`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Solenidade abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente de Sapiranga
Programação traz trilhas ecológicas, diversão, passeio ciclístico, corrida e lançamento de livro
  • 2 de junho de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Sapiranga por meio do Departamento de Meio Ambiente (DMA), abriu oficialmente na noite de quarta-feira, 2 de junho, com solenidade no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, que abriu com a apresentação especial da EMEI Passinhos do Saber, seguindo com as palestras Educação Ambiental: Qualidade de Vida, com a bióloga Andréa Oberherr, e Reserva da Biosfera do Morro Ferrabraz: O Que Você Tem a Ver com Isso?, com o diretor-presidente do Núcleo Sócio Ambiental Araçá-Piranga, Luís Fernando Stumpf. A prefeita Corinha Molling, que fez parte da mesa oficial da abertura da cerimônia, destacou a importância das ações da Semana do Meio Ambiente, que precisa ter uma atenção mais cuidadosa da sociedade. “É preciso cuidar da natureza que Deus nos deu. Muitas vezes as pessoas acham que o Departamento de Meio Ambiente complica na liberação de licenças e podas, mas é sempre para o bem de todos, analisando o que vai ou não prejudicar a questão ambiental na cidade. Precisamos ter consciência que a preservação é responsabilidade de todos.”
A noite abriu com a composição da mesa oficial, que, além da prefeita Corinha, teve o vice-prefeito Jairo Renner, o secretário de Planejamento Edison Conceição, a secretária de Educação Maria Fátima de Souza e o diretor do Departamento de Meio Ambiente Alex Sandro Trombini e Silva. Após a execução do Hino Nacional e da fala da prefeita Corinha, entraram em cena as crianças da EMEI Passinhos do Saber, em uma mensagem musical e teatral no palco do Centro de Cultura.
QUALIDADE DE VIDA
A primeira temática da noite foi a questão Educação Ambiental: Qualidade de Vida, com a bióloga Andréa Oberherr, que comandou o DMA até o início deste ano. Ela apontou questões sobre a importância da preservação de árvores e toda sua consequência no clima e também no bem estar da população, incidindo em questões de qualidade de vida. “Fico triste ao ver podas drásticas que são feitas na cidade, matando árvores que têm mais de 30, 40 anos.” Andréa falou da influência do desmatamento que atrai (em efeito imã) as chuvaradas para as zonas urbanas e também lembrou que as pessoas devem sempre buscar, além de licença no DMA, orientação de especialistas para podas. Além disso, alertou para o problema da impermeabilização do solo na zona urbana. “Vejo pátios sem espaço para vegetação, só com pisos de cerâmica por todo os lados, e que se tornam impermeáveis. Isso é muito prejudicial para o meio ambiente. ”
MORRO FERRABRAZ
Já Luís Fernando Stumpf tratou do Morro Ferrabraz, que foi foco de discussões com a possibilidade de instalação de linhas de alta tensão na área. “Primeiramente quero destacar a nossa prefeita Corinha, que em sua tomada de posição agiu com firmeza e coragem nesta questão do veto às linhas de transmissão. Foi muito importante para a cidade marcar esta posição de que o Ferrabraz precisa ser protegido”, afirmou Stumpf, que lembrando esta questão de preservação chegou a se emocionar sobre a importância desta luta travada em Sapiranga. Em seu espaço para apresentação, Stumpf mostrou o mapeamento da área de preservação do Ferrabraz que serviu para a fundamentação e delimitações da nova lei municipal (5900/2016) de proteção ao morro, patrimônio e símbolo da Cidade das Rosas, destacado, inclusive, no brasão municipal. Os mapas ainda traçaram uma linha imaginária por onde passaria a linha de transmissão, comprovando o impacto negativo que o empreendimento causaria no Ferrabraz.
PROGRAMAÇÃO
A Semana do Meio Ambiente de Sapiranga vai seguir até 11 de junho, com diversas atividades, principalmente com as escolas. Na manhã de quarta-feira, 1.º de junho, as primeiras atividades ocorreram com a criançada com a Hora do Conto nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). Já no Centro de Cultura, cerca de mil alunos dos 3.º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental conferiram a peça Entrando pelo Cano, do grupo Luz & Cena. A peça traz a história de Retinho, um rato branco de laboratório, que desce até o esgoto da cidade para levar informação e conscientização aos ratos que vivem pelos canos sobre o saneamento básico e seus benefícios à Saúde. De uma forma divertida e trazendo várias canções, a peça, animou a criançada em dose dupla, pela manhã e pela tarde.
Já nesta quinta-feira, além da sequência da Hora do Conto nas EMEIs, tiveram início as atividades do Circuito Meio Ambiente, no Parque Municipal do Imigrante, reunindo os alunos do 4.º ano do Ensino Fundamental. Além do aprendizado e conscientização em espaços lúdicos (que falam sobre animais, plantas e áreas de preservação como o Ferrabraz), os estudantes farão trilhas ecológicas pelo Parcão. Estas atividades seguem nesta sexta-feira, com a Hora do Conto nas EMEIs das 8 às 11 horas, e, no Parcão, o Circuito Meio Ambiente e trilhas ecológicas das 7h30 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
NO SÁBADO
O sábado será especial no Parcão com a Semana do Meio Ambiente. Além do Circuito Meio Ambiente, das 8 horas ao meio-dia, serão instalados brinquedos infláveis e cama elástica. Também ocorrerá o lançamento do livro O Violinista da Floresta, do escritor sapiranguense Virgílio Ernesto Ulmann. A publicação, que traz a história do povo do Vale Feliz, foi ilustrada com trabalhos de estudantes de escolas municipais. A sessão de autógrafos do autor contará com a participação dos alunos desenhistas.
Na tarde de sábado tem pedalada e corrida pelo meio ambiente. A partir das 13h30, com saída na Praça da Bandeira, no Centro de Sapiranga, o Grupo Pedal de Sábado promove passeio ecológico pelas ruas da cidade recolhendo resíduos. Serão 6 roteiros, divididos em níveis fácil, médio e difícil, totalizando 170 quilômetros de pedaladas.
Já o pessoal do grupo Corrida de Sexta vai correr 15 quilômetros, a partir das 15 horas, com saída do posto de combustíveis localizado logo após a sede do Sesi, na Avenida 20 de Setembro. Os participantes do Treino Trail – Volta da Tafona vão recolher o lixo encontrado pelo trajeto de estradas e trilhas.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025
Desafio Ferrabraz_140425_Prancheta 1

Morro Ferrabraz recebe competição multiesportiva

  • 17/04/2025
7205f9ce4b1cef076edd64730d9af8dc7eb5895b

Procon dá dicas para aproveitar a Páscoa sem prejuízos

  • 16/04/2025
Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff (crédito Cláudia Silva)

Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff

  • 16/04/2025

Perguntas Frequentes