`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Termina sexta-feira, 14, a vacinação contra Sarampo e Poliomielite
Para atingir a meta de 95% das crianças vacinadas, Sapiranga falta imunizar 627
  • 12 de setembro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

Encerra nesta sexta-feira, 14 de setembro, o prazo para papais e mamães vacinarem seus filhos contra o sarampo e a poliomielite. Até o momento Sapiranga tem uma cobertura vacinal de 85%, tendo aplicado 3.663 doses. Para alcançar os 10% restantes até sexta-feira, faltam imunizar 627 crianças de um a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) das 7 às 18 horas, menos na UPA e na Unidade de Saúde Especializada (USE) que não realizam este serviço por serem unidades de atendimento de emergência e especialidades.

Para imunizar as crianças, os responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação para que o profissional avalie a situação vacinal da criança e indique a melhor forma de aplicação (se injetável ou oral, no caso da poliomielite). A vacina contra o sarampo é a Tríplice Viral, que protege o corpo contra três doenças virais: o sarampo, a caxumba e rubéola, doenças altamente contagiosas que atacam principalmente crianças. A Vacina contra a poliomielite tem duas formas de aplicação: VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e VOP (Vacina Oral Poliomielite). A forma como cada criança receberá, se injetável ou oral, será decidida pelo profissional de saúde mediante a carteirinha de vacinação.

O sarampo é uma infecção contagiosa, onde os principais sintomas são alterações na pele acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia e otite. Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que provoca paralisia de determinada parte do corpo por redução de tônus muscular.

Vacinação

Os pais devem procurar as Unidades de Saúde das 7 às 18 horas. Este horário é diferenciado e será até esta sexta-feira, 14. As Unidades UPA e USE não vacinarão as crianças por atenderem emergências e especialidades. O Município pretende atingir 95% do número de crianças da Cidade. Confira as unidades de saúde:

UBS Centro
UBS Centenário
UBS Amaral Ribeiro
UBS São Luiz
UBS Vila Irma
UBS São Jacó
ESF São Paulo (realocada para a UBS São Jacó)
ESF João Goulart (realocada para a UBS Ferrabraz)
ESF Morada São Luiz
ESF Oeste

É obrigatoriedade dos pais vacinarem os filhos

Está no Estatuto da Criança e do Adolescente a obrigatoriedade da vacinação. Em caso de descumprimento, as consequências são graves, visto que é considerado negligência. Conforme o Estatuto, é dever familiar garantir saúde aos filhos.

Categorias:

|

Últimas notícias

Festa das Rosas capa

Divulgada a programação da 39ª Festa das Rosas

  • 17/10/2025
Fórum Segurança (7)

1ª Fórum Regional de Segurança Pública Municipal reúne centenas de pessoas

  • 16/10/2025
Peças - Inscrições volei 2 - equipes confirmadas rb feed

1º Torneio Municipal de Voleibol acontece neste domingo

  • 16/10/2025
torneio de futebol 7 reel

Inscrições abertas para o Torneio Municipal de Futebol Sete 2025

  • 15/10/2025
WhatsApp Image 2025-10-15 at 17.02.47

Atletas de Sapiranga representam o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros

  • 15/10/2025

Perguntas Frequentes