Sapiranga deu um importante passo rumo à modernização da iluminação pública com o início da execução do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) na semana passada. O contrato terá duração de 24 anos e será operado pela IP Sapiranga Concessionária de Iluminação Pública S.A, representando a primeira PPP do município. A iniciativa segue o modelo já implementado com sucesso em cidades gaúchas como Canoas, Caxias do Sul e Santa Maria.
O objetivo da concessão é transferir para a iniciativa privada a execução de obras e serviços que visam modernizar e ampliar a iluminação pública da cidade. “Essa PPP é uma tendência nas cidades que buscam crescimento consciente e por isso fomos atrás para viabilizar esse projeto. É um grande passo para a modernização dos serviços na nossa cidade”, ressaltou a prefeita Carina Nath. Atualmente, a concessionária está trabalhando na manutenção da demanda reprimida, resolvendo pendências e normalizando o funcionamento da rede. Além disso, assumiu a operação e manutenção completa do sistema, incluindo serviços corretivos, emergenciais e preventivos.
Nos próximos meses, está prevista a substituição de todas as luminárias por modelos com tecnologia LED, mais econômicos e eficientes. Além disso, ocorrerá também a implantação da iluminação central na ERS 239 e do Sistema de Telegestão, que permitirá o controle remoto de cada ponto de luz, aumentando a eficiência energética e facilitando a identificação de falhas. Ainda estão previstas obras de iluminação especial em praças, parques, monumentos e outros espaços urbanos, qualificando a segurança pública e reduzindo o consumo de energia.
A PPP da iluminação pública está respaldada pela Lei Municipal nº 7.274/2023, cabendo à prefeitura a função de fiscalização de todas as etapas do contrato. Os cidadãos devem direcionar solicitações, como troca de lâmpadas e atendimentos emergenciais, diretamente aos canais da IP Sapiranga, que oferece atendimento 24 horas por meio do site oficial, do aplicativo Ilumina Sapiranga (disponível para Android e iOS) e pelo telefone 0800 002 1764.
Texto: Bruna Bernardo