`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sorteio de prêmios para participantes do SAERS marca encerramento do ano letivo na rede municipal
Bicicletas, tablets, notebooks, videogame e kits escolares estão entre os prêmios; ao todo, 57 turmas tiveram 100% de presença nas provas
  • 18 de dezembro de 2025
  • 16:12

Compartilhe:

O último dia letivo de 2025 foi marcado por reconhecimento e celebração na rede municipal de ensino. Estudantes do 2º, 5º e 9º anos receberam, ontem (17), prêmios referentes ao sorteio promovido pelas secretarias municipais de Educação e de Administração Fazendária, como parte das ações de incentivo à participação no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). Ao todo, 57 turmas participaram do sorteio, todas com um dado em comum: 100% de presença no dia da aplicação da prova.

A iniciativa buscou estimular o comparecimento dos alunos à avaliação estadual, já que o SAERS é a avaliação oficial do Estado do Rio Grande do Sul que mede o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os resultados servem de base para a formulação de políticas públicas educacionais e também impactam diretamente o Índice de Participação dos Municípios (IPM), critério que define a parcela de cada cidade na distribuição da arrecadação do ICMS.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler, a estratégia de premiar os estudantes surgiu como uma resposta prática a um desafio recorrente. “Pensamos em diferentes ações e uma delas foi a premiação dos alunos por meio de sorteios, como forma de incentivar a presença no dia da prova. Cada ausência impacta diretamente o nosso índice, pois o estudante que não comparece é considerado nota zero, sem possibilidade de recuperação, mesmo quando há justificativa, como questões de saúde. Os resultados foram bons, e temos a certeza de que, no próximo ano, eles serão ainda melhores”, afirmou a secretária.

Além do impacto pedagógico, a participação dos estudantes no SAERS contribui diretamente para o desempenho de Sapiranga no componente “Educação” do IPM, indicador que influencia a receita municipal oriunda do ICMS. Para o secretário municipal de Administração Fazendária, Pedro Ricardo Waschburger, a ação alia incentivo educacional e responsabilidade fiscal. “Nossa ideia foi incentivar os alunos a fazerem a prova, então se pensou em dar uma premiação para os alunos que participassem, com sorteio entre as turmas que tivessem 100% de participação. Com isso vamos conseguir aumentar o índice para arrecadação do ICMS”, explicou. Entre os prêmios distribuídos estiveram bicicletas, tablets, notebooks, videogame e kits escolares, respeitando critérios conforme cada etapa escolar.

A experiência positiva já projeta novos passos para 2026. As secretarias de Educação e de Administração Fazendária preveem ampliar a política de incentivo, incluindo premiação para as escolas que apresentarem melhora nos índices de participação e evolução nos resultados do SAERS, além de repetir sorteios entre estudantes das turmas com presença integral. Para concorrer, as escolas precisarão não apenas obter bons resultados, mas demonstrar crescimento em relação ao ciclo de 2025.

Texto e fotos: Bruna Bernardo

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

|

Últimas notícias

2-PMS09856

Quadra poliesportiva do Parque do Imigrante é reaberta para uso da comunidade

  • 03/02/2026
IMG_3295

Educação Infantil: inscrições para creche seguem abertas até 28 de fevereiro

  • 02/02/2026
PMS09338

Biblioteca Pública reabre após reforma completa

  • 01/02/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1-05.jpg

Descarte de galhos e entulhos: Centenário II

  • 31/01/2026
feira de orgânicos especial professores.jpg

Feira de Orgânicos celebra datas especiais

  • 29/01/2026

Perguntas Frequentes