta para a prevenção e para salvar vidas
Setembro é o mês de campanha de prevenção ao suicídio
  • 6 de setembro de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

É preciso que todas ajudem, é preciso que mais vidas sejam salvas, é necessário combater a depressão e evitar o suicídio. Esse é o foco principal das ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, para chamar a atenção de toda a sociedade e alertar sobre o problema. Quanto mais pessoas participarem das iniciativas, melhor para todos.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

Em Sapiranga, o Setembro Amarelo terá uma atividade promovida pelo Centro de Atendimento Psicossocial, o CAPS. No dia 23 de setembro, às 13h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto haverá uma exibição de filme com a temática do Setembro Amarelo e, em seguida, uma roda de conversa abordará os riscos e detalhará as atividades da rede de proteção. O CAPS também promove, de forma permanente, encontro com turmas de 2º ano do ensino médio da cidade para abordar temas como bullying, suicídio e drogas.

Prevenção

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores. Morte por suicídio costuma ser um tabu, pois toca em questões de escolhas, crenças e barreiras sociais.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Se você precisar conversar, ligue gratuitamente para 188 ou conheça o site www.cvv.org.br

Categorias:

|

Últimas notícias

4

Reforma da UPA 24h se encaminha para a fase final

  • 14/03/2025
IMG_5808

Segunda turma do curso de costura de calçados forma 14 alunos na Escola do Sapato

  • 14/03/2025
20250311_094143

Cemeam recebe visita do Coletivo Educador de Taquara

  • 13/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-13 at 13.38.01

Delegação de Sapiranga participa da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

  • 13/03/2025
Indústria e Comércio - matéria copiar

Últimas vagas para consultorias gratuitas para empresários de Sapiranga

  • 13/03/2025

Perguntas Frequentes