`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Vai começar a Festa das Rosas com entrada liberada para grandes shows
Uma festa realmente popular com Fernando & Sorocaba, Paralamas, NX Zero e Felipe & Ferrari 
  • 9 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Dois finais de semana com grandes shows, diversas atrações e tudo com entrada franca no Parque do Imigrante: esta é a 32.ª Festa das Rosas, que neste ano ocorre em parceria da Prefeitura Municipal de Sapiranga com o Ministério do Turismo, através do programa Promoção de Eventos de Fortalecimento ao Desenvolvimento Turístico. As atrações principais são as duplas Fernando & Sorocaba e Felipe & Ferrari e as bandas Os Paralamas do Sucesso e NX Zero, que fecharão as noites de 14, 15, 21 e 22 de novembro. A abertura oficial ocorre às 10h30 do dia 14 de novembro, sábado, no palco Voo Livre, nos pavilhões do Parcão.

A mais tradicional festa da região chega como presente antecipado de Natal aos sapiranguenses com a gratuidade do acesso aos quatro grandes shows nacionais, além de todas atrações regionais e locais que estarão nos palcos Ferrabraz (palco nacional onde se apresentarão as quatro principais atrações), Voo Livre (palco popular), Mucker (palco do rock) e Jacobina (palco das apresentações artísticas e culturais). E a festa ainda oferecerá produtos diversos, artesanato, alimentação (das comidas típicas e bolinho de batata a lanches e pães), a Ferrovia do Empreendedor (com a exposição do que é produzido na cidade), parque de diversões e outras atrações, como o tradicional desfile da Festa das Rosas.

MUITAS ATRAÇÕES
Os shows principais no palco Ferrabraz ocorrerão na seguinte ordem: Felipe & Ferrari cantam na noite do dia 14 (sábado) às 23h30; Os Paralamas do Sucesso tocam no dia 15 (domingo) a partir das 22 horas; o NX Zero se apresenta na noite do dia 21, a partir das 23h30; e a dupla Fernando & Sorocaba encerra com chave de ouro a festa no dia 22, com show a partir das 22 horas.
Os portões do Parque do Imigrante devem ser abertos nos dois finais de semana por volta das 10 horas e a festa segue até a madrugada com baile após os shows principais. Já a partir do meio-dia, a animação já fica por conta das bandas volantes que receberão com muita música os visitantes no Parcão. No palco Voo Livre, nos pavilhões centrais, as atrações serão as bandas de baile, como Os Atuais, Porto Som, Pérola Negra, Festerê, Knecus, Rogério Magrão e Banda, Brilha Som, Monte Azul, Rainha Musical, Flor da Serra, Eccos, Choppão, Passarela e Portal da Serra. E tem ainda o palco do rock com os grupos locais (como República Morta, Banda Volper, Quarto Stúdio, Lotuschama, Ecosofia, Creedence Cover, Tomate Seco, Landau Rock Band, Doc Jones, Tio Necca, Jack Brown, Hipercubo, Folha Seca, Sandro Seixas Band) e o palco Jacobina com apresentações musicais, de dança e teatrais de escolas, grupos e artistas locais e da região, como Circo de Bolso, Cia De Danças Rusch, Alexandre Oliveira e O Grupo Pai de Fogo, Balé Origens, Coro Alegro Unisinos, The Family, Psycho-Magic, Projeto Violão na Escola, Marília em Dança, Banda Marcial da Escola La Salle, Projeto Ginástica Artística, Orquestra de Viola Caipira, Dudu Gaiteiro, Anderson & Everton, Black Bull Band, Coro Municipal de Meninas e Banda, Projeto Hip Hop na Escola, Tempo de Infância, Banda Marcial da Escola Pastor Rodolfo Saenger, João Gaiteiro, CTG Desgarrados da Querência, Nana Bernardes, Mauro Harff e Grupo Sem Sentido.

FESTA PARA TODOS
A prefeita Corinha Molling destaca que a festa é uma grande conquista, obtida através de emenda parlamentar do deputado federal Renato Mollling, em meio ao difícil cenário econômico atual vivido pela contenção de gastos na União e Estado. “Tivemos dois primeiros anos difíceis buscando reequilibrar as contas e colocar a Prefeitura em ordem, pois recebemos um Município com problemas de documentação que nos causaram sérios entraves na captação de recursos. Como havíamos previsto, neste ano conseguimos deixar tudo em ordem. Apesar dessas dificuldades nos repasses federais e estaduais, o Município tem honrado todos seus deveres. E fazer uma Festa das Rosas digna para os sapiranguenses era um compromisso da Administração. Isso foi conquistado graças ao esforço do deputado Renato, que buscou recursos disponíveis em programas que têm estas receitas previstas para viabilizar uma festa realmente popular. A entrada franca na Festa das Rosas foi possível graças a este trabalho de captação de recursos que também envolveu nossa equipe da Prefeitura.”A prefeita Corinha também destaca que esta entrada franca é é uma maneira de dar a todos, sem distinção, o direito de participar desta festa que é dedicada aos sapiranguenses. “Nossa Administração acredita que todos têm o direito de usufruir da festividade, pois é assim, de igual para igual, com cada um fazendo a sua parte, que devemos trabalhar juntos para o desenvolvimento e a prosperidade da cidade.”
O oferecimento de artistas (cadastrados em programa do Ministério do Turismo) com entrada franca se dá através do programa Promoção de Eventos de Fortalecimento ao Desenvolvimento Turístico, do Ministério do Turismo. Os recursos deste programa são destinados exatamente ao fomento do turismo nas cidades, pois a atração de visitantes em eventos gera movimento e renda nos municípios, o que reverte para o desenvolvimento dos mesmos.
“A entrada franca, algo inédito desde que a festa foi retomada com o destaque que merece no governo Renato Molling, é um presente ao Município. Tanto para quem vai aproveitar gratuitamente os shows e toda a programação oferecida, como para o retorno do nosso comércio e indústria, que certamente podem usufruir dos frutos da atração de turistas à nossa cidade”, destaca a prefeita Corinha, já convidando todos a visitar Sapiranga nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro.

HISTÓRIA
A Festa das Rosas é hoje uma marca de Sapiranga, não por acaso conhecida como a Cidade das Rosas. O potencial turístico, ampliado nacionalmente pela prática do voo livre no imponente Morro Ferrabraz, é hoje celebrado nesta festa que reúne e atrai milhares de pessoas todos os anos. A história da festa foi iniciada há 51 anos (embrionária em um concurso dos mais belos jardins e buquês de rosa da cidade e chá dançante promovido pelo Lions Clube) e oficializada pela Lei Municipal de 4 de novembro de 1964, quando as festividades passaram a ocorrer em outubro/novembro e uma corte passou a ser eleita para representar a cidade a partir de 1965.
Do início mais simples com concursos de jardins e buquês, vieram, com a participação e organização ativa da sociedade, os desfiles, a exposição industrial dos principais produtos do município, apresentação de corais, bandinhas e bandas marciais. Até 1986, a festa ocorreu regularmente, mas aí se seguiram 11 anos sem o evento. A festa ganhou um novo status no seu resgate na segunda metade dos anos 1990. Em 1997, resgatando valores comunitários, a Festa das Rosas voltou a acontecer no Parque Municipal do Imigrante, apostando na gastronomia, apresentações artísticas, exposição industrial, cultural e esportiva. A partir daí,a festa voltou a receber o tratamento de destaque merecido, tornando-se o grande evento da cidade, chegando agora, em 2015.

CITY TOUR NA FESTA DAS ROSAS

Durante os quatro dias de festa, Sapiranga também oferece um passeio por pontos turísticos que destacam a cultura e a memória da Cidade das Rosas. Serão dois roteiros disponíveis, um cultural e o outro ecoturístico, ambos com saída do Parque Municipal do Imigrante.

ROTEIRO CULTURAL – Saída às 11 horas e às 15 horas
Neste roteiro serão visitados alguns pontos turísticos como o Museu Municipal, a Praça das Rosas, o sítio dos Mucker (que compreende a visitação na Cruz de Jacobina, Estátua do Coronel Genuíno Sampaio e campo de pouso). Logo após, retorno ao Parque do Imigrante. Duração aproximada de 2 horas. Valor por pessoa: R$ 20,00.

ROTEIRO ECOTURÍSTICO – Saída às 14 horas
Este roteiro compreende a visitação a balneário, camping, sítio de lazer e reserva ecológica de Sapiranga. mostrando as belezas naturais da Cidade das Rosas. O turista também poderá contemplar a beleza do nosso patrimônio natural que é o Morro Ferrabraz. Duração aproximada de quatro horas. Valor por pessoa: R$ 30,00.

GASTRONOMIA

Da comida colonial ao lanche no Parcão

Um cardápio variado, para todos os gostos, com opções de almoço, janta e lanche é o que encontrarão no Parque do Imigrante as famílias que forem curtir os dois finais de semana da 32.ª Festa das Rosas, que ocorre nos dias 14, 15 , 21 e 22 de novembro. Na área que levará o nome de Restaurante das Rosas será servido almoço (das 11 às 15 horas) e janta (a partir das 20 horas até a meia-noite) com comida típica colonial trazendo pratos como batata cozida, carne de panela, chucrute, aipim, e outras delícias da culinária alemã na nossa região. Fora do horário de almoço e janta, o restaurante servirá lanches como o já famoso hambúrguer de siri que hoje é vendido na Praça da Bandeira. Na área de lanches e doces as opções são fartas, a começar pelos tradicionais bolinhos de batata que são uma atração gastronômica já tradicional da festa. A lista de delícias segue com picadão na tábua, salgados em cone, entrevero, churrasquinho de diversas carnes, cachorro-quente e choripán, crepes com recheios doces e salgados, churros gourmet (com sabores diferenciados) e pizza, entre outros produtos, destacando-se ainda, entre os doces, as paletas (os picolés mexicanos) e espetinhos de morango. Mas a lista não para por aí, já que ainda há espaço para cucas e pães feitos na hora no forno que será montado no local. E para acompanhar este cardápio todo, que terá pontos na praça de alimentação na entrada do parque e também nos pavilhões do Palco Voo Livre, refrigerantes, sucos, cerveja e chope. “Acreditamos que o cardápio oferecido ao visitante ficou bem diversificado, atendendo o gosto de quem vem para festejar com Sapiranga mais uma edição da Festa das Rosas”, coloca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luís Fernando Hanauer .


EXPOSIÇÃO

Produtos diversificados na Ferrovia do Empreendedor

A Ferrovia do Empreendedor é o espaço que remete a uma tradição das primeiras Festas das Rosas, nos anos 1960 e 70, que destacavam a produção local na chamada Exposição Industrial. O nome de Ferrovia do Empreendedor surgiu para lembrar a chegada da ferrovia à região (a antiga estação hoje abriga o Museu Municipal), o que impulsionou exatamente o desenvolvimento industrial e comercial de Sapiranga, assim como outros temas turísticos que dão nome aos palcos Ferrabraz, Voo Livre, Mucker e Jacobina na Festa das Rosas. Nesta área da Ferrovia do Empreendedor estarão expostos produtos diversos da região, como o calçado e vestuário a perfumes e cosméticos, bijuterias e artesanato, além do oferecimento de serviços como oferta de imóveis e consórcios. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luís Fernando Hanauer, destaca que os espaços foram de imediato tomados pela indústria e comércio local.

Confira a listagem dos
produtos
que farão parte da
Ferrovia do Empreendedor 2015

– Calçados femininos e masculinos (de sapatos a sapatilhas e alpargatas até chinelos personalizados)
– Vestuário feminino e masculino (desde roupas íntimas a camisetas personalizadas, além de peças indianas e tradicionalistas)
– Perfumes e cosméticos
– Colchões
– Semijóias e acessórios
– Acessórios para celular
– Esculturas e peça de tricô
– Bazar
– Bolsas
– Tapetes (inclusive personalizados)
– Cuias
– Massagens
– Piscinas
– Livraria
– Purificadora de água
– Jogos de videogame e eletrônicos
– Poltronas
– Artefatos de concreto
– Serviços imobiliários
– Cooperativa de Crédito
– Consórcios

SEGURANÇA

Brigada Militar vai reforçar policiamento no Parcão

A Brigada Militar está preparando um policiamento reforçado para Festa das Rosas, já que é esperado público recorde para os grandes shows que terão entrada franca nos dois finais de semana. O capitão Juliano Cardoso Arali, responsável pela Companhia de Policiamento de Sapiranga, que faz parte do 32.º Batalhão de Polícia Militar, projeta um trabalho forte de policiamento a pé e motorizado, que atuará conjuntamente com o serviço de segurança da Prefeitura. Na área interna do Parcão os policiais militares estarão monitorando todo os espaços, havendo um posto de plantão da Brigada Militar próximo à entrada do parque (à esquerda da praça de alimentação), ao lado da casa da Administração e dos espaços para a imprensa. “Vamos estar atendendo no local, e o contato pode ser feito pelo telefone 190”, explica o capitão Juliano. Ele coloca que também será feito o policiamento nas imediações do Parcão, com rondas ostensivas do efetivo motorizado. “Qualquer situação suspeita pode ser denunciada pelos cidadão através do telefone ou diretamente com os policiais que estarão fora e dentro do Parcão.” Além do policiamento local, a Brigada de Sapiranga receberá o reforço de policiais dos Pelotões de Operações Especiais (POE) de Novo Hamburgo e São Leopoldo e também terá a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). A Brigada estará a postos no Parque do Imigrante de Sapiranga desde a abertura dos portões, a partir das 10 horas, até o fechamento, entre duas e quatro da madrugada. O capitão Juliano lembra que a PM estará a postos para qualquer ocorrência ou denúncia, mas que é importante ter uma atitude preventiva para evitar assaltos e furtos. “Não deixar a carteira de dinheiro à mostra, ter atenção com objetos pessoais, com bolsas, não deixar objetos à vista nos carros, cuidar com o fechamento do veículo, observar pessoas suspeitas que se aproximam, ,nfim, são várias situações nas quais é possível inibir a ação dos ladrões.”

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DAS ROSAS

14 de novembro – Sábado

Palco Voo Livre (Palco Popular)

10h30 – Abertura oficial
12h – Canecão do Vale (banda volante)
15h – Banda Imigrante (volante)
16h – Os Atuais
18h – Banda Só Se For Agora (volante)
19h – Banda Porto do Som
21h30 – Banda Pérola Negra
1h – Grupo Festerê

Palco Arena Ferrabraz (Palco Nacional)

23h30 – Felipe & Ferrari

Palco Mucker (Palco Rock)

17h30 – República Morta
19 horas – Banda Volper
20h30 – Quarto Stúdio
22 horas – Lotuschama
23h30 – Ecosofia
1 hora – Creedence Cover

Palco Jacobina (Palco Cultural)

15h – Circo e Bolso
15h30 – Cia de Danças Rusch
16h – Alexandre Oliveira e Grupo Pai de Fogo
17h – Balé Origens Adulto
18h – Banda Marcial EMEF Rubaldo E. Saenger
18h15 Banda Marcial EMEF Maria R. Raymundo
19h – Coro Alegro Unisinos
20h – The Family
21h – Psycho-Magic

15 de novembro – Domingo

Palco Voo Livre (Palco Popular)

12h – Bandinha Verno & Cia (volante)
14h – Banda Knecus
15h – Banda Só Se For Agora (volante)
16h30 – Rogério Magrão & Banda
18h – Canecão do Vale (volante)
19h30 – Brilha Som

Palco Arena Ferrabraz (Palco Nacional)

22 horas – Os Paralamas do Sucesso


Palco Mucker (Palco Rock)

18h – Tomate Seco
19h30 – Landau Rock Band
21h – Doc Jones
22h30 – Tio Necca

Palco Jacobina (Palco Cultural)

15h – Projeto Violão na Escola
15h30 – Marília em Dança
15h45 – Nos Embalos do Eterno Chacrinha
16h – Banda CME Ayrton Senna – UEF
16h15 – 40 Anos do Polivalente
16h30 – Projeção Folclórica La Salle
16h45 – Banda Marcial da EMEF La Salle
17h – Projeto Ginástica Artística
17h30 – Orquestra de Viola Caipira
18h30 – Dudu Gaiteiro
19h30 – Anderson & Everton
20h30 – Black Bull Band

21 de novembro – Sábado

Palco Voo Livre (Palco Popular)

12h – Banda Imigrante (volante)
13h – Nova União (volante)
15h – Banda Só Se For Agora (volante)
15h – Baile Terceira Idade com grupo Monte Azul
19h – Rainha Musical
21h – Flor da Serra
0h – Banda Eccos

Palco Arena Ferrabraz (Palco Nacional)

23h30 – NX Zero

Palco Mucker (Palco Rock)

19h – Mudo Falante
20h30 – Alt Four
22h – Pedrinho Som E Banda
23h30 – Querosena
1h – Kuria

Palco Jacobina (Palco Cultural)

15h – Circo de Bolso
15h30 – CTG Sentinela do Pago
16h30 – Cia Athos
17h30 – Balé Origens Adulto
19h – Tia Herta
20h – Grupo Anchieta
21h – Murilo Voz e Violão
21h30 – Escola Unidos de Sapiranga
22h – Psycho-Magic

22 de novembro – Domingo

Palco Voo Livre (Palco Popular)

12h – Bandinha Verno & Cia (volante)
14h – Banda Choppão
15h – Canecão do Vale (volante)
16h30 – Banda Passarela
19h – Portal da Serra

Palco Arena Ferrabraz (Palco Nacional)

22 horas – Fernando & Sorocaba

Palco Mucker (Palco Rock)

18h – Jack Brown
19h30 – Hipercubo
21h – Folha Seca
22h30 – Sandro Seixas Band

Palco Jacobina (Palco Cultural)

15h – Coro Municipal de Meninas e Banda
16h – Projeto Violão na Escola
16h30 – Projeto Hip Hop na Escola
17h – Tempo de Infância
17h15 – Banda Marcial da EMEF Pastor Rodolfo Saenger
17h30 – João Gaiteiro
18h – CTG Desgarrados da Querência
18h30 – Sorteio Nota Fiscal Consciente
19h – Nana Bernardes
20h – Mauro Harff
21h – Grupo Sem Sentido

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes