Fotos: Cleusa Konrath/Departamento de Comunicação
Crédito da Notícia: Cleusa Konrath/Departamento de Comunicação
Tanto para as crianças “veteranas” como para as principiantes, a adaptação à educadora e ao ambiente escolar é, sem dúvida, o aspecto principal nesta fase de início do ano letivo na Educação Infantil. Isso porque para os mais pequenos o ponto de referência principal é o adulto que está com eles, que vai cuidar deles. Neste sentido, a atitude da educadora deve ser de aproximação, respeito, afeto e de tranquilidade. É assim que começa o primeiro contato de adaptação nas escolas municipais de Sapiranga, que nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, receberam as crianças do Berçário e Maternal no início do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que teve inscritas para este ano aproximadamente 2,8 mil matriculados com idade até 3 anos.
Na EMEI Bambolê, os pais da pequena Maria Victória, 3 anos, afirmaram que foi tranquilo o retorno à escola. “Ela estava com saudade da escola e dos coleguinhas”, contaram Catieli da Silva Aques e Luis Carlos Flores. Mas não só as crianças que sentem a mudança de rotina neste início de ano nas escolas. Os pais e responsáveis também se emocionam. A mamãe da menina Amábile, 2 anos e três meses, ficou com os olhos marejados na despedida. “É o primeiro dia nesta escola, mas ela é tranquila e se adapta bem”, disse a operadora de telemarketing Ivete Fragoso da Silva.
A diretora da escola de Educação Infantil Passinhos do Saber, Mônica Letícia Jacobi, recebeu os pais que levaram seus filhos para o primeiro dia e contou que algumas crianças têm restrições alimentares e necessidade de uso de medicamentos. “Nas inscrições, os pais passam as restrições e cuidados que especiais devemos ter. Neste primeiro contato com as crianças encaminhar as orientações aos professores”, explicou.
A professora e mãe Sandra Roth entrou na escola com a filha Clara Grün, de um ano, no colo e logo foi mostrando as boas vindas no cartaz confeccionado pela equipe diretiva. “É o segundo ano aqui na Passinhos, e ela (Clara) é muito tranquila e tem boa adaptação”, contou.
ENSINO FUNDAMENTAL, JNA e JNB
Conforme o Calendário Escolar da Smed, no dia 16 de fevereiro, professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Jardim Nível A e B da Educação Infantil serão recebidos pelas equipes diretivas para a primeira reunião do ano nas escolas. Já no dia 17, abertura oficial e recepção dos educadores acontece no Centro de Cultura, sendo às 8 horas para os anos iniciais, JNA e JNB, e, às 14 horas, para os anos finais. A Abertura Oficial do Ano Letivo voltada aos educadores contará com programação artística seguida de reflexões sobre a Educação. O evento terá a presença do professor Osvino Toillier (vice-presidente do Sinepe-RS), que além de conversar com o corpo docente, ministrará palestra com o tema Pós – Modernidade e suas Implicações nas Instituições Educacionais. Os estudantes do Ensino Fundamental voltam às aulas em 18 de fevereiro, e deverão ser recebidos em cada escola com atividades diversas, dando início aos trabalhos em clima de alegria, descontração e motivação.