`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Tricô, crochê e boas conversas marcam nova edição das Tricocheteiras
Encontro ocorre na próxima quarta-feira (24) no Museu Casa do Imigrante, reunindo artesãs, iniciantes e amantes do trabalho manual
  • 19 de junho de 2026
  • 17:30

Compartilhe:

Em meio a agulhas, linhas coloridas e histórias compartilhadas, o Museu Casa do Imigrante volta a receber, na próxima quarta-feira (24), mais uma edição do Encontro das Tricocheteiras. A partir das 14 horas, o espaço abre suas portas para reunir pessoas que têm em comum o gosto pelo tricô, crochê e outras técnicas artesanais. Com entrada grtuita sem necessidade de inscrição prévia, o encontro convida tanto quem já domina a técnica quanto quem deseja conhecer mais sobre artesanato. A edição deste mês terá arrecadação de doações para a Campanha do Agasalho.

O grupo surgiu a partir de uma sugestão da ex-professora Maria Célia Galas, que percebeu o grande número de pessoas dedicadas ao tricô e ao crochê em Sapiranga e propôs a criação de um espaço de encontro para elas. A ideia foi acolhida pela equipe dos museus municipais e ganhou vida em setembro, quando ocorreu a primeira reunião, com 27 participantes. Desde então, as Tricocheteiras se tornaram um grupo mensal marcado pela troca espontânea de saberes. Não há professores nem aulas formais. Cada participante desenvolve seus próprios trabalhos, enquanto compartilha técnicas, pontos, tipos de fios e dicas aprendidas ao longo dos anos.

Para a servidora do Museu Casa do Imigrante, Adriana Dorneles, o valor do projeto está justamente nos vínculos criados a cada edição. “O encontro também funciona como um espaço de convivência, conversa e integração, permitindo que as participantes saiam da rotina, conheçam novas pessoas e compartilhem experiências”, destaca.

Além de preservar e incentivar técnicas artesanais, o grupo também desenvolve projetos coletivos e ações solidárias. Entre as iniciativas estão a confecção de sombrinhas de crochê que futuramente irão compor a decoração de uma praça da área central da cidade, além da produção de cachecóis, mantas, casaquinhos, sapatinhos e toucas destinados a doações para a maternidade do Hospital Sapiranga.

Embora o nome faça referência ao tricô e ao crochê, o grupo também recebe participantes que desenvolvem outras técnicas artesanais, como o macramê. Os encontros não possuem calendário fixo e são organizados de acordo com a disponibilidade das participantes. Por isso, as datas e horários são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Sapiranga.

 

Texto: Bruna Bernardo | Fotos: Vitor Carvalho

|

Últimas notícias

Há Vagas Sine - banner - 700x900

Semana inicia com 94 vagas de emprego disponíveis no Sine de Sapiranga

  • 13/07/2026
Carossel---feed---padrão-10-posts_01.jpg

Mutirão de castração para cães e gatos tem inscrição no próximo sábado (18)

  • 12/07/2026
WhatsApp Image 2026-07-10 at 13.12.44

Descarte de galhos e entulhos: Bairro Amaral Ribeiro e Bairro Horizonte

  • 11/07/2026
LIP08290

4ª edição do Sapiranga Rock Park é neste final de semana

  • 10/07/2026
card vacina pneumo 20.jpg

Vacina Pneumo 20 disponível nas unidades de saúde

  • 09/07/2026

Perguntas Frequentes