`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Curso de patchwork se encerra com confraternização na Assistência Social
Curso Patchwork – Unindo Retalhos de Tecidos teve 32 horas de aulas práticas e teóricas
  • 18 de setembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Comunicação/Prefeitura de Sapiranga

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

As participantes do curso Patchwork- Unindo Retalhos de Tecidos tiveram na última semana encerramento dos trabalhos com confraternização no prédio da Secretaria de Assistência Social de Sapiranga. Ministrado pela instrutora Alice Maria Gonçalves, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso é fruto de uma parceria entre Senar-RS, através do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, em Taquara, com a Prefeitura de Sapiranga. Participaram do curso Teresa Ramos, Elna M. Sperb, Silvania R. S. Gressler, Dalva P. Bayer, Elisabeth Ratzlaff, Fernanda Fett, Nelci P. Schossler, Maria O. P. Vaz, Celeste R. Gassner e Elizete de Abreu.
Segundo a educadora Vera Lúcia Gonçalves Fontoura, da Assistência Social, “as alunas estavam encantadas com suas produções, tanto quanto toda a equipe envolvida”. Segundo Vera, o grupo já deixou registrado o interesse em novas capacitações. O secretário municipal de Assistência Social Roberto Ornes ressaltou a qualidade dos trabalhos, o interesse, a criatividade do grupo e disse que a secretaria estará sempre buscando novos cursos que venham ao encontro do desejo da população.
Esteve presente ao encerramento, que teve confraternização e exposição dos trabalhos, Ana Paula de Moraes, gerente executiva do Sindicato Rural do Vale do Paranhana.

O CURSO
Artesanato – Patchwork – Unindo Retalhos de Tecidos
Carga Horária: 32 horas
Conteúdo programático
– Importância econômica da confecção de patchwork: satisfação pessoal por aprender, criar e produzir; vocabulário específico relativo à atividade; máquina de costura: reconhecimento (peças), regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobina, equipamentos, ferramentas e instrumentos necessários à atividade; medidas: reconhecimento e uso da fita métrica; traçado e cópia de moldes: jogo de cama (sobre lençol, lençol com elástico e fronha), peças decorativas (puxa-saco, pano de prato e porta térmica) e peças utilitárias (bolsas, lixeira para carro, estojo de itens pessoais e estojo de itens de higiene); classificação e características dos tecidos e linhas: cálculo da metragem; preparo do tecido, disposição dos moldes sobre o tecido e corte do tecido; alinhavo e costura; uso adequado do ferro de passar roupas; cuidados com os tecidos: molhar para encolher, lavar, secar e passar (temperaturas adequadas); acabamentos: arremates, casas, botões, zíper, limpeza, chuleado (chuleio) e aviamentos; saúde, segurança e cuidados com o meio ambiente no trabalho.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_2887

Grande público e clima de festa marcam o segundo dia da Festa das Rosas

  • 09/11/2025
Festa das Rosas - cl (8)

Gustavo Mioto faz grande show o primeiro dia de Festa das Rosas

  • 09/11/2025
Descarte de Galhos e Entulhos - Bairros - Bairro Centro (1)

Descarte de galhos e entulhos: bairro Centro

  • 08/11/2025
IMG_6614

39ª Festa das Rosas começa neste final de semana

  • 07/11/2025
Design sem nome

Forças de segurança alinham atuação integrada para a 39ª Festa das Rosas

  • 07/11/2025

Perguntas Frequentes