`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Professores participam de mais uma oficina sobre Arte Indígena e Afro-brasileira
Encontro marcou a segunda etapa da capacitação para professores de Arte do município
  • 27 de outubro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Mais um encontro sobre Arte reuniu professores da rede municipal de Sapiranga no auditório Jacobina Maurer, na Secretaria Municipal de Educação (Smed). A oficina, que teve início às 16h30 horas, desta segunda-feira, 26 de outubro, mostrou aos educadores, através de documentários, um pouco mais sobre a arte indígena guarani e norte-americana.
Os professores assistiram ao documentário A Lenda das Cataratas do Iguaçú, dirigido por Marcos Freitas e à uma exposição teórica acerca do tema.Após, passaram por uma aula prática onde produziram artefatos como a renda Nhanduti, oriunda de lendas da cultura indígena guarani e o filtro dos sonhos, oriunda de lendas da cultura indígena norte-americana. Ambas as práticas foram abordadas visando conhecer e desenvolver a arte do trançado, uma das formas mais difundidas da arte indígena.
Essa foi a segunda etapa da capacitação para professores de Arte do município, que deve ser aplicada pelos educadores trazendo mais conhecimento aos alunos sobre as culturas indígena e africana, valorizando sua presença no Brasil e atendendo à Lei 11.645 de 2008, que determina a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas brasileiras objetivando resgatar suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Os professores foram ainda presenteados com o CD Lendas do Brasil, com cantigas sobre o folclore brasileiro.

Categorias:

|

Últimas notícias

DSC_7482

Lançamento oficial da 39ª Festa das Rosas traz novidades sobre evento

  • 18/09/2025
6-20250916_091137

Grupos das Asemas visitam o Acampamento Farroupilha

  • 18/09/2025
1

Estudantes concluem segunda etapa da prova Sapiens

  • 17/09/2025
20250912_100432

Café com Conhecimento orienta empresas sobre a nova Lei de Licitações

  • 17/09/2025
IMG_6201

Cras São Luiz recebe prédio reformado

  • 16/09/2025

Perguntas Frequentes